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Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.

A Comunicação para a Imagem

Como já tivemos oportunidade de explanar, a imagem é o resultado da comunicação de uma identidade, de forma voluntária ou involuntária.

Segundo Tajada, a imagem configura-se a partir da identidade da empresa, que se transmite através da comunicação de um conjunto de atributos. «O êxito da imagem da empresa depende da conjugação da sua identidade com uma adequada comunicação dos atributos a projectar[1]

As organizações têm necessidade de criar uma imagem real, credível e motivadora, devendo, nesse sentido, desenvolver a participação e a adesão de todos na formulação e implementação dessa imagem.

Como já foi dito anteriormente, uma das missões da comunicação é transmitir a identidade, por isso, a conjugação de uma comunicação adequada dos atributos a projectar com a identidade da empresa são cruciais ao êxito da imagem empresarial. Para projectar a sua identidade e obter a imagem pretendida, a organização necessita de implementar um processo de controlo da imagem que deve aumentar relativamente ao nível de comunicação controlada.

A comunicação é geradora de imagem, logo é imprescindível e insubstituível  no processo de transmissão e de expressão da identidade institucional. Sem comunicação e meios de expressão da identidade da empresa, esta não poderia ter uma imagem na mente do público. Uma política de comunicação coerente contribui para uma imagem favorável de cada componente individual que, por sua vez, contribui favoravelmente para o desempenho total da empresa.  Uma reputação corporativa favorável não é um objecto isolado, mas uma condição vital para criar uma sólida base comercial, a partir da qual o sucesso da empresa irá eventualmente ser criado[2].



[1] Idem, ibidem, p.138. 

[2] RIEL, Cees B.M. Van, Op. cit., p. 3. 

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