HORA DA NATUREZA

 

QUERCUS - Entrevista


A EDP avisa a QUERCUS, que se encarrega, por sua vez, de construir ninhos artificiais para que as cegonhas sejam transferidas. As pessoas podem também adquirir ninhos artificiais para as atrair.

– Põem muitos ovos?

– Em média as cegonhas põem dois a quatro ovos. Elas vêm para cá em princípios de Fevereiro. Constroem o ninho; depois segue-se um período de namoro, o período de acasalamento. As cegonhas põem cerca de dois a quatro ovos, e por fim, os juvenis nascem e são alimentados pelos pais, com uma enorme variedade de alimentos: rãs, outros batráquios, cobras, gafanhotos. E é importante não esquecer que as cegonhas só comem alimentos vivos.

– Quando é que nascem as crias?

– Em Maio. Depois há um período em que, já jovens, as cegonhas fazem exercícios, em que se vão treinando especialmente para fortalecer as asas, pois têm que fazer uma grande viagem até África. Em fins de Agosto, começam a sair do ninho, a voar; e é por essa altura que se reúnem em grupos e regressam ao Sul.

– Muito obrigado pelas suas informações. Havia muita coisa que desconhecia completamente. ■


 
 

As cegonhas

e as suas rotas de emigração

A cegonha, ave conhecida em todo o Mundo, é até simbólica, pois é também conhecida como "Ave dos gafanhotos", em África, e talismã e símbolo da fecundidade na Alemanha.

Migra periodicamente para África no Outono, voltando à Europa na Primavera, atravessando o golfo do Suez, sendo nesta passagem asiática que a sua rota se encontra mais bem definida.

Na descida do vale do Nilo, algumas aves dirigem-se ao Sudão e ao Chade, a maioria desce em direcção aos grandes lagos africanos. É sempre nas savanas que podemos encontrar as cegonhas, o que não quer dizer que durante o Inverno elas tenham uma vida fixa; deslocam-se conforme a maior ou menor quantidade de alimento neste ou naquele local.

O seu ninho

As cegonhas fazem os seus ninhos no alto das chaminés ou em torres. São os machos que escolhem o local de instalação, ajudando depois na sua construção. As cegonhas são um bom augúrio; por isso as pessoas até já põem cestos no cimo das chaminés para elas terem menos trabalho na feitura dos seus ninhos!

Fabíola Costa

 


11

 Boas razões para uma promessa      Ficha Técnica      Moçambique      Sonhos
Poesia     Dia da mãe     Prosa primaveril      Passatempos    Anedotas, provérbios e adivinhas

 Enigmas, factos e nomes    Quercus      Hora da natureza      Cantinho dos Pais

 

Página anterior Página seguinte