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Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

- Capítulo 3 -
Apresentação e Análise dos Dados da Investigação:

 
1 - Inquérito aos Trabalhadores
2 - Inquérito às Chefias

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Total de respostas - 45

 

Categorias

Freq.

Temas

Freq.

1. Fundamentos da comunicação

10

Direcção manifestamente interessada na comunicação c/ trabalhadores

2

 

 

A comunicação deve ser recíproca, objectiva, clara e transparente

6

 

 

Atitude de transparência nas relações com os trabalhadores

2

2. Acções/ estratégias a desenvolver

44

Fomentar o espírito de grupo e de partilha da informação

3

 

 

Reajustar a política de atribuição de prémios

1

 

 

Redefinir rapidamente os objectivos da comunicação

2

 

 

Adoptar métodos de divulgação rápidos e eficazes

2

 

 

Promover o diálogo e o contacto informal entre chefias e trabalhadores

2

 

 

Fornecer as informações a tempo

3

 

 

Disponibilizar a informação de forma mais acessível

2

 

 

Adequar o tipo de informação aos destinatários

2

 

 

Estabelecer comunicação multidireccional a todos os níveis hierárquicos

3

 

 

Criar mecanismos de controle na transmissão da informação

5

 

 

Utilizar meios escritos para divulgar informação técnica e de gestão

1

 

 

Desenvolver os meios de comunicação existentes

2

 

 

Utilizar com mais frequência os meios disponíveis

3

 

 

Criar grupos de trabalho para a área da comunicação

1

 

 

Implementar outros meios de comunicação

3

 

 

Informar regularmente sobre:

 

 

 

Decisões da Direcção

1

 

 

Êxitos e insucessos do C.E.T.

2

 

 

Assuntos da P.T.

2

 

 

Objectivos estratégicos do C.E.T.

1

 

 

Integração dos objectivos individuais no plano geral

2

 

 

Objectivos, resultados e desvios do departamento

1

3. Instrumentos de comunic. a utilizar

13

 

 

 

 

Quadros informativos para divulgar informação técnica

1

 

 

Correio electrónico para transmitir informação geral

2

 

 

Multimédia individuais

1

 

 

Intranet

1

 

 

Linha aberta para trabalhadores

1

 

 

Reuniões periódicas

 

 

 

No grupo de trabalho

2

 

 

No departamento

2

 

 

Da Direcção com os departamentos

2

 

 

Interdepartamentais de informação técnica

1

Total

67

 

 

Quadro 8: Sugestões dos trabalhadores para reduzir a insatisfação e a desmotivação. A vermelho os que obtiveram maior frequência.

O quadro 8 apresenta as sugestões dos trabalhadores para reduzir a insatisfação e a desmotivação. (Do universo, apenas 45 trabalhadores responderam à pergunta, o que corresponde a 30,6%. Destas pessoas, algumas deram mais do que uma sugestão perfazendo um total de 67, que agrupámos por categorias. A primeira agrupa os fundamentos da comunicação, a segunda as acções ou estratégias a desenvolver e a terceira os instrumentos de comunicação a utilizar.

A reciprocidade, a objectividade, a clareza e a transparência da comunicação são os fundamentos da comunicação mais importantes para os trabalhadores, tendo obtido a maior frequência de respostas. As acções ou estratégias sugeridas são muito variadas, tendo obtido uma maior frequência de resposta, a criação de mecanismos de controlo de transmissão da informação; a implementação do espírito de grupo; o fornecimento atempado das informações; o estabelecimento de comunicação multidireccional a todos os níveis hierárquicos; a utilização mais assídua dos meios disponíveis e a implementação de outros. A realização de reuniões aos vários níveis hierárquicos com diferentes intervenientes e o correio electrónico, são os instrumentos mais sugeridos para reduzir a insatisfação.

Gráfico 16 : Percepção dos trabalhadores acerca da comunicação no local de trabalho.

O gráfico 16 mostra a percepção que os trabalhadores têm sobre a comunicação entre os vários níveis hierárquicos no local de trabalho. Numa análise global verificamos que os trabalhadores, na generalidade dos níveis, consideram que a comunicação se situa entre o “suficiente” e “boa”, havendo o caso da comunicação com o responsável directo em que a percentagem se divide, equitativamente, entre o bom e o excelente. Apenas dois casos - a comunicação com os responsáveis dos outros departamentos e a comunicação com a direcção -  apresentam uma percentagem em que o grau de insuficiência atinge valores entre os 25% e os 30%. Apresentam uma percentagem significativa na categoria “boa” a comunicação com o próprio grupo de trabalho (44,2%), a comunicação com o responsável directo (40,8%), a comunicação com as pessoas do próprio departamento (46,3%), e a comunicação com os trabalhadores dos outros departamentos (40,1%).

A análise do gráfico mostra-nos que a comunicação, na generalidade é boa. No entanto uma percentagem significativa dos trabalhadores considera a comunicação com a Direcção insuficiente (29,3%), assim como com os responsáveis pelos outros departamentos.

Gráfico 17 : Opinião dos trabalhadores acerca das características da comunicação.

Numa primeira análise, verificamos que, à excepção do primeiro ítem, em que se verifica discordância quanto ao facto de se ser bem informado se se quiser, em todos os aspectos predomina a concordância. O gráfico 17 mostra-nos que a  maioria dos trabalhadores (51,7%) considera que o facto de estar bem informado não depende da própria vontade, afirmando que, por vezes, os trabalhadores não obtêm resposta às questões (57,1%) e que o papel do responsável é determinante na qualidade da comunicação diária (61,2%). A maioria (54,4%) considera também que a informação não circula facilmente a todos os níveis; que as reuniões de informação ao seu nível hierárquico são insuficientes (62,6%) e que não sabem a quem se devem dirigir para obter informações (53,7%). Temos ainda percentagens com um peso muito significativo no total: 49,7% dos trabalhadores afirma que as suas ideias não chegam à Direcção e 46,9% considera que as chefias não dispõem de toda a informação de que necessitam. 44,2% dos trabalhadores indicam que fazem chegar a informação facilmente enquanto 34,7% afirma o contrário. A maioria dos trabalhadores, considera que os boatos são a informação que circula melhor.

Gráfico 18 : Como o trabalhador se sente informado relativamente ao CET.

Os resultados do gráfico presente  revelam-nos que 44,7% dos trabalhadores se sentem insuficientemente informados sobre a organização a que pertencem, o que demonstra interesse pela organização. No entanto, 40,1% diz que está suficientemente informado e apenas uma reduzida minoria (8,8%) se considera mal informado.

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