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Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

- Capítulo 3 -
Apresentação e Análise dos Dados da Investigação:

 
1 - Inquérito aos Trabalhadores
2 - Inquérito às Chefias

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Não responde

Discordo completa-mente

Discordo parcial-mente

Concordo

Concordo completa-mente

A motivação e a animação da comunicação, fazem parte do plano de comunicação interna do CET

 

 

5%

 

0%

 

55%

 

30%

 

10%

A comunicação interna favorece a circulação da informação ascendente, descendente e lateral

 

 

5%

 

0%

 

45%

 

45%

 

5%

O CET divulga a sua missão, criando o sentimento de adesão e pertença dos trabalhadores na organização

 

 

0%

 

0%

 

40%

 

55%

 

5%

O CET estabelece programas de relações públicas com os seus trabalhadores, fazendo-os aderir aos objectivos da organização, num projecto comum

 

0%

 

0%

 

60%

 

35%

 

5%

O CET realiza acções de comunicação/promoção com os trabalhadores, com o objectivo de os envolver na organização

 

 

0%

 

5%

 

35%

 

60%

 

0%

O CET mantém os trabalhadores bem informados sobre  todos os assuntos que dizem respeito à organização

 

 

0%

 

5%

 

65%

 

30%

 

0%

A percepção que os trabalhadores têm do CET, tem contribuído para construir uma imagem favorável da organização no exterior

 

 

0%

 

0%

 

10%

 

80%

 

10%

É necessário desenvolver a comunicação interna no CET, de forma a aumentar o nível de satisfação dos trabalhadores, o que contribuirá fortemente para os resultados do CET

 

0%

 

0%

 

10%

 

50%

 

40%

Existe um sentimento de insatisfação nos trabalhadores, originado pela falta de informação/comunicação

 

 

0%

 

15%

 

50%

 

30%

 

5%

A informação geral e profissional, que circula no CET é suficiente e satisfatória

 

 

0%

 

5%

 

45%

 

50%

 

0%

O CET tem empreendido esforços no sentido de resolver problemas/incompreensões dos trabalhadores relativamente à organização

 

0%

 

5%

 

35%

 

55%

 

5%

Total

 

1%

 

 

3%

 

41%

 

47%

 

8%

Quadro 19: Opinião das  chefias sobre algumas  afirmações  relacionadas com a comunicação no CET. A vermelho as que obtiveram maior frequência. A azul as frequências significativamente divergentes.

A análise do quadro 19 permite-nos observar que a opinião das chefias se divide entre o acordo e o desacordo relativamente às afirmações apresentadas. As percentagens mais significativas das respostas que concordam, variam entre os 50% e 60% e referem-se ao facto de o C.E.T. realizar acções de comunicação com os trabalhadores para os envolver na organização, de divulgar a sua missão criando o sentimento de adesão e pertença dos trabalhadores, a informação geral e profissional que circula ser suficiente e satisfatória e terem empreendido esforços no sentido de resolver problemas/incompreensões dos trabalhadores. Quase todos (80%) concordam que a percepção dos trabalhadores tem contribuído para a construção de uma imagem favorável no exterior.

A percentagem de respostas em desacordo, revela que o C.E.T. não mantém os trabalhadores bem informados sobre os assuntos relacionados com a organização e que não existem programas de Relações Públicas com os trabalhadores. Há ainda chefias que afirmam não existir insatisfação motivada pela falta de informação/comunicação e uma percentagem também significativa que indica a falta de motivação e a animação da comunicação interna. 45% das chefias declaram que a comunicação favorece a circulação da informação em todos os sentidos e a mesma percentagem declara que não. O facto mais relevante, com que 90% das chefias concordam, é que é necessário desenvolver a comunicação interna, aumentando o nível de satisfação dos trabalhadores e contribuindo para os resultados do C.E.T..

Gráfico 37: Opinião das chefias sobre a comunicação interna no CET.

De acordo com o gráfico 37, as chefias têm uma opinião bastante favorável sobre a comunicação interna sendo suficiente para metade das pessoas e boa para 30%. Apenas 15% das chefias consideram a comunicação insuficiente e 5% má.

 

 

Total de respostas  - 15

 

Categorias

Freq.

Temas

Freq.

