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Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

- Capítulo 3 -
Apresentação e Análise dos Dados da Investigação:

 
1 - Inquérito aos Trabalhadores
2 - Inquérito às Chefias

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Gráfico 28: Opinião das chefias sobre as características da comunicação no CET.

A opinião das chefias relativamente às características negativas da comunicação, referem o facto das reuniões serem insuficientes aos vários níveis hierárquicos (60%) e ao facto de não disporem de toda a informação que necessitam (80%). Existe ainda uma percentagem significativa de respostas que fazem notar que nem todas as ideias chegam à Direcção de topo (55%), que a informação não circula facilmente a todos os níveis (50%) e que os boatos constituem a informação que melhor circula (40%).

Apesar destes resultados, 75% afirmam fazer chegar a informação facilmente e 75% dizem que conhecem as sugestões dos seus colaboradores.

 

Existente

 

Não responde

Inexistente

Pouco satisfatório

Satisfatório

Excelente

% Existências

Comemoração de festividades

0%

10%

5%

75%

10%

95

Aniversários de fundação/outros

5%

15%

25%

50%

5%

80

Programa portas abertas p/ trabalhadores

10%

45%

15%

25%

5%

45

Dias visita para família trabalhadores

5%

65%

10%

10%

10%

30

Organização de visitas ao exterior

0%

10%

20%

70%

0%

90

Envio cartões de aniversário

5%

90%

5%

0%

0%

5

Encontros e confraternizações do CET

5%

0%

10%

65%

20%

95

Divulgação geral de esforços

0%

20%

40%

40%

0%

80

Atribuição de prémios monetários ou não

0%

5%

85%

10%

0%

95

Atribuição de incentivos

0%

0%

90%

10%

0%

100

Convívios do departamento

0%

5%

30%

50%

15%

95

Almoços chefias com os trabalhadores

5%

20%

15%

50%

10%

75

Concursos de criatividade e produção

5%

85%

10%

0%

0%

10

Cursos de formação noutras áreas

10%

5%

35%

45%

5%

85

Programa integração de novos funcionários

0%

15%

55%

20%

10%

85

Iniciativas com a comunidade local

10%

30%

35%

25%

0%

60

Actividades desportivas

0%

10%

50%

40%

0%

90

Grupo de teatro ou coral

10%

75%

15%

0%

0%

15

Exposições trabalhos nos departamentos

5%

80%

10%

5%

0%

15

Exposições de hobbies

5%

90%

5%

0%

0%

5

Total

4%

34%

28%

30%

5%

 

Quadro 17: Opinião das chefias sobre os meios e as actividades de motivação e integração dos trabalhadores no CET. A vermelho as que obtiveram maior frequência. A azul registam-se as actividades inexistentes.

O quadro 17 apresenta a opinião das chefias sobre as os meios e actividades de motivação e integração dos trabalhadores no C.E.T.. Comparando os valores percentuais, relativamente ao grau de satisfação dos meios existentes verifica-se que, à excepção dos “dias de visita para a família dos trabalhadores” e “programa de integração de novos funcionários”, não existentes, para os quais as chefias apresentam percentagens de existência, respectivamente de 45% e 85%, os restantes valores percentuais não apresentam qualquer divergência relativamente à realidade. De facto, para as restantes actividades não existentes verifica-se que as percentagens de satisfação estão de acordo com essa não existência, apresentando por isso valores baixíssimos. Constituem a excepção, a divulgação geral de esforços e a atribuição de prémios cujas percentagens de existência respectivas são de 80% e 95% , o que nos leva a pensar que os respondentes não têm um conhecimento pleno dos meios, ou provavelmente, a pergunta não foi bem compreendida.

Relativamente aos meios existentes consideram como mais satisfatórios a comemoração de festividades, a organização de visitas ao exterior, encontros e confraternizações do C.E.T., os convívios do departamento, os almoços das chefias com os trabalhadores e os aniversários de fundação.

Gráfico 29: Participação das chefias nas actividades para motivar e integrar os trabalhadores.

