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Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

- Capítulo 3 -
Apresentação e Análise dos Dados da Investigação:

 
1 - Inquérito aos Trabalhadores
2 - Inquérito às Chefias

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Total de respostas - 42

 

Categorias

Freq.

Temas

Freq.

Comentários

17

A informação global é satisfatória devendo ser mantida como está

1

 

 

Apesar das melhorias verificadas é preciso fazer muito mais

3

 

 

Desconhecimento da P.T. e das pessoas

1

 

 

Necessário evoluir na forma de comunicar com os trabalhadores

1

 

 

Necessário reconhecer que a comunicação é determinante no bom desempenho individual e da organização

2

 

 

Necessário comunicar com clareza e transparência

4

 

 

Necessário mudar a mentalidade dos detentores da informação

3

 

 

Necessário maior empenho da Direcção e dos responsáveis hierárquicos

2

Sugestões

55

 

 

Forma

 

Organizar e coordenar a informação

2

 

 

Realizar pesquisas de atitudes para identificar problemas

1

 

 

Divulgar  rapidamente toda a informação disponível

5

 

 

Filtrar a informação distorcida eliminando o clima de intriga e suspeita

2

 

 

Adoptar critérios coerentes para a atribuição de prémios 

1

 

 

Uniformizar a informação transmitida pelas chefias

2

 

 

Evitar a retenção da informação ao nível das chefias

3

 

 

Estabelecer uma comunicação bidireccional (ascendente e descendente) mais efectiva

6

 

 

Desenvolver o sentimento de confiança na Direcção e nos canais de comunicação

3

 

 

Estabelecer uma comunicação mais eficaz com o exterior

1

 

 

Fomentar o espírito de colaborador em vez de funcionário

1

 

 

Inter-relacionar os interesses do C.E.T. com os dos trabalhadores

1

 

 

Aumentar a participação dos quadros em seminários e conferências nacionais e internacionais

1

 

 

Utilizar as potencialidades da comunicação para uma melhor gestão do C.E.T.

1

 

 

Recorrer às tecnologias audiovisuais e às relações interpessoais como meios de humanização

1

Conteúdo

 

Comunicar informações da Direcção a todos os trabalhadores

2

 

 

Divulgar outros assuntos do interesse dos trabalhadores

1

 

 

Informar o trabalhador sobre o seu  papel na organização

1

 

 

Informar sobre assuntos do C.E.T., da P.T., das Telecomunicações

2

Instrumentos

 

Organizar seminários anuais sobre a empresa , o mercado e as perspectivas

1

 

 

Reeditar a revista técnica "Telecomunicações"

2

 

 

Editar um boletim informativo ou jornal do C.E.T.

2

 

 

Efectuar reuniões mais regulares com os departamentos e com a Direcção

4

 

 

Implementar uma caixa de sugestões e reclamações

1

 

 

Utilizar a intranet como veículo de informação

1

 

 

Melhorar todos  os instrumentos de comunicação no geral

2

 

 

Implementar outros instrumentos de comunicação necessários

1

 

 

Utilização mais regular  do correio electrónico para divulgar informação de âmbito geral

3

 

 

Reorganizar a Reunião da Rede Básica

2

 

 

Implementar um sistema de linha aberta para dar informações

1

 

 

Aumentar a quantidade de quadros informativos e organizar e actualiza  as informações afixadas

3

 

 

Criar um gabinete de comunicação

1

Total

72

 

 

Quadro 9: Comentários e sugestões dos trabalhadores para melhorar a comunicação interna. A vermelho os que obtiveram maior frequência.

O quadro 9 reúne os comentários e as sugestões dos trabalhadores para melhorar a comunicação interna. Dos 147 trabalhadores apenas 42 (28,5%) responderam à pergunta. Obtivemos mais do que uma sugestão por pessoa, perfazendo um total de 72, que foram agrupadas em duas categorias: uma para os comentários e outra para as sugestões e expectativas. As sugestões foram divididas quanto à forma de comunicação, ao conteúdo e instrumentos. As principais sugestões relativamente à forma de comunicação referem-se ao estabelecimento de uma comunicação bidireccional mais efectiva, à divulgação rápida de toda a informação disponível, ao desenvolvimento do sentimento de confiança na direcção e nos canais de comunicação e ao evitar a retenção da informação ao nível das chefias. As principais sugestões para o conteúdo da comunicação indicam a divulgação das decisões da Direcção, dos assuntos do C.E.T., da P.T. e das telecomunicações. Os principais instrumentos sugeridos são as reuniões, o correio electrónico e os quadros informativos. Os comentários à situação actual mais relevantes referem-se à necessidade de transparência na comunicação, à mudança da mentalidade dos detentores da informação e ao aumento das melhorias  que se têm verificado ultimamente.

 

 

Total de respostas - 64

 

Categorias

Freq.

Opiniões

Freq.

Estrutura e temática

86

Globalmente bem concebido, bem organizado, objectivo e muito completo

37

 

 

Excluir a questão sobre os dados pessoais para garantir anonimato total

12

 

 

Devia incluir questões sobre a adaptação da empresa ao homem

1

 

 

A pesquisa devia ser mais pormenorizada e aprofundada

14

 

 

Não devia incluir perguntas abertas

3

 

 

Devia incluir uma opção "desconheço" ou "sem opinião"

3

 

 

Demasiado extenso

5

 

 

Algumas questões mais simples

5

Instrumento de pesquisa

19

Trata um assunto muito importante para as empresas e que tem muitas lacunas no C.E.T. 

6

 

 

Contribui substancialmente para os objectivos do C.E.T. e da P.T.

2

 

 

O Inquérito devia ter sido realizado há muito tempo

2

 

 

Permite identificar aspectos que necessitam de ser tratados e tirar algumas conclusões

4

 

 

Permite uma consciencialização geral da situação da comunicação interna no C.E.T.

2

 

 

Deve ser feita a divulgação e o comentário dos resultados

2

 

 

Os resultados são indicadores:

 

 

 

para futuros inquéritos de acompanhamento da evolução da comunicação

2

 

 

devem ser implementados e conduzir realmente à mudança

4

 

 

Talvez não atinja completamente os objectivos, devido à desconfiança na última Administração

1

Total

105

 

 

Quadro 10: A opinião dos trabalhadores sobre o inquérito. A vermelho os que obtiveram maior frequência. O total ultrapassa os 100% devido a respostas múltiplas.

O quadro 10 mostra-nos a opinião dos trabalhadores acerca do inquérito efectuado. Apenas 64 responderam, o que corresponde a 43,5% do universo, tendo as respostas sido divididas em duas categorias. Na primeira, agrupam-se as opiniões sobre a temática e a estrutura do questionário e, na segunda, as opiniões sobre a aplicação deste instrumento de pesquisa. Os principais comentários sobre a estrutura e a temática referem que o questionário está globalmente bem concebido, sendo objectivo e muito completo. Referem que a questão sobre os dados pessoais deveria ter sido excluída, para garantir o anonimato total e a pesquisa mais pormenorizada e aprofundada, por tratar um assunto muito importante com muitas lacunas no C.E.T.. As opiniões dos empregados sobre a sua aplicação à organização são favoráveis na totalidade, destacando-se dois aspectos: o de permitir a identificação de problemas e indicar procedimentos que devem ser implementados.

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