Acesso ao índice geral

Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

A Empresa Portugal Telecom


A Portugal Telecom[1] (P.T.) foi criada em 1994, resultando da fusão das empresas Telecom Portugal S. A., Telefones de Lisboa e Porto S. A., e Teledifusora de Portugal S. A.. A sede legal da empresa situa-se em Lisboa. A estrutura organizacional assenta num modelo tridimensional - Áreas Operacionais de Negócio, Unidades de Negócio e Direcções Centrais. A D.C. I.. D./C. E. T. é a Direcção Central de Investigação e Desenvolvimento e está localizada em Aveiro.

A estrutura conceptual da função de Investigação e Desenvolvimento da PORTUGAL TELECOM, nas vertentes de Tecnologia e Serviços (I.&.D.T.S.), assenta num sistema triangular constituído pela Direcção Central de I.&.D./C.E.T., complementada pelo Instituto de Telecomunicações (I.. T.) Instituto Nacional de Engenharia e Sistemas de Comunicação e Telecomunicações (INESCTEL).

No final de 1994, a P.T. tinha um total de 19456 trabalhadores e o capital social era de cento e noventa milhões de contos. Em 1994, o volume de negócios situou-se em 320.8 milhões de contos

A P.T. é uma sociedade anónima e tem « por objecto o estabelecimento, gestão e exploração das infra-estruturas de telecomunicações, a prestação de serviço público de telecomunicações, dos serviços de transporte e difusão de sinal das telecomunicações de difusão, bem como o exercício de quaisquer actividades que sejam complementares, subsidiárias ou participação em sociedades.»



[1] Informações obtidas em contacto pessoal directo com o responsável pelo Gabinete Jurídico do C.E.T..

Página anterior  Índice  Página seguinte