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Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

- Capítulo 3 -
Apresentação e Análise dos Dados da Investigação:

 
1 - Inquérito aos Trabalhadores
2 - Inquérito às Chefias

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Fontes de informação

Assuntos técnicos

Assuntos

de gestão

Assuntos sobre o C.E.T.

Assuntos

do departa-mento

Assuntos

de âmbito geral

Assuntos sobre a P.T.

Total

Secretariado

4

51

57

27

73

43

255

Bloco funcional

74

69

57

97

36

46

379

Área funcional

21

35

31

32

23

35

177

DC / DCA

1

11

15

6

5

10

48

Literatura

1

0

0

0

0

0

1

Próprio

1

0

0

0

0

0

1

Colegas

21

2

8

7

15

11

64

Responsável projecto

1

0

0

0

0

0

1

Técnicos

5

0

0

0

0

0

5

Internet

2

1

0

0

0

0

3

Sindicatos

0

0

0

0

0

1

1

Área responsabilidade

1

0

1

1

1

0

4

Unidade funcional

8

0

3

4

2

2

19

Autodidacta

3

0

0

0

1

0

4

Outras fontes

12

5

10

4

9

14

54

Publicações

3

0

0

0

1

2

6

D.C.R.H.

0

0

0

0

0

4

4

Total

158

174

182

178

166

168

1026

Quadro 5: Entidades a que os trabalhadores recorrem para obter informações. A vermelho os que têm maior frequência.

Analisando o quadro 5, verificamos que o director do Bloco Funcional é indicado como principal fonte de informação dos trabalhadores relativamente aos assuntos técnicos, de gestão, sobre o departamento e sobre a P.T.. O secretariado é a principal fonte de informação de âmbito geral, posicionando-se como segunda fonte de informação para todos os assuntos, excepto os de carácter técnico. Os trabalhadores consideram o director da área funcional a segunda fonte de informação técnica e de informação relacionada com o departamento. Têm ainda algum significado as referências a outras fontes e aos colegas para obter informações  sobre a P.T., sobre o C.E.T. e sobre os assuntos de âmbito geral. O número de referências de cada fonte de informação ultrapassa os 100% (147 respostas) devido a respostas múltiplas.

Gráfico 8: Opinião dos trabalhadores sobre a quantidade e o conteúdo da informação divulgada.

O gráfico 8 mostra-nos a opinião dos trabalhadores sobre a informação que é divulgada no C.E.T.. Relativamente à quantidade, 51% dos trabalhadores considera que é satisfatória e 25,9% considera que é pouco satisfatória. Quanto ao conteúdo, 45,6% considera a informação satisfatória enquanto 33,3% dos trabalhadores considera pouco satisfatória.

Gráfico 9: Conhecimento que os trabalhadores têm da missão do CET.

De acordo com o gráfico 9, verificamos que uma grande parte dos trabalhadores conhece bem a missão do C.E.T. (41,5%). 23,8% tem uma ideia imprecisa e dos restantes trabalhadores, 16,3% não sabe e 14,3% não responde à pergunta.

Gráfico 10: Conhecimento dos trabalhadores sobre os objectivos do CET.

Gráfico 11: Conhecimento dos trabalhadores sobre os objectivos principais do CET.

Ao observarmos o gráfico 11 vemos que uma reduzida percentagem dos trabalhadores conhece os objectivos principais, mas a percentagem dos que não responde é elevada (47,6%), o que pode significar que nem todos estão informados sobre os objectivos do C.E.T.. Comparando estes dados com os do gráfico 10, verificamos que as respostas não são coerentes.

Gráfico 12 : Os assuntos que os trabalhadores consideram importantes para divulgar

No gráfico 12 podemos observar quais os assuntos em que os trabalhadores estão mais interessados e que devem ser divulgados. Considerando apenas a frequência “1º lugar”, verificamos que, tendo em conta apenas os quatro primeiros tópicos, que os assuntos considerados mais importantes são por ordem decrescente: em 1º os “objectivos e resultados do trabalho individual” (22%); em 2º as “directivas da P.T.” (14%); em 3º os “produtos/serviços/projectos” (13%); em 4º “actividades da P.T.” (10%) e “contribuição individual para os objectivos do C.E.T.” (10%). Se na mesma análise considerarmos as duas frequências mais importantes - 1º e 2º lugar - verificamos que, à excepção dos “objectivos e resultados do trabalho individual” que continua a manter o 1º lugar  (37%), a sequência de opções indicadas sofre uma alteração, surgindo em 2º lugar as “orientações do C.E.T.” (29%), em 3º os “produtos/serviços/projectos” (25%), e em 4º lugar o papel e resultados do departamento” (20%). Houve ainda 20 respostas a esta pergunta que não foram consideradas por não apresentarem uma ordem de preferência. Considerando as três primeiras frequências (1º, 2º, 3º) ou até as quatro, verificamos que a ordenação se mantêm praticamente idêntica - apenas o 4º lugar sofre uma ligeira alteração passando a ser ocupado simultaneamente por duas opções “papel e resultados do departamento” e “contribuição para os objectivos do C.E.T.”.

Outros assuntos indicados

N.º respostas

%

Não responde

125

85.0%

Quadro de vencimentos

2

1.4%

Objectivos específicos semestrais

1

0.7%

Política de carreira profissional

1

0.7%

Atribuição de incentivos

2

1.4%

Recursos técnicos disponíveis

1

0.7%

Informação sobre os outros departamentos

1

0.7%

Os trabalhos realizados

2

1.4%

Expectativas da Direcção sobre os funcionários

1

0.7%

Opinião dos clientes sobre os trabalhos

1

0.7%

Assuntos da actividade profissional

1

0.7%

Ambiente económico, mercado, concorrência

1

0.7%

Decisões da Direcção

2

1.4%

Participação do C.E.T. nos objectivos estratégicos do Grupo

1

0.7%

Enquadramento das acções do C.E.T. nas Telecomunicações

1

0.7%

Critérios de avaliação individual

1

0.7%

Objectivos e resultados individuais

1

0.7%

Perspectivas da Administração

1

0.7%

Objectivos anuais e resultados do C.E.T.

1

0.7%

Total

147

100%

Quadro 6: Outros assuntos do interesse dos trabalhadores indicados para divulgação geral.

 

Para além dos temas referidos anteriormente no gráfico 11, 22 trabalhadores (correspondendo a 15% do total) indicaram outros assuntos do seu interesse. Embora o valor seja irrelevante, atingem 1,4% os seguintes ítems: o quadro de vencimentos, a atribuição de incentivos e os trabalhos realizados no C.E.T..

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