Página 4

Boletim da Biblioteca    

 
      Um texto de Mari Franciele, aluna da turma K do 11.º ano

Já se cruzaram com ela
nos corredores da Escola?

 
 

A Questão Educacional

 

Acorda! Já são horas!

Todos os dias a mecânica obrigação desperta a tua consciência, adormecida num inerte sono fúnebre, para a caótica e conturbada realidade que deve ser exploradamente vivida com todo o ser.
Nesta maquinal rotina contemporânea, deparamo-nos continuamente com problemas distintos. Como vulgares exemplos dum rol incontável de dificuldades, podemos apontar com clareza a inconsciência face à degradação ambiental, as hipócritas ideias pré-concebidas acerca da pobreza social e as constantes lamúrias ao governo democrata aliadas ao profundo ócio, impossibilitados de significativas mudanças positivas. Mas, qual azia existencial causadora de amargas ânsias de morte provindas do mais íntimo âmago da alma, está a perturbadora questão educacional.

O verdadeiro problema não consiste em não sabermos o que deve ser realizado. A persistente dificuldade mantém-se ao tentarmos encontrar uma forma eficaz e concreta de como agir para edificar a nossa voz maciça em direcção ao exercício da libertadora unificação social baseada no respeito mútuo e na apreciação das diferenças.

Analisemos com críticos olhos de águia o território que estamos percorrendo lentamente. Notamos, com objectiva visibilidade, que, quando a ignorância impera como uma déspota família monárquica, a vida é perdida, o medo é brutalmente imposto, a autonomia é soterrada e a liberdade, por fim, é cobardemente aniquilada. Portanto, como um magnífico caminho a ser trilhado contra a ignorância fatal, possuímos a iluminada e resplandecente educação, que aflora no coração dos indivíduos a perfumada flor dourada do conhecimento.

Uma escola digna, capaz de efectivamente prestar um ensino de qualidade, forma cidadãos dotados de autonomia e de um responsável senso de cooperação para com o futuro da sua pátria-mãe. O brilhante êxito construído por uma instituição educacional é devido a diversos factores, dos quais podemos salientar a relevante necessidade dos professores possuírem qualificações honestas e sentirem reais e profundas afeições pela leccionação, na sua totalidade.

Tais profissionais não devem ser apenas meras máquinas que reproduzem automaticamente os conteúdos disciplinares, apresentados nos manuais escolares, recebendo o seu confortável e seguro pagamento ao fim do mês por terem vendido as suas aulas diárias: o seu verdadeiro potencial deve ultrapassar estas banalidades mercantilistas geradoras do desrespeito para com a respectiva profissão. Os professores precisam alcançar o elevado patamar de reais mestres, capazes de educarem os estudantes para a vida, sustentando-os por assentes bases duradouras de conhecimento intemporal. Além deste ponto, é de igual importância assinalar a imprescindibilidade do mestre incentivar o aprendizado, ao encontrar no educando toda a sua bagagem intelectual, abrindo-o como o primeiro raio de sol penetra com delicadeza pela fresca paisagem matinal.

Assim sendo, a educação necessita de pessoas que possuam uma verdadeira dedicação para com o futuro da nação, apostando sinceramente no seu digno trabalho laboral e buscando ampliar os extensos horizontes límpidos das capacidades juvenis. Porque o futuro do país depende das actividades realizadas no tempo presente e o momento propício para alterar a incrustada maneira antiga de ensino é agora.

 

BE-Natureza e futuroNotíciasOutros textos: 25 AbrilM. FrancieliFalámos com...Novo acordo ortográficoEscrever AveiroFolheando


  Página anteriorPágina inicialPágina seguinte