Preparativos Medievais Lda.

 

 

Olinda Sofia Roque e Mariana Serôto - 12º H

Dirigimo-nos à sala 9 e verificámos que não era a nossa sala de estudo, mas sim Confecções Medievais Lda. Abrimos a porta curiosas por saber o que estava a ser feito da nossa sala e deparámos com uma sala cheia de tecidos, máquinas de costura, tábuas de passar a ferro, cestos com linhas e agulhas! Enfim parecia uma verdadeira sala de costura.

Lá a trabalhar e cheias de energia encontrámos várias professoras (Dolores Trancho, Odete Pinto, Amélia Moreira, Teresa Correia e Cristina Freitas). Antes da abertura deste "atelier" temporário (15 dias antes das férias da Páscoa até ao dia 4 de Maio), já nos finais de Fevereiro se tinha feito a compra dos tecidos. Segundo a professora Dolores o número de fatos para mulher ali confeccionados ronda os 110, existindo apenas um tamanho único, mas podendo variar o modelo. No que diz respeito ao calçado, algum foi fornecido pela Escola de Cacia.

Inicialmente propostas como Confecções Dolores, as Confecções Medievais Lda.fizeram renascer o lado mais humano da nossa escola, provando que "nem só de aulas vivem os professores e alunos". Com efeito, naquela sala, verificou-se uma grande solidariedade entre os professores, alunos e funcionários. Isto decorre de uma atitude mais interactiva e inovadora patente na nossa escola.

Dado esta feira ser dirigida ao povo, apenas haverá um pequeno número de figurantes representando a nobreza. Como rei estará o professor Mário Lavrador.

Mas este regresso ao tempo de D.Dinis tem muito que se lhe diga e, para dar o devido realismo ao comércio da época, foram produzidas moedas para o evento. Os professores Nuno e Óscar serão os banqueiros e também são os responsáveis pela criação das moedas.

Nesta feira, junta-se ainda o útil ao agradável sendo feita a doação de animais, a venda de peças de mobiliário antigo da escola, de doces e especiarias, entre muitas outras actividades. De fora vêm vários grupos de Mira e de Vale de Cambra.

As surpresas não ficam por aqui, ainda vamos ter a visita de um "grupo de ciganos para ler a sina", como também a presença de vários figurantes típicos desta época como um padeiro, um ourives entre outros.

Para a divulgação deste "regresso ao passado" contamos com jornais, cartazes e páginas na Internet. Aqui encontramos notícias, informações sobre a história e a actualidade, jogos de palavras etc.

Mais que nunca o passado contribui para um futuro que se advinha cheio de aventura, novas feiras medievais e peças de teatro em consequência da herança desta primeira feira medieval da nossa escola.n

[Feiras Medievais] [A Feira Medieval Vista pelo 10º A]

 [Terrorismo]  [Visita àsInstalaçõesda ACAPO]