Acesso ao índice geral

Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

- Capítulo 3 -
Apresentação e Análise dos Dados da Investigação:

 
1 - Inquérito aos Trabalhadores
2 - Inquérito às Chefias

<<<

Gráfico 25: Opinião das chefias sobre a forma de divulgação da informação.

 

No gráfico 25, podemos obter a opinião das chefias sobre algumas características relativamente à divulgação da informação. Verificamos que as opiniões divergem relativamente à retenção da informação: 25% das chefias diz que não há retenção, 40% diz que há e 30% concorda plenamente que a informação é retida. Uma percentagem substancial afirma que existem demasiados rumores (60%), que a informação não é bem compreendida (65%) e que não é suficientemente explicada e discutida com a hierarquia(50%). A maioria diz que não está adaptada às necessidades dos trabalhadores (55%), não estando também os instrumentos adequados à informação que veiculam (75%). Temos respostas acima dos 50% que consideram que a informação não chega tarde, não é deformada, é objectiva e apelativa/atractiva e que os assuntos são do interesse dos trabalhadores.

Gráfico 26: Veículos de transmissão da missão, objectivos, métodos e intenções do CET.

O gráfico 26 revela-nos a opinião das chefias sobre os instrumentos que veiculam a missão, os objectivos, os métodos e as intenções da organização. Como podemos observar, os discursos do Director Executivo e do Director Adjunto e os documentos internos são os principais instrumentos utilizados com esse fim. Relativamente às publicações internas e aos discursos dos directores das áreas e blocos funcionais, as opiniões dividem-se equitativamente entre respostas positivas e respostas negativas. Existe, no entanto, um consenso nas respostas que consideram que essa informação não é divulgada nas publicações institucionais externas (80%) e através dos meios audiovisuais (85%).

Gráfico 27: Opinião das chefias sobre a imagem que os seus trabalhadores têm do CET.

No que diz respeito ao conceito dos colaboradores directos das chefias coincidir ou não com a imagem que o C.E.T. pretende transmitir, verificamos que existe uma divergência significativa. 50% das chefias considera que o conceito dos seus trabalhadores coincide com a imagem e 45% considera que não coincide, havendo 5% que não deu qualquer resposta.

Total de respostas - 9

 

Percepção

Freq.

O CET é um núcleo fundamental na I&D da PT e do país

1

Dispõem de meios tecnologicamente avançados

1

Gostam do que fazem

1

Empenhamento activo de todas as pessoas do departamento para responder às solicitações da PT

2

Boa na generalidade

1

È uma opinião pessoal

1

Correcta percepção da importância e papel do CET na PT

2

Bem informados dos objectivos do departamento a curto/médio prazo

1

Conceito positivo do departamento e do CET

2

Percepção da estratégia e dos objectivos do CET e de cada um nesse processo

1

Total

13

Quadro 16: Percepção das chefias sobre o conceito que os seus trabalhadores têm do CET.

O quadro 16 apresenta uma síntese das respostas dadas pelas chefias relativamente à percepção sobre o conceito que os trabalhadores têm do C.E.T.. Das respostas dadas, apenas três conceitos são partilhados por mais do que um, havendo um conjunto de dez opiniões diferentes. De acordo com essas três opiniões, os respondentes consideram que “existe um empenhamento activo de todas as pessoas do departamento para responder às solicitações da P.T. “, existe uma “correcta percepção da importância do papel do C.E.T. na P.T.” e verifica-se um “conceito positivo de departamento e do C.E.T.. De uma maneira geral, as respostas apresentam uma percepção das chefias que apontam para uma imagem positiva em relação ao ambiente e às condições de trabalho existentes no C.E.T..

>>>

Página anterior  Índice  Página seguinte