Acesso ao índice geral

Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

O Desenvolvimento da Comunicação Interna


Neste período de intensa evolução, as empresas têm de activar um processo de plano de empresa nas componentes de comunicação, integração, motivação e animação. A troca de informações e o desenvolvimento permanente de planos revelou-se de tal importância que gerou uma sólida consciencialização dos desafios.

Segundo Lionel Brault, os instrumentos de comunicação que existem na maioria das organizações estão muito centralizados na informação, resumindo-se à transmissão de informações e decisões e não são suficientemente pedagógicos e explicativos. Os directores não atribuem importância aos aspectos da animação e motivação da comunicação.[1] A insuficiência de diálogo, a carência em comunicação externa e a ausência de reconhecimento social criam uma grande desmotivação nas organizações. «a comunicação em todas as suas componentes, deve, pois, inscrever-se prioritariamente num método de investigação do mais elevado nível de motivação.» [2]

A comunicação interna não é uma mera transmissão de informações - não basta fazer chegar as decisões ao conhecimento das pessoas - porque, em termos de eficácia e para limitar a emergência de conflitos sociais deve ser efectuado um profundo trabalho de pedagogia e explicação. Como nos diz Brault[3] « é essencial quando procuramos um elevado nível de motivação, cada assalariado conhecer o seu contributo.»[4]



[1] Cf. Quadro 19. Os dados obtidos no nosso estudo mostram que, a maioria das chefias, considera a animação e a motivação, dois aspectos muito incipientes da comunicação no C.E.T..

[2] BRAULT, Lionel, Op. cit., pp.166-167

[3] Idem, ibidem, p.169.

[4] Cf. com os dados obtidos na nossa pesquisa, onde podemos observar que, para os trabalhadores e para as chefias, é muito importante conhecerem o seu contributo para a organização, como nos mostram os dados apresentados no Gráfico 12, em que os trabalhadores consideram os objectivos e resultados do trabalho individual um assunto importante para divulgação e, no Quadro 13, em que as chefias consideram as informações sobre a contribuição dos trabalhadores, pouco satisfatórias.

Página anterior  Índice  Página seguinte