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Total de respostas -
45
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Categorias
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Freq.
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Temas
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Freq.
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1. Fundamentos da comunicação
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10
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Direcção manifestamente interessada na comunicação
c/ trabalhadores
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2
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A comunicação deve ser recíproca, objectiva, clara e
transparente
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6
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Atitude de transparência nas relações com os
trabalhadores
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2
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2. Acções/ estratégias a desenvolver
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44
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Fomentar o espírito de grupo e de partilha da informação
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3
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Reajustar a política de atribuição de prémios
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1
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Redefinir rapidamente os objectivos da comunicação
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2
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Adoptar métodos de divulgação rápidos e eficazes
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2
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Promover o diálogo e o contacto informal entre chefias
e trabalhadores
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2
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Fornecer as informações a tempo
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3
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Disponibilizar a informação de forma mais acessível
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2
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Adequar o tipo de informação aos destinatários
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2
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Estabelecer comunicação multidireccional a todos os níveis
hierárquicos
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3
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Criar mecanismos de controle na transmissão da informação
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5
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Utilizar meios escritos para divulgar informação técnica
e de gestão
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1
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Desenvolver os meios de comunicação existentes
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2
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Utilizar com mais frequência os meios disponíveis
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3
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Criar grupos de trabalho para a área da comunicação
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1
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Implementar outros meios de comunicação
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3
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Informar regularmente sobre:
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Decisões da Direcção
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1
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Êxitos e insucessos do C.E.T.
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2
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Assuntos da P.T.
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2
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Objectivos estratégicos do C.E.T.
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1
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Integração dos objectivos individuais no plano geral
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2
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Objectivos, resultados e desvios do departamento
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1
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3. Instrumentos de comunic. a utilizar
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13
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Quadros informativos para divulgar informação técnica
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1
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Correio electrónico para transmitir informação geral
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2
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Multimédia individuais
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1
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Intranet
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1
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Linha aberta para trabalhadores
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1
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Reuniões periódicas
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No grupo de trabalho
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2
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No departamento
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2
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Da Direcção com os departamentos
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2
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Interdepartamentais de informação técnica
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1
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Total
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67
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Quadro
8:
Sugestões dos trabalhadores para reduzir a insatisfação e a
desmotivação. A vermelho os que obtiveram maior frequência.
O quadro 8 apresenta as sugestões dos trabalhadores para reduzir a
insatisfação e a desmotivação. (Do universo, apenas 45
trabalhadores responderam à pergunta, o que corresponde a
30,6%. Destas pessoas, algumas deram mais do que uma sugestão
perfazendo um total de 67, que agrupámos por categorias. A
primeira agrupa os fundamentos da comunicação, a segunda as acções
ou estratégias a desenvolver e a terceira os instrumentos de
comunicação a utilizar.
A reciprocidade, a objectividade, a clareza e a transparência da comunicação
são os fundamentos da comunicação mais importantes para os
trabalhadores, tendo obtido a maior frequência de respostas. As
acções ou estratégias sugeridas são muito variadas, tendo
obtido uma maior frequência de resposta, a criação de
mecanismos de controlo de transmissão da informação; a
implementação do espírito de grupo; o fornecimento atempado
das informações; o estabelecimento de comunicação
multidireccional a todos os níveis hierárquicos; a utilização
mais assídua dos meios disponíveis e a implementação de
outros. A realização de reuniões aos vários níveis hierárquicos
com diferentes intervenientes e o correio electrónico, são os
instrumentos mais sugeridos para reduzir a insatisfação.
Gráfico
16 :
Percepção dos trabalhadores acerca da comunicação no local
de trabalho.
O gráfico 16 mostra a percepção que os trabalhadores têm sobre a
comunicação entre os vários níveis hierárquicos no local de
trabalho. Numa análise global verificamos que os trabalhadores,
na generalidade dos níveis, consideram que a comunicação se
situa entre o “suficiente” e “boa”, havendo o caso da
comunicação com o responsável directo em que a percentagem se
divide, equitativamente, entre o bom e o excelente. Apenas dois
casos - a comunicação com os responsáveis dos outros
departamentos e a comunicação com a direcção -
apresentam uma percentagem em que o grau de insuficiência
atinge valores entre os 25% e os 30%. Apresentam uma percentagem
significativa na categoria “boa” a comunicação com o próprio
grupo de trabalho (44,2%), a comunicação com o responsável
directo (40,8%), a comunicação com as pessoas do próprio
departamento (46,3%), e a comunicação com os trabalhadores dos
outros departamentos (40,1%).
A análise do gráfico mostra-nos que a comunicação, na generalidade é
boa. No entanto uma percentagem significativa dos trabalhadores
considera a comunicação com a Direcção insuficiente (29,3%),
assim como com os responsáveis pelos outros departamentos.
Gráfico
17 :
Opinião dos trabalhadores acerca das características da
comunicação.
Numa primeira análise, verificamos que,
à excepção do primeiro ítem, em que se verifica discordância
quanto ao facto de se ser bem informado se se quiser, em todos
os aspectos predomina a concordância. O gráfico 17 mostra-nos
que a maioria dos
trabalhadores (51,7%) considera que o facto de estar bem
informado não depende da própria vontade, afirmando que, por
vezes, os trabalhadores não obtêm resposta às questões
(57,1%) e que o papel do responsável é determinante na
qualidade da comunicação diária (61,2%). A maioria (54,4%)
considera também que a informação não circula facilmente a
todos os níveis; que as reuniões de informação ao seu nível
hierárquico são insuficientes (62,6%) e que não sabem a quem
se devem dirigir para obter informações (53,7%). Temos ainda
percentagens com um peso muito significativo no total: 49,7% dos
trabalhadores afirma que as suas ideias não chegam à Direcção
e 46,9% considera que as chefias não dispõem de toda a informação
de que necessitam. 44,2% dos trabalhadores indicam que fazem
chegar a informação facilmente enquanto 34,7% afirma o contrário.
A maioria dos trabalhadores, considera que os boatos são a
informação que circula melhor.
Gráfico
18 :
Como o trabalhador se sente informado relativamente ao CET.
Os
resultados do gráfico presente
revelam-nos que 44,7% dos trabalhadores se sentem
insuficientemente informados sobre a organização a que
pertencem, o que demonstra interesse pela organização. No
entanto, 40,1% diz que está suficientemente informado e apenas
uma reduzida minoria (8,8%) se considera mal informado.
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