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Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

- Capítulo 3 -
Apresentação e Análise dos Dados da Investigação:

 
1 - Inquérito aos Trabalhadores
2 - Inquérito às Chefias

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2 -  Inquérito às Chefias

Fazendo uma análise comparativa dos gráficos seguintes, podemos concluir que a amostra é representativa, quase atingindo a totalidade do universo das chefias.

Gráfico 19 : Distribuição da amostra das chefias por função

Gráfico 20 : Total das chefias por função

A distribuição das chefias por área funcional e por bloco funcional permite-nos constatar que os B.F.´s são em menor número do que os A.F’s.

Por razões metodológicas, a variável sexo não constitui um elemento da nossa análise por existir só um elemento do sexo feminino a desempenhar funções de chefia, o que, caso contrário iria quebrar o anonimato ao inquérito.

Gráfico 21: Distribuição das chefias por faixa etária.

O gráfico 21 mostra-nos a distribuição dos inquiridos por faixa etária. Das chefias que responderam ao inquérito, 50% revela ter idades compreendidas entre os 41 e 50 anos e 40% entre os 31 e 40 anos. Apenas uma pessoa não indica a idade (5%) e só uma apresenta uma idade superior a 50 anos. O maior número de chefias (moda), corresponde ao escalão de idades compreendidas entre 41-50 anos.

Gráfico 22: Tempo na função chefia.

O gráfico 22 revela-nos o tempo de permanência das chefias. A ocupar o cargo numa permanência superior a quatro anos e a menos de sete estão 25% das chefias. Com a mesma percentagem encontram-se os que exercem essas funções há menos de um ano; só 5% mantém o cargo há mais de sete anos. A percentagem mais elevada (35%) é das chefias que exercem funções entre um e quatro anos, o que parece caracterizar o exercício dessas funções por um período máximo de sete anos. A moda situa-se entre 1 e 4 anos.

Instrumentos de comunicação

Não

responde

Dia

Semana

Mês

Ano

Às vezes

Nunca

Comunicações Orais

 

 

 

 

 

 

 

Discursos/Palestras dos Directores

5%

0%

15%

5%

50%

20%

5%

Seminários

0%

0%

0%

5%

25%

55%

5%

Conversas formais individuais

10%

5%

25%

20%

0%

25%

15%

Conversas informais

10%

50%

15%

0%

0%

25%

0%

Reuniões de informação profissional

20%

0%

25%

10%

5%

30%

5%

Reuniões de informação geral

5%

0%

65%

10%

0%

20%

0%

Reuniões periódicas por departamento

10%

0%

20%

30%

0%

35%

5%

Reuniões periódicas com a Direcção

5%

0%

25%

15%

5%

40%

5%

Demonstrações de produtos/serviços

10%

0%

10%

15%

0%

60%

5%

Média percentual

9%

6%

23%

13%

10%

35%

5%

Comunicações Escritas

 

 

 

 

 

 

 

Quadros informativos

15%

10%

15%

25%

0%

20%

15%

Brochuras e Folhetos informativos

10%

0%

5%

30%

5%

40%

10%

Revista da Empresa (PT)

10%

0%

0%

80%

0%

10%

0%

Relatório de Actividades do CET

15%

0%

0%

30%

55%

0%

0%

Correio Interno

10%

75%

5%

0%

0%

10%

0%

Notas Internas

20%

30%

15%

10%

0%

25%

0%

Média percentual

13%

19%

7%

29%

10%

18%

4%

N.T.I.

 

 

 

 

 

 

 

Televisão em circuito fechado

20%

20%

0%

0%

0%

10%

50%

Vídeo/Slides institucionais

20%

0%

0%

0%

0%

50%

30%

Correio Electrónico

10%

80%

0%

0%

0%

10%

0%

Videoconferência

10%

10%

5%

20%

0%

40%

15%

Videotexto

15%

0%

0%

0%

0%

10%

75%

Média percentual

15%

22%

1%

4%

0%

24%

34%

Quadro 11: Percepção das chefias sobre a periodicidade de utilização dos instrumentos de comunicação existentes. A vermelho os que existem em maior frequência.

O quadro 11 permite-nos avaliar a percepção das chefias relativamente à periodicidade com que os meios existentes são utilizados na comunicação com os trabalhadores. Como se pode observar, o correio electrónico  (80%), o correio interno (75%) e as conversas informais (50%) são os instrumentos mais utilizados diariamente. As reuniões de informação geral têm uma frequência semanal (65%) e a revista de empresa é distribuída mensalmente. Os discursos/ palestras dos Directores e o relatório de actividades do C.E.T. são os instrumentos que têm uma periodicidade anual. A maioria das chefias refere que, às vezes o C.E.T. faz demonstrações de produtos/serviços, seminários e apresenta vídeo/slides institucionais. No entanto, estes últimos são indicados por 30% das chefias como nunca sendo utilizados. A percentagem dos que consideram que o videotexto e a televisão em circuito fechado nunca são utilizados tem um peso muito significativo no total de respostas. Quanto à tipologia, podemos verificar que os meios de comunicação oral não são utilizados com periodicidade. Os de comunicação escrita são utilizados mensalmente (29%), enquanto os meios audiovisuais nunca são utilizados.

Instrumentos de comunicação

Não responde

Não

Sim

Comunicações Orais

 

 

 

Discursos/Palestras dos Directores

10%

80%

10%

Seminários

5%

75%

20%

Conversas formais individuais

5%

40%

55%

Conversas informais

5%

5%

90%

Reuniões de informação profissional

5%

40%

55%

Reuniões de informação geral

5%

55%

40%

Reuniões periódicas por departamento

5%

40%

55%

Reuniões periódicas com a Direcção

5%

60%

35%

Reuniões Projecto

80%

15%

5%

Demonstrações de produtos/serviços

5%

75%

20%

Comunicações Escritas

 

 

 

Quadros informativos

5%

85%

10%

Brochuras e Folhetos informativos

5%

85%

10%

Revista da Empresa (PT)

5%

80%

15%

Relatório de Actividades do CET

5%

80%

15%

Correio Interno

5%

55%

40%

Notas Internas

5%

80%

15%

Televisão em circuito fechado

5%

85%

10%

N.T.I.

 

 

 

Vídeo/Slides institucionais

5%

85%

10%

Correio Electrónico

5%

20%

75%

Videoconferência

5%

80%

15%

Videotexto

5%

85%

10%

Total

9%

62%

29%

Quadro 12: Quadro dos instrumentos preferidos pelas chefias para comunicar com os seus colaboradores directos. A vermelho os que obtiveram maior frequência.

A análise do quadro 12 permite-nos avaliar o grau de preferência das chefias pelos instrumentos para comunicar com os colaboradores directos. O instrumento privilegiado são as conversas informais (90%) seguindo-se o correio electrónico com 75%. Em 3º lugar, na preferência estão conversas formais individuais , as reuniões de informação profissional e as reuniões periódicas por departamento (55%). Apresentam ainda uma importância significativa as reuniões de informação geral e o correio interno. Os restantes instrumentos apresentam uma percentagem de preferência pouco significativa.

Gráfico 23: Instrumentos indicados pelas chefias a implementar no CET

Observando o gráfico 23 dos instrumentos considerados a implementar, podemos constatar que 75% das chefias são da opinião que o C.E.T. deverá editar um boletim/jornal interno e 50% uma revista. 60% de chefias consideram que deve ser implementado um sistema de sugestões e reclamações dos trabalhadores.

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