O gráfico 29 mostra-nos a colaboração das chefias nas realizações referidas anteriormente. Da sua leitura verificamos que a maioria dos chefes participa na comemoração de festividades, nos encontros e confraternizações do C.E.T., nos convívios organizados pelo departamento e que organiza almoços com os trabalhadores. As chefias que participam nas restantes actividades são em número reduzido, não atingindo os 50%. É no entanto relevante a participação em cursos de formação em áreas não tecnológicas.

Gráfico 30: Opinião das chefias sobre o desenvolvimento de um plano de comunicação.

Os resultados amostrais do gráfico 30, revelam-nos a importância que o desenvolvimento de um plano de comunicação com trabalhadores tem para as chefias, sendo 75% a favor da sua realização.

 

 

 

Total de respostas - 13

 

Categorias

Freq.

Objectivos

Freq.

1. Relacionamento

14

Melhorar a comunicação entre DC, DCA, AF´s e BF´s

1

 

 

Implementar o "espírito de grupo CET” nos colaboradores

3

 

 

Aumentar o contacto directo entre directores e trabalhadores

2

 

 

Aumentar o conhecimento e melhorar as relações entre os colaboradores

2

 

 

Envolver os colaboradores nas orientações internas

1

 

 

Transmitir à Direcção o grau de satisfação e as necessidades dos trabalhadores

1

 

 

Informar com transparência, clareza e rigor

4

2.Conteúdo

11

Dar informações actualizadas e permanentes sobre a política da PT

1

 

 

Informar permanentemente sobre a actividade dos departamentos do CET

1

 

 

Transmitir a missão, objectivos e informações gerais do CET a todos os trabalhadores

4

 

 

Divulgar a contribuição pessoal nos objectivos do grupo

1

 

 

Divulgar os exemplos de trabalhos com sucesso e as dificuldades profissionais

2

 

 

Divulgar a informação necessária ao desempenho das funções

1

 

 

Recolher as sugestões e contributos para a estratégia do CET

1

3. Meios

5

Aumentar os meios de motivação e integração dos trabalhadores

1

 

 

Aumentar a participação na reunião de Concertação Técnica e reafirmar a sua importância

1

 

 

Reorganizar a reunião da Rede Básica

1

 

 

Implementar reuniões do DC com os departamentos

1

 

 

Editar uma revista do CET

1

Total

30

 

 

Quadro 18: Os principais objectivos considerados pelas chefias para estabelecer o plano de comunicação.

Nesta listagem, temos as indicações de 65% das chefias relativamente aos objectivos que consideram essenciais para estabelecer um plano de comunicação. Apesar de não termos as respostas da totalidade dos trabalhadores, alguns referiram mais do que um objectivo, totalizando trinta, nos quais se baseia a nossa análise. Os objectivos foram agrupados por três categorias, tendo em conta o relacionamento, o conteúdo e os meios

Os principais objectivos do relacionamento com os trabalhadores são informar com transparência, clareza e rigor e implementar o espírito de grupo nos colaboradores, entre outros. Relativamente ao conteúdo da informação, os objectivos principais são transmitir  a missão, os objectivos e as informações gerais sobre o C.E.T. a todos os trabalhadores e divulgar os exemplos de realizações de sucesso assim como as dificuldades profissionais. Quanto aos meios de comunicação nenhum se destaca, sendo todos os objectivos igualmente importantes para o plano de comunicação a desenvolver.

Gráfico 31: Processo utilizado pelas chefias na recolha da informação ascendente.

O gráfico 31 dá uma imagem do procedimento adoptado pelas chefias para terem conhecimento das sugestões e descontentamento dos trabalhadores. A sua leitura permite-nos concluir que quase todas o fazem regularmente nas situações previstas (entre 65% e 95). A situação mais comum é quando o chefe se dirige individualmente ao trabalhador no posto de trabalho e quando o próprio trabalhador se dirige directamente ao chefe. No total das respostas verifica-se que apenas uma chefia (5%), afirma obter a opinião dos seus trabalhadores apenas nas reuniões de grupo de trabalho e nos momentos de convívio.

 

Gráfico 32: Opinião das chefias sobre a forma de tratamento da informação ascendente.

O gráfico 32 mostra-nos que as chefias atribuem muita importância à informação ascendente, com 80% de respostas que consideram que se deve proceder a um tratamento mais exaustivo e sistemático da opinião dos trabalhadores.

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