4 - REGRAS
FINAIS
4.1
- Um jogador nunca pode passar duas vezes por cima da mesma
linha. Pode, no entanto, tocar num ponto já tocado e cruzar uma
linha já passada.
4.2
- Um jogador, ao sair dos pontos 6J ou 7J, pode entrar no seu próprio
campo, quando já não tenha por onde passar para efectuar a saída.
Portanto, enquanto houver trajectórias livres no campo adversário,
não poderá efectuar a saída passando pelo seu próprio campo.
4.3
- Um jogador pode tocar um ponto da linha de demarcação do
campo, mas não pode passar por cima dessa linha de demarcação.
O mesmo se aplica à linha de divisória do campo em duas
metades. Por este motivo, só é possível efectuar-se um máximo
de 12 jogadas.
4.4
- Ao chegar à baliza do adversário, podem-se tocar nos pontos
5B e 8B [ou 5R e 8R], mas tem de se chutar daí para o interior
da baliza: pontos 6A e 7A [ou 6S e 7S].
4.5
- Após chocar com um jogador ou marcar um golo, a jogada passa
imediatamente ao adversário. (Recorde-se o que já foi
anteriormente dito).
4.6
- Se logo nas cinco primeiras jogadas um adversário tem a sorte
de meter cinco golos seguidos, o jogo termina, vencendo o que
tiver mais golos. No entanto, cada jogador tem de ter igual número
de jogadas. Assim, se o jogador A nas cinco primeiras jogadas
meteu cinco golos seguidos e o jogador B tem quatro golos
marcados, há a hipótese do jogador B meter ainda um golo,
verificando-se uma situação de empate. Mas se A tem 5 jogadas
e 4 golos metidos e o jogador B nas cinco jogadas marca cinco
golos, o jogo acaba imediatamente com a vitória de B, porque
marcou cinco golos seguidos e possui número de jogadas igual a
A.
4.7
- Não havendo cinco golos seguidos, o jogo prossegue até ao
preenchimento total do marcador pelos dois adversários, altura
em que termina o jogo, a menos que previamente tenham decidido
efectuar 12 jogadas, que é o número máximo possível.
4.8
- O resultado final é semelhante ao do futebol: empate ou vitória
daquele que marcou maior número de golos.
|