Mudar significa reciclar, renovar, acompanhar positivamente as
novas tendências e deixar para trás o já ultrapassado. É
avançar sobre os limites do comum, superar modelos a que
estamos habituados e enfrentar corajosamente o que
desconhecemos.
«[…] quando a comunicação acompanha a mudança, esta gera mais mudança. Toda a
gente é informada de cada acção, de cada nova decisão. E
esta tranquilização quanto à continuidade do próprio
processo induz outras evoluções. Neste caso, a empresa torna válida
a mudança. Situa-a como factor dominante e inscreve-a numa dinâmica
de diferença.»
Tal como refere Evaristo Fernandes,
a capacidade de uma organização lidar com a mudança
das atitudes sociais e dos gostos dos consumidores, depende da
vontade dos trabalhadores se adaptarem a novos processos.
Segundo o autor, a comunicação é de extrema eficácia na mudança de
atitudes sociais. Por isso, deve ser analisada nos seguintes
aspectos: fonte de informação, os meios utilizados, o estilo e
linguagem usados, o destinatário,
a finalidade e a informação em si.
O receio do novo, por falta de informações ou mesmo por insegurança
profissional, é o principal agente da resistência dos
trabalhadores. É por isso que todo o processo de mudança numa
empresa exige, necessariamente, um trabalho inicial com pessoas
que responderão e executarão, ou não, as acções
estabelecidas para que a mudança ocorra com um mínimo de
desajustes.
Para este autor, parece estar bem cristalina a ideia de que é necessário
apostar no indivíduo, valorizá-lo, fazê-lo compreender melhor
a organização. Capacitar os colaboradores para que auxiliem a
gestão dos processos de mudança, estimula-os a aceitar novos
desafios, facilita a adaptação à nova situação e oferece
subsídios para que sejam trabalhadas satisfatoriamente as questões
críticas que podem aparecer durante o processo. Uma das vias é
instaurar um diálogo aberto e apostar no trabalho de equipa.
Uma estratégia importante é tornar o processo transparente, de modo que os
profissionais saibam exactamente qual o objectivo da mudança, o
que vai ser modificado, os pontos em que eles poderão ser
afectados positiva ou negativamente, bem como as actividades ou
funções que permanecerão inalteradas. O facto dos
trabalhadores compreenderem o processo de mudança na sua
totalidade, facilita a colaboração e estimula um padrão de
atitudes positivas.
Outra estratégia igualmente importante, que pode ser adoptada para se obter
a adesão dos colaboradores, é divulgar os benefícios que a
mudança traz, manifestar firmeza na decisão de a colocar em prática
e reafirmar que a sua implementação foi fruto de análises
cuidadosas com o objectivo de tornar a empresa competitiva e
moderna. Cabe ao líder servir-se das técnicas adequadas para
eliminar incertezas, tranquilizar a equipa e transformar a
resistência em cooperação, através de novos pactos e
compromissos, mostrando a responsabilidade e a importância de
cada um naquele momento especial da empresa.
|