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Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

- Capítulo 3 -
Apresentação e Análise dos Dados da Investigação:

 
1 - Inquérito aos Trabalhadores
2 - Inquérito às Chefias

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Não

responde

Inexistente

Pouco

satisfatório

Satisfatório

Muito

Satisfatório

Assuntos sobre a actividade da PT

0%

0%

50%

50%

0%

Notícias da PT na comunicação social

0%

30%

30%

40%

0%

Directivas da Administração da PT

5%

0%

25%

60%

10%

O que se diz do CET na comunidade local

10%

15%

25%

45%

5%

Orientações da Direcção do CET

0%

0%

20%

65%

15%

Objectivos anuais e resultados do CET

0%

0%

10%

50%

40%

Evolução produtos / serviços do CET

0%

0%

35%

50%

15%

Evolução projectos/actividades em desenvolvimento

5%

0%

25%

60%

10%

Protocolos de cooperação em projectos

5%

0%

40%

50%

5%

Acordos com outras empresas

10%

5%

50%

30%

5%

Contribuição do CET para a PT

10%

0%

35%

25%

30%

Contribuição do CET nas Telecomunicações

5%

0%

20%

45%

30%

Actividades das DC's, AON's, UN's da PT

0%

5%

65%

25%

5%

Ambiente económico/mercado/concorrência

5%

20%

60%

10%

5%

Assuntos da actualidade profissional

5%

10%

40%

40%

5%

Formação profissional

5%

0%

15%

70%

10%

Política salarial e benefícios fiscais

0%

25%

45%

30%

0%

Possibilidades de evolução profissional

5%

40%

35%

20%

0%

Organização do trabalho e departamentos

5%

0%

55%

35%

5%

Objectivos e resultados individuais

5%

20%

55%

10%

10%

Contribuição dos trabalhadores nos objectivos CET

5%

10%

50%

25%

10%

Actividades dos departamentos/pessoas CET

5%

0%

60%

30%

5%

Total

4%

8%

38%

39%

10%

Quadro 13: Grau de satisfação das chefias relativamente às informações divulgadas. A vermelho as que têm maior frequência. A azul as frequências que se dividem entre o positivo e o negativo.

O quadro 13 apresenta a satisfação das chefias relativamente à informação divulgada sobre vários tipos de assuntos. A opinião divide-se entre 39% que considera as informações satisfatórias e 38% que considera pouco satisfatórias. Uma percentagem que varia entre os 60% e os 70%, considera como satisfatórias as informações sobre a formação profissional, as orientações da Direcção do C.E.T., as directivas da administração da P.T. e a evolução de projectos e actividades em desenvolvimento. As informações relacionadas com as actividades das DC´s/AON´s/Un´s da P.T., o ambiente económico/mercado/concorrência, as actividades dos departamento/pessoas do C.E.T. e os objectivos/resultados individuais são considerados pouco satisfatórios para uma percentagem significativa de chefias, situada entre os 55% e os 65%.

 

Não

Sim

Assuntos sobre a actividade da PT

75%

25%

Notícias da PT na comunicação social

90%

10%

Directivas da Administração da PT

55%

45%

O que se diz do CET na comunidade local

95%

5%

Orientações da Direcção do CET

15%

85%

Objectivos anuais e resultados do CET

45%

55%

Evolução produtos / serviços do CET

80%

20%

Evolução projectos/actividades em desenvolvimento

60%

40%

Protocolos de cooperação em projectos

90%

10%

Acordos com outras empresas

90%

10%

Contribuição do CET para a PT

55%

45%

Contribuição do CET nas Telecomunicações

75%

25%

Actividades das DC's, AON's, UN's da PT

80%

20%

Ambiente económico/mercado/concorrência

75%

25%

Assuntos da actualidade profissional

50%

50%

Formação profissional

60%

40%

Política salarial e benefícios fiscais

80%

20%

Possibilidades de evolução profissional

65%

35%

Organização do trabalho e departamentos

70%

30%

Objectivos e resultados individuais

50%

50%

Contribuição dos trabalhadores nos objectivos CET

55%

45%

Actividades dos departamentos/pessoas CET

75%

25%

Total

67.5%

32.5%

Quadro 14: Quadro referente aos assuntos considerados pelas chefias para divulgação aos trabalhadores. A vermelho os que obtiveram maior frequência.

