As
expectativas dos trabalhadores aumentaram tanto em relação à
forma como se comunica como às informações que se divulgam.
Michael Bland e Peter Jackson,
referem que os principais temas sobre os quais os trabalhadores
têm interesse em estar informados são:
- os planos futuros da empresa;
- as oportunidades de promoção;
- informação relacionada com o emprego;
- aumento de produtividade;
- políticas e práticas de pessoal;
- posição concorrencial da empresa;
-
enquadramento da sua função na empresa;
O
gestor de uma organização pode pensar que a comunicação
existente é eficaz e que informa os seus empregados sobre os
objectivos a cumprir, no entanto, tem de perceber que ao reforçar
uma mensagem que pode ser indesejável vai levantar resistências
por parte do trabalhador e que, para quebrar essas barreiras, é
necessário ter mais subtileza, divulgar mensagens positivas que
interessem aos trabalhadores, dar elogios, encorajar as pessoas
a fazer perguntas, ouvir e não somente falar.
Na
opinião de Philippe Béon,
continua a haver um grande desfasamento entre a importância da
comunicação interna e a sua prática nas empresas. Apesar de
ter havido uma evolução da comunicação relativamente ao
conhecimento da organização e dos seus resultados económicos,
de existirem actualmente mais oportunidades de diálogo e mais
possibilidades de sugestões junto das chefias, muitos
empregados ainda se consideram mal informados sobre diversos
assuntos.
Bland, Mickael.,
Jackson Peter., Op. cit., p.20.
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