José António Alves
Moreira
O primeiro
Grande Prémio da temporada foi disputado em YKA-LAMI-ÁFRICA DO SUL.
Estiveram presentes 23 (Fórmulas 1», mas apenas nove concluíram a
prova. O malogrado Jim Clark obteve a sua
25.ª vitória, batendo, assim, o recorde de vitórias em grandes
prémios
que pertencia a Fângio. Recebeu, então, a «Estrela de Oiro», prémio
com que foi galardoado pelo «British Racing Driver's Club». Em
segundo lugar classilicou-se Graham Hill e em terceiro Jochen Rindt.
Os segundo e terceiro grandes prémios
foram ganhos por Hill. Jimmy
Clark falecera durante um «Grande Prémio de Fórmula 2» na
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Alemanha e era Hill o piloto mais em evidência. Tinha averbado já 26
pontos contra 12 do segundo classificado − Dennis Hulme.
O «Grand Prix» de França disputado em Rouen-les-Essarts trouxe
dois acontecimentos: a Ferrari conquista o seu primeiro G. P. desde
1966 por intermédio de Jacky Ickx; e morre o veterano francês lo
Schlesser ao volente de uma Honda. Nessa altura, a classificação provisória
era: 1.º Graham Hil − 24 pts, 2.º Jackie Stewart.
No G. P. da Grã-Bretanha
− 7.º para o Mundial − registou-se a vitória de lo Siffert em Lotus 49 B, sendo o segundo Chris Amon em
Ferrari.
Em Nurburing disputou-se
o G. P. da Alemanha. Foi primeiro Jackie
Stewart em Matra-Ford. A classificação provisória era: 1.º Hill
30 pts; 2.º Stewart 26; 3.º Icky 23.
Foi na famosa pista de
Monza que se disputou, como é hábito,
o G. P. de Itália. Cortou, primeiro, a linha de chegada Dewis Hulme
em Mc Laren.
Disputou-se depois o G. P. dos E. U. A. e com o G. P. do México
encerrou-se o Campeonato, para o qual havia três candidatos: Dewis
Hulme, o campeão de 67, Jackye Stewart e Graham Hill. Este foi o
primeiro. A classificação final ficou:
1.º Graham Hill − 48 pontos
2.º Jackie Stewart − 36 pontos
3.º Dewis Hulme − 33 pontos
Falta falar das
«máquinas» conduzidos pelos participantes.
A Lotus esteve presente por intermédio de Jim Clark (Lotus 49),
Graham Hill (Lotus 49 e Lotus Ford) e Jo Siffert (Lotus 49 B).
A Brabham por meio de Jochen Rindt (Brabham Repco) e Jack
Brabham (Brabham Repco).
A Ferrari por Chris Amon e Jacky Ickx.
A Mc Laren por Denis Hulme (Mc
Laren Ford) e Bonnier (Mc Laren BRM).
A Matra por Jean Pierre Beltoise (Matra de concepção inteiramente
francesa), Jack Rtewart (Matra internacional com motor Ford
Cowsworth) e Servoz Ctavin (Matra Internacional).
A BRM teve nos seus representantes Courage e Elford (Cooper
BRM).
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20 /
A Honda também teve bons pilotos como Surtees e John Schlesser.
Para terminar lembremos os Campeões do Mundo:
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1950 |
− GIUSEPPE FARINA |
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1951 |
− JUAN MANUEL FANGIO |
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1952 |
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1953 |
− ALBERTO ASCARI |
1954 |
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1955 |
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1956 |
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1957 |
−
JUAN MANUEL FANGIO |
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1958 |
− MIKE HAWTHORN |
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1959 |
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1960 |
− JACK BRABHAM |
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1961 |
− PHIL HILL |
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1962 |
− GRAHAM HILL |
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1963 |
− JIM CLARK |
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1964 |
− JOHN SURTEES |
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1965 |
− JIM CLARK |
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1966 |
− JACK BRABHAM |
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1967 |
− DENIS HULME |
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1968 |
− GRAHAM HILL |
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