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Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

- Capítulo 3 -
Apresentação e Análise dos Dados da Investigação:

 
1 - Inquérito aos Trabalhadores
2 - Inquérito às Chefias

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Gráfico 33: Informações que as chefias habitualmente transmitem à Direcção de topo (DC/DCA).

No gráfico 33 podemos observar as informações que as chefias habitualmente transmitem à Direcção de topo. Pela sua análise, verificamos que relativamente ao desempenho do grupo os valores percentuais são de 90%. As sugestões dos trabalhadores são também regularmente transmitidas, mas o seu valor percentual apresenta uma ligeira redução relativamente ao ítem anterior, situando-se nos 80%. O valor percentual mais baixo, situado nos 40%, diz respeito à transmissão das informações à Direcção sobre o clima social.

Gráfico 34: Meios utilizados pelas chefias para comunicar com a Direcção de topo.

Como podemos observar no gráfico 34, o relatório de desenvolvimento de actividades é o meio privilegiado pela totalidade das chefias para transmitir informações à Direcção, o que exprime uma preferência por esse meio. Uma percentagem muito elevada (80%) indica que é em conversas informais que transmite informações enquanto 55% preferem as reuniões da Direcção com os departamentos. Apresenta valores percentuais bastante baixos, como meios para comunicar com a Direcção de topo, as reuniões de Direcção e as conversas formais individuais.

Gráfico 35: A opinião das chefias sobre os principais objectivos da comunicação do CET.

No gráfico 35, pode-se ver a opinião das chefias sobre os principais objectivos da comunicação interna do C.E.T.. Cerca de metade (40%/45%) considera que os três objectivos são igualmente importantes na política de comunicação, sendo o principal objectivo “a troca de opiniões com vista ao enriquecimento recíproco e a coordenação e interactividade das pessoas”. No entanto, uma percentagem significativa (20%) é da opinião que “a adesão a uma ambição, valores e objectivos comuns” não tem nenhuma importância na política estabelecida.

Gráfico 36: Opinião das chefias acerca do objectivo de comunicação mais importante para o CET.

Na opinião das chefias, o objectivo mais importante para o C.E.T. deve ser a adesão a uma ambição, a valores e objectivos comuns com vista à solidariedade de todos. Como podemos observar no gráfico 36, este é o objectivo mais valorizado pela maioria das chefias, que considera dever ser o objectivo mais importante da política de comunicação do C.E.T..

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