JORNAL
N.º 8

JUNHO
1992  Ano IV


ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO - AVEIRO
COLABORA NO ENRIQUECIMENTO DO TEU JORNAL

SUMÁRIO

 

Editorial

 

Projecto
Minerva

 

Futebol
sem
computador

 

Escrita da
casa: Poesia

 

Notícias da
Escola

 

Reportagem
Visitas e
Projectos

 

Tempos
livres: Pesca

 

Cantinho
do
Português

 

Passatempos

 

Fac-símile
da 1ª página

 
 

 












JOGO DE FUTEBOL sem COMPUTADOR

<<<

II - Vamos então aos aspectos práticos, para aprendermos um novo jogo - um jogo de futebol não assistido por computador, mas tão somente por uma folha de papel quadriculado, uma caneta ou um lápis e a nossa imaginação, para recriarmos o ambiente do recinto desportivo: o campo de futebol. 

 

1 - O QUE É PRECISO

1.1 - O jogo de futebol é disputado entre dois adversários, à semelhança do sistema de coordenadas da batalha naval. Mas, enquanto esta utiliza as quadrículas, no futebol usam-se os pontos de intersecção das perpendiculares.

1.2 - Cada adversário tem uma folha de papel quadriculado com o campo traçado nas dimensões ilustradas pela figura 1 e com as letras e números que servirão de coordenadas nas margens do campo.

1.3 - Na nossa metade, dispomos os nossos jogadores de acordo com as regras sem que o adversário veja onde os colocamos.

1.4 - A outra metade é o campo do adversário, onde ele colocará os seus jogadores e onde efectuaremos as nossas jogadas, evitando chocar com os seus jogadores, cuja localização desconhecemos.

1.5 - Ao lado do campo (veja-se a fig. 1), temos um marcador, para assinalarmos, por ordem decrescente, de cima para baixo, os golos marcados e o número de jogadas efectuadas, num total de dez para cada adversário.

1.6 - No caso de golo, marcar-se-á um círculo preto [·]; no caso de perdermos a jogada, marcar-se-á um círculo branco [o].

>>>


Página anterior    Primeira página     Página seguinte