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Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

- Capítulo 3 -
Apresentação e Análise dos Dados da Investigação:

 
1 - Inquérito aos Trabalhadores
2 - Inquérito às Chefias

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Informações divulgadas

Não responde

Inexistente

Pouco satisfatória

Satisfatória

Assuntos sobre a actividade da P.T.

8.2%

9.5%

61.9%

20.4%

Notícias da P.T. na comunicação social

8.2%

28.6%

51.0%

12.2%

Directivas da Administração da P.T.

9.5%

8.2%

57.8%

24.5%

O que se diz do C.E.T. na comunidade local

12.2%

32.0%

35.4%

20.4%

Orientações da Direcção do C.E.T.

10.9%

2.0%

40.8%

46.3%

Objectivos anuais e resultados do C.E.T.

8.8%

2.0%

27.2%

61.9%

Evolução produtos / serviços / projectos

8.8%

4.8%

46.9%

39.5%

Protocolos cooperação em projectos

11.6%

15.0%

46.9%

26.5%

Acordos com outras empresas

14.3%

20.4%

42.9%

22.4%

Contribuição do C.E.T. para a P.T.

8.2%

2.7%

41.5%

47.6%

Formação profissional

8.8%

5.4%

36.1%

49.7%

Política salarial

8.2%

24.5%

58.5%

8.8%

Benefícios sociais em geral

7.5%

13.6%

52.4%

26.5%

Possibilidades de evolução profissional

8.2%

27.9%

54.4%

9.5%

Papel e resultados do seu departamento

8.2%

11.6%

36.1%

44.2%

Objectivos e resultados do seu trabalho

7.5%

18.4%

30.6%

43.5%

A sua contribuição para objectivos do C.E.T.

10.2%

18.4%

31.3%

40.1%

A vida dos outros departamentos

10.2%

19.7%

42.9%

27.2%

As actividades das DC´s, AON´s e UN´s da P.T.

12.2%

30.6%

40.1%

17.0%

Assuntos da actualidade profissional

14.3%

26.5%

40.8%

18.4%

O ambiente económico / mercado / concorrência

12.2%

31.3%

46.3%

10.2%

Total

9.9%

16.8%

43.9%

29.4%

Quadro 7: Satisfação dos trabalhadores relativamente às informações divulgadas. A vermelho os que obtiveram maior frequência.

Analisando o quadro 7 verificamos que uma percentagem muito significativa dos trabalhadores considera as informações divulgadas pouco satisfatórias (43,9%). Os objectivos anuais e resultados do C.E.T. são considerados por 61,9% como satisfatórios, sendo o único que é considerado pela maior parte das pessoas. Há ainda outras informações cujo grau de satisfação se situa entre os 40% e os 50% “satisfatória”, tais como as orientações da direcção do C.E.T., a contribuição do C.E.T. para a P.T., o papel e o resultado do departamento, informações sobre a formação profissional, sobre os objectivos e resultado do trabalho individual e a contribuição do trabalho individual para os objectivos do C.E.T.. Os restantes assuntos são considerados como pouco satisfatórios, à excepção do item “o que se diz do C.E.T. na comunidade local”, em que percentagem de insatisfação e de inexistência é muito aproximada.

Gráfico 13: A opinião dos trabalhadores sobre a comunicação interna no CET.

Como podemos observar no gráfico acima, a opinião dos trabalhadores sobre a comunicação interna, divide-se entre 41,5% de respostas que a consideram insuficiente e 36,1% de respostas que a consideram suficiente. Comparando os resultados obtidos neste gráfico com o quadro 7 verificamos que as percentagens correspondentes à insuficiência de comunicação interna e ao grau de satisfação são muito aproximadas, parecendo-nos que este deverá ser um aspecto a ser melhorado pelos elementos da empresa.

Gráfico 14: Opinião dos trabalhadores sobre a forma de divulgação da informação.

A observação do gráfico 14 permite-nos saber a opinião dos trabalhadores sobre alguns aspectos mais relevantes da comunicação. Os dados permitem verificar que os inquiridos estão de acordo que a informação chega muito tarde, é insuficiente ou incompleta, está inadaptada às necessidades, existe retenção de informação, a informação oral é insuficiente e a informação é insuficientemente explicada e discutida com a hierarquia.

Uma percentagem significativa considera-a pouco objectiva (38,8%), apesar de 40,8% considerar o contrário. O mesmo acontece relativamente ao facto de não ser bem compreendida, em que 42,9% afirma que não compreende a informação, apesar de 39,5% afirmar que a informação é bem compreendida. Estão em desacordo que a informação é frequentemente deformada e que existe demasiada informação escrita.

Gráfico 15: Os factores de insatisfação dos trabalhadores.

O gráfico 15 dá uma imagem dos factores que provocam insatisfação nos trabalhadores. Na sua opinião, os principais motivos de insatisfação são: a retenção da informação (23,8%); a insuficiente explicação e discussão da informação com as chefias (19%) e o facto da informação não ser suficiente e completa relativamente às suas necessidades (15%).

Os resultados deste gráfico vêm confirmar as nossas conclusões à pergunta anterior.

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