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Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

- Capítulo 3 -
Apresentação e Análise dos Dados da Investigação:

 
1 - Inquérito aos Trabalhadores
2 - Inquérito às Chefias

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Instrumentos de comunicação

Grau de satisfação

Existências

 

Não responde

Pouco satisfatório

Satisfatório

Muito satisfatório

Total existências

Inexistente

Comunicação Oral

 

 

 

 

 

 

Discursos

10.9%

19.0%

49.7%

3.4%

72,1%

17.0%

Seminários

12.9%

16.3%

47.6%

13.6%

77,5%

9.5%

Conversas formais e individuais

12.2%

20.4%

33.3%

9.5%

63,2%

24.5%

Conversas informais

10.2%

15.0%

47.6%

18.4%

81,0%

8.8%

Reuniões p/ departamento

7.5%

22.4%

28.6%

13.6%

64,6%

27.9%

Reuniões c/ a Direcção

16.3%

17.7%

28.6%

6.8%

53,1%

30.6%

Encontros de convívio

8.8%

12.2%

55.8%

19.7%

87,7%

3.4%

Cursos de formação

10.9%

10.9%

48.3%

21.8%

81,0%

8.2%

Média percentual

11.2%

16.8%

42.4%

13.4%

72,6%

16.2%

Comunicação Escrita

 

 

 

 

 

 

Revista do C.E.T.

13.6%

11.6%

15.6%

2.0%

29,2%

57.1%

Quadros Informativos

10.2%

29.9%

51.0%

7.5%

88,4%

1.4%

Manual do empregado

14.3%

9.5%

2.7%

0.7%

12,9%

72.8%

Notas internas

12.9%

25.2%

56.5%

2.0%

83,7%

3.4%

Jornal/Boletim interno

16.3%

10.2%

14.3%

2.0%

26,5%

57.1%

Brochuras/Folhetos

12.9%

25.9%

42.9%

3.4%

72,2%

15.0%

Correio interno

9.5%

11.6%

59.9%

17.7%

89,2%

1.4%

Revista de imprensa

16.3%

17.0%

27.2%

7.5%

52,7%

32.0%

Relatório de actividades

12.2%

17.7%

56.5%

9.5%

83,7%

4.1%

Sistema Sugestões/Reclamações

15.0%

11.6%

6.1%

0.0%

17,7%

67.3%

Média percentual

13.3%

17.0%

33.3%

5.2%

55,5%

31.2%

N.T.I.

 

 

 

 

 

 

Audiovisuais (filmes,  slides)

19.0%

18.4%

26.5%

4.8%

49,7%

31.3%

Videotexto

22.4%

17.7%

15.6%

0.7%

34,0%

43.5%

Videoconferência

15.6%

13.6%

38.8%

12.2%

64,6%

19.7%

Correio electrónico

11.6%

10.2%

37.4%

36.1%

83,7%

4.8%

Média percentual

17.2%

15.0%

29.6%

13.4%

58,0%

24.8%

Quadro 3: Satisfação dos trabalhadores relativamente aos instrumentos de comunicação existentes. A azul os instrumentos efectivamente inexistentes. A vermelho os valores mais significativos.

 

O quadro n.º 3 permite-nos ver o grau de satisfação manifestado relativamente aos diferentes instrumentos. Em relação aos instrumentos orais, todos eles existentes na empresa, verificamos que o grau de satisfação é o “satisfatório” registando-se no entanto, valores bastante significativos de respostas que os consideram pouco satisfatórios, nomeadamente as reuniões por departamento. Quanto aos instrumentos escritos verificamos que o grau é também satisfatório. No entanto, uma percentagem significativa considera-os pouco satisfatórios, nomeadamente os quadros informativos; as notas internas e as brochuras/folhetos. Uma percentagem elevada não dá qualquer resposta.

Em relação às N.T.I. (novas tecnologias de informação) o grau predominante é o satisfatório, com valores percentuais oscilando entre os 26,5% e os 38,8%. O instrumento das N.T.I. mais satisfatório é o correio electrónico.

Instrumentos a desenvolver

 

 

 

 

Total obtido

Comunicação Oral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Discursos

0

0.0%

0

0.0%

1

0.7%

0

0.0%

1

0.7%

Seminários

7

4.8%

7

4.8%

8

5.4%

8

5.4%

30

20.4%

Conversas formais individuais

9

6.1%

12

8.2%

7

4.8%

4

2.7%

32

21.8%

Conversas informais

4

2.7%

2

1.4%

7

4.8%

5

3.4%

18

12.2%

Reuniões periódicas p/ Departamento

37

25.2%

19

12.9%

10

6.8%

6

4.1%

72

49.0%

Reuniões periódicas com a Direcção

6

4.1%

11

7.5%

11

7.5%

6

4.1%

34

23.1%

Encontros de Convívio

0

0.0%

2

1.4%

4

2.7%

4

2.7%

10

6.8%

Formação

11

7.5%

11

7.5%

11

7.5%

3

2.0%

36

24.5%

Comunicação Escrita

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revista do C.E.T.