Comentários

6

A comunicação no CET é boa, em comparação com outras organizações

1

 

 

O excesso de informação desorganizada é mais prejudicial que a falta dela

1

 

 

Os meios e instrumentos são suficientes mas devem ser organizados

1

 

 

A comunicação deve ser fluída e transparente

1

 

 

O CET tem investido nesta área de forma desarticulada

1

 

 

A comunicação devia ser a base do processo de funcionamento do CET

1

Acções/estratégias a desenvolver

13

Melhorar a forma de transmissão da informação

2

 

 

Organizar o fluxo da informação a transmitir

3

 

 

Melhorar a informação nos departamentos

1

 

 

Envolver e responsabilizar directamente as pessoas nas actividades

1

 

 

Descentralizar, desburocratizar, sensibilizar, solidarizar e responsabilizar

2

 

 

Comunicar e informar com transparência

1

 

 

Utilizar a comunicação como base do desenvolvimento do trabalho

1

 

 

Aproximar a Direcção dos departamentos e trabalhadores

1

 

 

Tornar a informação mais atractiva

1

Conteúdo

7

Dar informação permanente e actualizada sobre

 

 

 

- Objectivos globais da empresa

1

 

 

- Objectivos a curto/médio prazo do CET

1

 

 

- Políticas : salariais, de prémios, de incentivos e de promoção

2

 

 

- Política e intenções da Direcção, para evitar boatos

1

 

 

- Enquadramento do trabalhador no plano estratégico do CET e da PT

1

 

 

- Mercado e concorrência

1

Instrumentos

6

Gabinete/núcleo responsável pela informação (organização, selecção, distribuição)

1

 

 

Maior utilização dos meios informáticos

3

 

 

Editar um boletim, jornal ou folha informativa do CET

1

 

 

Utilizar o circuito de vídeo interno

1

Total

31

 

 

Quadro 20: Comentários e sugestões das chefias para melhorar a comunicação interna.

O quadro 20 apresenta as sugestões de 75% das chefias com o objectivo de melhorar a comunicação, perfazendo um total de 31, agrupadas pelas categorias “comentários”, “acções ou estratégias a desenvolver”, “conteúdo” e “instrumentos”. As acções ou estratégias a desenvolver mais referidas foram: organizar o fluxo da informação a transmitir; melhorar a forma de transmissão da informação, adoptar uma atitude de gestão descentralizada e desburocratizada, sensibilizando e responsabilizando as pessoas. A principal sugestão fornecida quanto ao conteúdo refere a divulgação permanente e actualizada de informações sobre a política de gestão. A sugestão com maior número de referências sobre os instrumentos sugere uma maior utilização dos meios informáticos.

 

 

Total de respostas - 10

 

Categorias

Freq.

Opiniões

Freq.

1. Estrutura e temática

14

Excluir a pergunta sobre os dados pessoais

1

 

 

Demasiado extenso

3

 

 

Dividi-lo em vários questionários e aprofundar questões muito importantes

1

 

 

A informação ser alvo de um estudo mais pormenorizado

1

 

 

Trata um tema muito importante e os principais aspectos da comunicação

2

 

 

Bem elaborado, organizado

3

 

 

A análise da forma e conteúdo da comunicação ser mais aprofundada

1

 

 

Ser estruturado de acordo com os estrangulamentos de comunicação existentes

1

 

 

Surpreende pela qualidade e adaptação à realidade

1

2. Instrumento de pesquisa

1

Representa um esforço louvável e pioneiro de abordar esta questão

1

Total

15

 

 

Quadro 21: Opinião das chefias sobre o inquérito.

O quadro 21 apresenta a opinião das chefias sobre o inquérito por nós elaborado para a realização deste trabalho. Apenas metade do universo respondeu. Alguns inquiridos deram mais do que uma opinião, perfazendo um total de 15. Relativamente à temática, a opinião geral é favorável, evidenciando-se um maior número de referências que consideram o tema muito importante, sendo abordados os principais aspectos da comunicação. Consideram ainda que a estrutura está bem organizada e elaborada, tendo como único aspecto menos positivo o facto de ser considerado demasiado extenso. As restantes opiniões, embora mais individualizadas, são também favoráveis, tendo sido dadas sugestões no sentido de que o estudo deveria ter sido ainda mais aprofundado. Apenas uma chefia  deu a opinião sobre a utilização deste tipo de pesquisa, considerando-a um trabalho positivo e pioneiro relativamente à área em estudo.

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