Neste
período de intensa evolução, as empresas têm de activar um
processo de plano de empresa nas componentes de comunicação,
integração, motivação e animação. A troca de informações
e o desenvolvimento permanente de planos revelou-se de tal
importância que gerou uma sólida consciencialização dos
desafios.
Segundo
Lionel Brault, os instrumentos de comunicação que existem na
maioria das organizações estão muito centralizados na informação,
resumindo-se à transmissão de informações e decisões e não
são suficientemente pedagógicos e explicativos. Os directores
não atribuem importância aos aspectos da animação e motivação
da comunicação.
A insuficiência de diálogo, a carência em comunicação
externa e a ausência de reconhecimento social criam uma grande
desmotivação nas organizações. «a
comunicação em todas as suas componentes, deve, pois,
inscrever-se prioritariamente num método de investigação do
mais elevado nível de motivação.»
A
comunicação interna não é uma mera transmissão de informações
-
não basta fazer chegar as decisões ao conhecimento das pessoas
-
porque, em termos de eficácia e para limitar a emergência de
conflitos sociais deve ser efectuado um profundo trabalho de
pedagogia e explicação. Como nos diz Brault
«
é essencial quando procuramos um elevado nível de motivação,
cada assalariado conhecer o seu contributo.»
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