Relativamente aos assuntos que as chefias consideram mais importantes para manterem os seus colaboradores directos sempre informados, o quadro 14 mostra que 85% tem como preocupação  principal a transmissão de informações sobre as orientações da Direcção do C.E.T.. Uma maioria de 55% tem a prioridade de informar sobre os objectivos e resultados da organização. Os objectivos e resultados individuais e os assuntos da actualidade profissional são prioritários para 50% das chefias, enquanto outros 50% não os considera prioritários. Os restantes assuntos obtiveram percentagens muito elevadas de respostas que não reconhecem a sua importância no sentido de manterem os colaboradores informados, o que nalguns casos revela uma ausência de informação quase total.

Instrumentos de comunicação

Não

responde

Insatisfatório

Pouco

satisfatório

Satisfatório

Muito

Satisfatório

Comunicações  orais

 

 

 

 

 

Discursos/Palestras dos Directores

5%

10%

25%

60%

0%

Seminários

0%

5%

5%

75%

15%

Conversas formais individuais

5%

10%

10%

60%

15%

Conversas informais

0%

0%

10%

60%

30%

Reuniões de informação profissional

5%

10%

25%

50%

10%

Reuniões de informação geral

5%

15%

30%

45%

5%

Reuniões periódicas por departamento

5%

15%

30%

40%

10%

Reuniões periódicas com a Direcção

0%

10%

20%

55%

15%

Demonstrações de produtos/serviços

10%

10%

20%

50%

10%

Comunicações escritas

 

 

 

 

 

Quadros informativos

10%

10%

25%

55%

0%

Brochuras e Folhetos informativos

10%

10%

40%

40%

0%

Revista da Empresa (PT)

5%

5%

25%

60%

5%

Relatório de Actividades do CET

0%

0%

5%

70%

25%

Correio Interno

0%

5%

25%

55%

15%

Notas Internas

5%

0%

25%

65%

5%

N.T.I.

 

 

 

 

 

Televisão em circuito fechado

35%

30%

15%

10%

10%

Vídeo/Slides institucionais

30%

25%

15%

30%

0%

Correio Electrónico

0%

0%

0%

50%

50%

Videoconferência

20%

20%

5%

35%

20%

Videotexto

30%

35%

15%

15%

5%

Quadro 15: Satisfação das chefias relativamente aos instrumentos de comunicação existentes. A vermelho os que obtiveram maior frequência. A azul as percentagens mais significativas que variam entre o aspecto positivo e o negativo.

Para a maioria das chefias os instrumentos existentes no C.E.T. são globalmente  satisfatórios. O relatório de actividades e os seminários são considerados os mais satisfatórios. Pelo contrário, a televisão em circuito fechado e o videotexto são os instrumentos mais insatisfatórios na opinião de 30% das chefias, sendo ainda bastante elevada a percentagem de pessoas que não deram qualquer resposta. A análise dos dados faz-nos parecer que estes instrumentos não são utilizados na comunicação interna. É importante relevar o correio electrónico como o único instrumento considerado entre o satisfatório e o muito satisfatório. Os restantes são considerados satisfatórios, à excepção das brochuras/folhetos informativos que obtiveram respostas equitativas considerando-os satisfatórios e pouco satisfatórios.

Gráfico 24: Opinião das chefias sobre os instrumentos considerados a desenvolver.

O gráfico 24 apresenta uma listagem de instrumentos de comunicação e o grau de prioridade considerado pelas chefias relativamente à sua melhoria. A análise do gráfico mostra-nos que os cinco instrumentos considerados mais importantes, por ordem decrescente de prioridade são as reuniões periódicas por departamento, as reuniões com a direcção, as conversas formais individuais, as reuniões de informação profissional e as brochuras e folhetos informativos. Além destes, embora com uma prioridade reduzida, são ainda considerados a melhorar, as reuniões de informação geral, os discursos e o correio interno.

 

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