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Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

Temáticas da Comunicação Interna


As expectativas dos trabalhadores aumentaram tanto em relação à forma como se comunica como às informações que se divulgam. Michael Bland e Peter Jackson,[1] referem que os principais temas sobre os quais os trabalhadores têm interesse em estar informados são:

-  os planos futuros da empresa;

-  as oportunidades de promoção;

-  informação relacionada com o emprego;

-  aumento de produtividade;

-  políticas e práticas de pessoal;

-  posição concorrencial da empresa;

- enquadramento da sua função na empresa;[2]

O gestor de uma organização pode pensar que a comunicação existente é eficaz e que informa os seus empregados sobre os objectivos a cumprir, no entanto, tem de perceber que ao reforçar uma mensagem que pode ser indesejável vai levantar resistências por parte do trabalhador e que, para quebrar essas barreiras, é necessário ter mais subtileza, divulgar mensagens positivas que interessem aos trabalhadores, dar elogios, encorajar as pessoas a fazer perguntas, ouvir e não somente falar.

Na opinião de Philippe Béon, [3] continua a haver um grande desfasamento entre a importância da comunicação interna e a sua prática nas empresas. Apesar de ter havido uma evolução da comunicação relativamente ao conhecimento da organização e dos seus resultados económicos, de existirem actualmente mais oportunidades de diálogo e mais possibilidades de sugestões junto das chefias, muitos empregados ainda se consideram mal informados sobre diversos assuntos.[4]



[1] Bland,  Mickael., Jackson Peter., Op. cit., p.20.

[2] Seria interessante comparar estes dados, com os obtidos na nossa pesquisa, (vd. Gráfico 12 e Quadro 6). Se compararmos os dados, verificamos que existem algumas constantes nas expectativas dos empregados, relativamente aos principais temas sobre os quais querem estar informados, no entanto, os trabalhadores do C.E.T. indicam uma maior diversidade de assuntos sobre os quais desejam ter informações, o que demonstra, actualmente, uma maior exigência dos trabalhadores relativamente aos temas da comunicação interna.

[3] Béon, Philippe, Como Desenvolver a Comunicação na Empresa, Paris, Éditions Nathan, 1992, pp.12-14

[4] Cf. Quadro 7 e com o Quadro 13, onde podemos observar os assuntos, relativamente aos quais, os trabalhadores e as chefias do C.E.T se sentem mal informados.

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