A Feira Medieval Vista pelo 10º A
Toda a preparação da Feira foi feita como projecto da Área-Escola, tento tido a participação empenhada de quase toda a comunidade escolar, o que demonstra o companheirismo e união escolar.
Com início por volta das 10 horas, prolongou-se até às 17 horas. No leque dos participantes, destacaram-se os alquimistas e o animador (bobo), o qual fez o delírio de todas as crianças.
Nas 12 barracas vendiam-se produtos típicos da época (chás, azeite, vinagre, ervas, etc.) Houve ainda quem jogasse à malha, saltasse à corda e fizesse tiro ao alvo.
Este tipo de eventos é particularmente importante do ponto de vista da amizade que se cria com os professores, os quais, como é óbvio, têm uma postura completamente diferente daquela que têm nas aulas, tal como os alunos.
Estes acontecimentos deveriam ser mais frequentes, pois "obrigam" a pesquisar sobre os produtos da época e as feiras medievais, o que nos levou a um maior conhecimento desta parte da nossa história.n
Fábio - 10º A
A Feira Medieval durou praticamente o dia todo, pretendendo recordar tempos e festividade antigas, visto actualmente estas tradicões,terem caido no esquecimento. Foi uma feira bastante represen- tativa, já que estiveram presentes, bastantes figurantes trajados a vigor, que desempenhava númeras funcões:uns tinham o seu pequeno comércio onde se podiam encontrar variadissimos produtos como mel, banha, azeite, vinagre, perfumes, compotas, sacos de laranjeira, malva, etc...Outros encarregavam-se da comida que ia desde o leitão,as febras e sardinhas assadas, havendo também sopa e outros iguarias, outros animavam a festa,havia também um senhor que na companhia de um burro tentava vender o seu produto e por fim havia os que lá estavam para se divertir. Havia também, como reza a tradicão,a presenca do Rei juntamente com a sua companhia num abastado banquete.
Registou-se uma agradável afluência de pessoas, que, solidariamente, compraram alguns dos produtos da feira.n
Ana Catarina e Dulce - 10ºA
A Feira Medieval teve o objectivo de alargar o conhecimento dos alunos, desenvolver outras capacidades e divertir. A escola não só nos ensina os programas de cada disciplina, como também nos ajuda a transformar em cidadãos, seres humanos, Homens...
A sua preparação implicou alguma dedicação por parte dos alunos e professores (como pesquisa, busca e construção de materiais), e estes, por sua vez, obtiveram a participação de familiares e amigos.
O cenário da feira retratava a época. As barracas eram feitas de madeira e apresentavam-se de diversas formas. Cada uma "oferecia" os seus próprios produtos: fruta, flores, doces, perfumes, arraiolos, xaro-pes, ervas, sal, bolos... incluindo comida e bebidas, destacando-se nestas o pormenor - a utilização de uma folha de couve em lugar de guardanapo. Usaram-se três tipos de moedas: o dinheiro e o tornes, da época, e o euro, moeda actual.
Salienta-se um vendedor de produtos em cestos carregados pelo burro, regateando; a presença de um bobo e de um animador em andas, remeteu-nos para uma visão da época mais verdadeira e real.n
[Preparativos Medievais, Lda] [Feiras Medievais] [ Terrorismo] [ Visita às Instalações da ACAPO]