Página 6

Boletim da Biblioteca    

  

Na Biblioteca encontras jornais e revistas que proporcionam uma informação rápida sobre assuntos variados: "Super Interessante", "Informática", "National Geographic", "Visão", "Auto Foco", "Jornal de Letras", etc.

Neste número, trazemos um excerto da entrevista que Inês Pedrosa deu ao “Jornal de Letras” de 21 de Novembro, de 2007, em que justifica o seu fascínio pelo escritor, orador, político, missionário, visionário, ... que foi esse homem do século XVII – o Padre António Vieira.

 

No seu último livro, A Eternidade e o Desejo, a autora revisita os lugares percorridos pelo Padre António Vieira em terras do Brasil.

 

– “Sempre me interessou a personalidade do escritor que intervém na sociedade. Para mim, um escritor que tem essa dupla faceta é imediatamente interessante. O Padre António Vieira não se limitou a intervir do ponto de vista da exigência da sua missão religiosa, foi um lutador pelos direitos humanos. E de uma forma pouco ortodoxa para a época. Foi perseguido e preso pela Inquisição por defender que não se deviam afastar os judeus, mas antes fazê-los aderir à religião católica de modo a permanecerem em Portugal. Ele tinha a noção de que onde estavam os judeus estava o dinheiro e o progresso. Hoje isso é visível no mapa da História, naquela altura não o era. Também era um defensor da independência e da liberdade dos índios.

 Nunca chegou a propor a abolição da escravatura, no entanto defendeu, tanto quanto lhe foi possível, os africanos. Tem vários sermões sobre isso e há um muito bonito em que compara o martírio dos escravos ao martírio de Cristo. É completamente revolucionário. A Igreja fechava os olhos a tudo o que se passava e ele nunca o fez. Todo esse lado político, de intervenção social que acompanhou o esplendor da sua escrita e da sua vida inteira me fascina.”

PEDROSA, Inês, in "Jornal de Letras", n.º 969, 21-11-2007




Escola Secundária José Estêvão

Endereços:

Da página da Escola: http://esje.edu.pt
Do blog da Biblioteca:
http://domuslibrorum.blogspot.com

Ficha Técnica:
Coordenação:
José Manuel Caseiro
Redacção e edição:
 Fátima Nunes; Luzia Blard; Susana Santos
Colaboração:  Arsélio Martins - Henrique de Oliveira

 

    O BoletimNotíciasLista de novos livros «A biblioteca ou a vida!» de Arsélio Martins .» ● Falámos com... ● Folheando


  Página anteriorPágina inicialPágina seguinte