Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003.

2Características específicas do computador

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O esquema da figura mostra-nos a representação gráfica (ideal) de um hipertexto. Os nódulos constituem como que ilhas de conhecimento, ilhas com informações, às quais poderemos aceder, quer a partir de um menu inicial de opções, quer a partir de qualquer lugar. Se repararmos no esquema, todos os nódulos se encontram directamente interligados, permitindo ao utilizador ir de um extremo para o outro, quer directamente, quer passando por pontos intermédios.

 

A figura seguinte representa-nos o fluxograma de um programa tal como é habitualmente concebido.

Cada uma das opções apresenta um fluxograma específico, idêntico ao da primeira opção, mas não necessariamente com uma rede rigorosamente igual.

 

Além da navegação no sentido vertical, dentro de cada opção, deverá ser também possível a navegação no sentido horizontal, passando-se de uns escalões para outros das diferentes opções, sem necessidade de regressar à base inicial de navegação.

 

Todavia, quanto maior for o número de interconexões entre os diferentes pontos da informação, mais hipóteses o navegador tem de se perder no hiperespaço da informação. Isto será facilmente evitado se, em cada momento, existir um botão de retorno às opções iniciais.

 

Se consultarmos a imagem seguinte, poderemos observar um fluxograma de um programa didáctico criado para uma aplicação multimédia elaborada em Toolbook para um curso de iniciação de Francês. Uma análise minuciosa do esquema permitir-nos-á verificar que o módulo admite várias formas de utilização, podendo ser usado em diferentes modalidades de estudo: em situação de aula, de uma maneira idêntica ao que se faz em aulas de tipo tradicional, em que o professor conduz a situação de aprendizagem; em situação de auto-estudo, em que o aluno poderá, sozinho e em qualquer momento, explorar o programa e aprender de uma maneira lúdica, correspondendo àquilo que os ingleses designam pelo neologismo «edutainment» (education + entertainment), ou seja, aprendizagem divertindo-se.

 

 O programa ao qual corresponde este fluxograma encontra-se disponível para todos os professores no servidor do Prof2000. Será analisado quando nos referirmos aos programas multimédia interactivos construídos com ferramentas de programação por objectos.

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