O
esquema da figura
mostra-nos a representação gráfica (ideal) de um hipertexto. Os nódulos
constituem como que ilhas de conhecimento, ilhas com informações, às
quais poderemos aceder, quer a partir de um menu inicial de opções, quer a
partir de qualquer lugar. Se repararmos no esquema, todos os nódulos se
encontram directamente interligados, permitindo ao utilizador ir de um
extremo para o outro, quer directamente, quer passando por pontos intermédios.
A
figura seguinte representa-nos o fluxograma de um programa tal como é
habitualmente concebido.
Cada
uma das opções apresenta um fluxograma específico, idêntico ao da
primeira opção, mas não necessariamente com uma rede rigorosamente igual.
Além
da navegação no sentido vertical, dentro de cada opção, deverá ser também
possível a navegação no sentido horizontal, passando-se de uns escalões
para outros das diferentes opções, sem necessidade de regressar à base
inicial de navegação.
Todavia,
quanto maior for o número de interconexões entre os diferentes pontos da
informação, mais hipóteses o navegador tem de se perder no hiperespaço
da informação. Isto será facilmente evitado se, em cada momento, existir
um botão de retorno às opções iniciais.
Se
consultarmos a imagem seguinte, poderemos observar um fluxograma de um
programa didáctico criado para uma aplicação multimédia elaborada em
Toolbook para um curso de iniciação de Francês. Uma análise minuciosa do
esquema permitir-nos-á verificar que o módulo admite várias formas de
utilização, podendo ser usado em diferentes modalidades de estudo: em
situação de aula, de uma maneira idêntica ao que se faz em aulas de tipo
tradicional, em que o professor conduz a situação de aprendizagem; em
situação de auto-estudo, em que o aluno poderá, sozinho e em qualquer
momento, explorar o programa e aprender de uma maneira lúdica,
correspondendo àquilo que os ingleses designam pelo neologismo «edutainment» (education + entertainment), ou
seja, aprendizagem divertindo-se.
O
programa ao qual corresponde este fluxograma encontra-se disponível para
todos os professores no servidor do Prof2000. Será analisado quando nos
referirmos aos programas multimédia interactivos construídos com
ferramentas de programação por objectos.