Acesso ao índice geral

Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

- Capítulo 2 -
A Comunicação Interna no C. E. T. - Objecto de Estudo e Metodologia do Trabalho:

 
1 - Enquadramento e Justificação do problema
2 - Objectivos
3 - Hipótese
4 - Delimitação do problema
5 - População e Amostra
6 - Metodologia Utilizada


A Comunicação Interna - Objecto de Estudo e Metodologia do Trabalho

1 - Enquadramento e Justificação do Problema

Sendo a comunicação interna uma das áreas de actuação das Relações Públicas de uma empresa, foi realizada uma pesquisa para verificarmos como se processa a comunicação interna no C.E.T.

Este trabalho surgiu da necessidade de conhecermos a opinião dos colaboradores do C.E.T. como um contributo imprescindível à realização do estudo que pretendemos fazer sobre a situação actual da comunicação interna nesta organização. Pretendemos verificar como se estabelece o fluxo de comunicação em ambos os sentidos da hierarquia, entre os trabalhadores e as chefias e, ao nível horizontal, entre os trabalhadores.

Pretendemos ainda que nos levasse ao conhecimento dos factores que determinam a situação existente, possibilitando a identificação de necessidades, interesses e expectativas dos trabalhadores.

2 - Objectivos

O principal objectivo deste trabalho foi identificar a comunicação interna e verificar a percepção dos Trabalhadores, das Chefias e da Direcção sobre a comunicação existente.

Com este trabalho pretendemos alcançar três objectivos, verificando:

a)      Os parâmetros de eficácia da comunicação, sabendo se é bem

compreendida e se satisfaz as expectativas;

b)     A percepção e a opinião que os colaboradores têm da comunicação

que existe, contrapondo-as às sentidas pelos responsáveis pela informação e comunicação;

c)      O papel e os procedimentos das chefias no processo de comunicação e como isso é percebido pelas pessoas.

3 - Hipótese

Apesar de não existirem modelos perfeitos que estruturem a comunicação interna das empresas, os resultados dos inquéritos pretendem concluir se a comunicação no C.E.T. se estabelece de uma forma eficaz e identificar eventuais aspectos do processo de comunicação que, possivelmente, possam ser melhorados, servindo de indicadores para a definição de algumas propostas de alteração que contribuam para uma melhor gestão.

4 - Delimitação do Problema

Um trabalho deste género, no qual se pretende avaliar a situação actual da comunicação interna no C.E.T., abrange a totalidade dos recursos humanos da organização. No sentido de fazermos uma pesquisa o mais completa possível, permitindo uma análise adequada da situação e com a finalidade de fazer sugestões adequadas para melhorar a comunicação, a auditoria fez-se a três níveis, segundo objectivos específicos:

1-     Ao nível da Direcção de topo (D.C./D.C.A.), no sentido de obter informações sobre a comunicação interna, fazendo um paralelo com a opinião dos trabalhadores e externa, para fazer o seu enquadramento na comunicação global, visando:

a)     Obter informações sobre a política de comunicação;

b)     Identificar a percepção sobre a comunicação interna e externa existente;

c)      Obter a opinião sobre os objectivos da comunicação interna e externa;

d)     Obter a opinião sobre técnica de comunicação.

2-     Ao nível das chefias de topo e de nível médio (A.F.’s e B.F.’s) para:

a)     Identificar a percepção e a opinião sobre a comunicação interna existente;

b)     Identificar procedimentos no processo de comunicação e de envolvimento;

c)      Obter a opinião, expectativas e atitudes relativamente a iniciativas para a evolução da comunicação.

3-      Ao nível dos trabalhadores sem funções de chefia:

a)     Identificar a percepção sobre a comunicação interna existente;

b)     Identificar o processo de recepção e emissão da comunicação;

c)      Identificar quais as principais fontes de informação;

d)     Obter a opinião e expectativas relativamente à evolução da comunicação.

5 - População e Amostra

O campo do inquérito abrange toda a população ou universo do C.E.T., nos meses de Maio e Junho de 1996.

Gráfico 1: Universo do C.E.T mostrando a distribuição por categorias e sexo.

 

O universo do C.E.T. é constituído por um total de 232 trabalhadores dos quais 65,5% são elementos masculinos (152) e 34,5 (80) são do sexo feminino. Por categorias profissionais, à excepção dos “administrativos” e “outros”, verifica-se que a percentagem de elementos masculinos é notoriamente superior. Os quadros superiores são quase o quádruplo dos elementos femininos e, nos quadros técnicos, o elemento masculino é duas vezes e meia superior ao feminino. Estes valores invertem-se nos cargos administrativos em que os elementos femininos são seis vezes superiores. Na categoria “outros”, predominam os elementos femininos com uma diferença apenas de 1,7%.  Em relação aos níveis de qualificação, os quadros superiores apresentam, no total, o índice mais elevado (62,1%), o que nos mostra ser um requisito para o funcionamento e desenvolvimento da organização.

Dado que o inquérito pretendia fazer uma análise sob duas perspectivas diferentes, considerámos dois universos para a nossa pesquisa. O universo dos trabalhadores com funções de chefia, num total de 24 elementos (10,3%) e o universo dos  trabalhadores sem funções de chefia, num total de 208 pessoas (89,7%). Para cada um dos universos foram elaborados inquéritos específicos, distribuídos à totalidade dos elementos, tendo havido alguns que não forneceram qualquer resposta. 

Utilizámos uma amostra por quotas de conveniência, envolvendo uma selecção das pessoas a entrevistar mediante a divisão da totalidade do público em grupos componentes e a indicação do número a ser interrogado por grupo.

A amostra do primeiro universo é constituída pelo conjunto dos 147 trabalhadores que responderam ao inquérito e que representam 70,7% desse grupo (208 pessoas).

A amostra do segundo universo é constituída pelo conjunto dos 20 trabalhadores com funções de chefia que responderam ao inquérito e que representam 83% desse grupo (24 pessoas).

Página anterior  Índice  Página seguinte