13

8.8%

11

7.5%

7

4.8%

4

2.7%

35

23.8%

Quadros/Placards Informativos

5

3.4%

3

2.0%

9

6.1%

6

4.1%

23

15.6%

Manual de Integração do empregado

6

4.1%

2

1.4%

5

3.4%

6

4.1%

19

12.9%

Notas Internas

2

1.4%

3

2.0%

1

0.7%

4

2.7%

10

6.8%

Jornal/Boletim Interno

4

2.7%

6

4.1%

7

4.8%

6

4.1%

23

15.6%

Brochuras e Folhetos informativos

2

1.4%

7

4.8%

6

4.1%

8

5.4%

23

15.6%

Correio Interno

4

2.7%

6

4.1%

0

0.0%

6

4.1%

16

10.9%

Revista de Imprensa

0

0.0%

3

2.0%

4

2.7%

1

0.7%

8

5.4%

Relatório de Actividades

1

0.7%

5

3.4%

2

1.4%

6

4.1%

14

9.5%

Sistemas de Sugestões/Reclamações 

1

0.7%

7

4.8%

8

5.4%

12

8.2%

28

19.0%

N.T.I.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Filmes e slides institucionais

1

0.7%

1

0.7%

3

2.0%

5

3.4%

10

6.8%

Videotexto

0

0.0%

0

0.0%

0

0.0%

1

0.7%

1

0.7%

Videoconferência

0

0.0%

1

0.7%

4

2.7%

3

2.0%

8

5.4%

Correio Electrónico

12

8.2%

4

2.7%

2

1.4%

4

2.7%

22

15.0%

Intranet

1

0.7%

0

0.0%

0

0.0%

0

0.0%

1

0.7%

Rede informática de gestão

1

0.7%

0

0.0%

0

0.0%

0

0.0%

1

0.7%

Quadro 4: Instrumentos que os trabalhadores consideram que devem ser mais desenvolvidos. A vermelho os que obtiveram maior frequência. A azul os instrumentos inexistentes.

 

O quadro 4 apresenta os instrumentos que os trabalhadores deviam considerar serem mais desenvolvidos, indicando o grau de importância de cada um. Do total de respostas obtidas para cada instrumento verificamos que, na sua maioria eles não foram considerados pelos trabalhadores apresentando percentagens extremamente reduzidas de respostas. De todos os instrumentos apenas as reuniões periódicas  por departamento obtiveram 49% de respostas. Dos restantes, com algum valor significativo, que não chega aos 25% da população, apenas se destacam a formação (24,5%). A revista do C.E.T. (23,8%) e as reuniões periódicas com a direcção (23,1%). Embora não atingindo ¼ do universo, existem ainda os seminários (20,4%), e o sistema de sugestões/reclamações (19%). Tendo em conta o grau de importância considerado, apenas as reuniões periódicas por departamento apresentam um posicionamento em 1º lugar significativo, com 25,2%, e também em 2º lugar com 12,9%. Tendo em conta os valores obtidos só para o primeiro lugar, verificamos que as reuniões periódicas por departamento têm a maior percentagem, seguindo-se com valores muito baixos, a revista do C.E.T. (8,8%) e o correio electrónico (8,2%).

Gráfico 6: Instrumentos indicados pelos trabalhadores a implementar no CET.

Como podemos observar no gráfico 6, trinta e quatro trabalhadores (23,1%) são da opinião do C.E.T. editar uma revista; trinta (20,4%) considera o jornal ou boletim interno; vinte e cinco (17%) indica que o sistema de reclamações e sugestões deve ser implementado; e catorze trabalhadores (9,5%) indicam o manual de integração.

Gráfico 7: Regularidade com que os trabalhadores recorrem à informação escrita.

Relativamente à regularidade com que os empregados recorrem à informação escrita, verifica-se pela análise do gráfico 7 que a maioria dos trabalhadores lêem sempre a informação veiculada pelo correio interno (65%), pelas notas internas (56%) pela revista da empresa (P.T.) (36%) e pelo relatório de actividades do C.E.T. (34%). Quase sempre lêem os folhetos informativos (47%), as informações dos quadros de afixação (45%) e as brochuras (33%). Afirmam nunca ler o manual de integração (50%) e o jornal/boletim interno (34%), o que confirma a sua inexistência.

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