JORNAL
N.º 8

JUNHO
1992  Ano IV


ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO - AVEIRO
COLABORA NO ENRIQUECIMENTO DO TEU JORNAL

SUMÁRIO

 

Editorial

 

Projecto
Minerva

 

Futebol
sem
computador

 

Escrita da
casa: Poesia

 

Notícias da
Escola

 

Reportagem
Visitas e
Projectos

 

Tempos
livres: Pesca

 

Cantinho
do
Português

 

Passatempos

 

Fac-símile
da 1ª página

 
 

 












Todos nós, estudantes, temos à nossa disposição inúmeras maneiras de ocuparmos durante as férias e os fins de semana os nossos tempos livres, realizando actividades as mais diversas. Essas actividades estão normalmente relacionadas com a vida e a época em que estamos inseridos, ou seja, recorremos aos jogos informatizados, às motas, às discotecas, enfim, a todo um vasto leque de solicitações que constantemente nos chamam e, por vezes, até desviam dos livros e do são convívio com os amigos.

Mas, por muitas vantagens que a vida moderna possa ter para os nossos momentos de lazer, já pouca importância damos ao conjunto de actividades que, durante muitos séculos, tanto prazer deram aos nossos antepassados e até mesmo aos nossos pais. Poucas actividades da vida moderna, como os computadores, a televisão, as máquinas de videojogos e outras conseguem dar tanta satisfação como o contacto do homem com a mãe natureza.

Através dos «media», temos informações diárias sobre a destruição do meio ambiente pela exploração desenfreada do homem. Nós, os futuros homens de amanhã, pouco ligamos ao meio ambiente; e, deste modo, como poderemos nós dar-lhe continuidade?

Na natureza, podemos encontrar uma série de actividades susceptíveis de nos proporcionar longos momentos de prazer; e a pesca encontra-se entre elas.

A pesca é uma actividade que exige uma certa paciência por parte daqueles que a praticam, mas pode dar grandes frutos. Não é uma actividade que necessite de grandes investimentos, sendo apenas necessário (para quem a inicia) uma cana de pesca para rio, ou até mesmo para o mar ou ria, com sensivelmente 1,80 m, um carreto com capacidade para 100 m de linha de espessura 0,35 mm, uma caixa de anzóis n.º 6, um conjunto de chumbeiras com pesos compreendidos entre os 30 e os 90 g, um pano, uma tesoura e uma faca.

Vivemos numa zona com facilidades para praticar esta actividade, sem termos de nos deslocar grandes distâncias; teremos é de nos pôr a par das tabelas das marés e saber qual a melhor altura para cada tipo de peixe, bem como as melhores zonas da ria. E, claro está, necessitaremos de alguma paciência e também de prática, pois, como qualquer outra actividade, sem esta não se conseguem grandes resultados.

Já agora, há também um elemento que aconselho a levar quando se pretende passar um dia de pesca ao ar livre: um bom farnel é algo de muito importante. Ainda que o peixe não morda, poderemos tirar a nossa desforra mordendo nós no farnel. E se tivermos a companhia de um amigo, então o dia passará num instante, sem darmos pelas horas.

Experimenta. Verás como é divertido! E se quiseres mais informações a este respeito, contacta-me!

José Maio 11º B  


A MULHER NA PUBLICIDADE beleza ou erotismo?

A mulher, desde os tempos remotos da Antiguidade, submete-se aos abusos “espontâneos” do homem. Na realidade, esta espontaneidade masculina é um disfarce, uma máscara daquilo que o homem realmente é!  Imaginem... Adão, sozinho no Paraíso, teria uma ideia de como muitos homens se sentem hoje! Dantes, a maioria deles chegava do trabalho e tinha a comida na mesa, a casa arrumada e a dedicação de uma esposa carinhosa. Hoje, muitas mulheres trabalham fora: não estão disponíveis como antigamente, e os homens sentem-se abandonados e vulneráveis.

Beleza ou erotismo?... Beleza, erotismo, mãe, doméstica, esposa,... MULHER! É o produto que deixa a roupa branca, o que deixa a pele macia e limpa, o outro que tira as nódoas num instante, o perfume sedutor e irresistível, etc. A mulher é envolvida por uma complexidade de produtos, de hábitos, de padrões, de imagens ideais, e apenas vive com uma finalidade: «bela no ser e útil no fazer». Não é de estranhar que um reclame de um automóvel tenha a presença “insubstituível” da mulher como “objecto” sensual e sedutor. Ou que, num reclame de um champô, haja, no final, uma aprovação masculina, sensualmente positiva. Ou ainda a aprovação materna, numa roupa que se lava com determinado detergente, na papa que se dá ao bebé, etc. Não se poderá só dizer que a mulher na publicidade se baseia apenas no erotismo e na beleza. A mulher tem outros aspectos primordiais na sua vivência. Ela é mãe, esposa, e, ao contrário do homem, MULHER!

Simone de Beauvoir citou certa vez que: “A mulher não nasce mulher, ela torna-se mulher”. Desde o primeiro dia, a mulher começou a viver no mundo em segundo plano. Ficou com a imagem daquela que não pensa, que apenas age para servir (em primeiro os outros e, em seguida, a si).

MAGNA 10 ºANO TURMA C


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