DESCOBRIMENTOS

Portugal e a Expansão Marítima

 

A Ilha dos Amores

 

Música e Expansão

 

Os Descobrimentos e a Ciência

 

Glossário

 

Bibliografia

 

Autoria

 
 

Carlos Seixas. Clicar para ouvir o 1º andamento do Concerto para Lá M, para cravo e orquestra de cordas deste compositor.

Carlos Seixas

José António Carlos Seixas viveu durante o período Barroco. Nasceu em Coimbra. Era filho de um organista da Sé da mesma cidade. Foi compositor, cravista e organista. Aos 16 anos foi viver para Lisboa. Como já tinha muita fama como instrumentista, foi convidado para organista na Sé Patriarcal e na Capela Real.

Nesta época, em Portugal, era habitual desti­narem os cargos musicais mais importantes a músi­cos italianos. A nomeação de Carlos Seixas para o cargo de vice-mestre da Capela Real constituiu uma grande honra, não só para o próprio, como também para toda a classe musical portuguesa.

Carlos Seixas é considerado o maior composi­tor português de música para instrumentos de tecla. Compôs mais de 700 obras para cravo, tendo chegado até nós apenas 105, dado que muitas se perderam no terramoto que abalou a cidade de Lisboa, em 1755.

Das suas obras corais destaca-se o "Te Deum", composto para quatro coros. Era cantado habitualmente na Igreja de S. Roque, em Lisboa, no último dia do ano.

Encontram-se guardados na biblioteca da Universidade de Coimbra, na Biblioteca Nacional de Lisboa e na Biblioteca da Ajuda, vários manus­critos das suas obras, que também incluem peças corais e orquestrais, assim como para órgão.

Texto extraído e adaptado de Maria Borges e Luísa Amendoeira, O som da música, 6º Ano de Educação Musical, 1ª ed., Porto, Porto Editora, 2001, p. 39.

Navegar é preciso, viver não é preciso...

Página anterior     Página inicial     Página seguinte