Visita às Instalações da ACAPO

Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal

Márcia Malheiro - 11º H

A ACAPO é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de âmbito nacional, que tem como fins estatu- tários a defesa dos direitos e a promoção da integração sócio- profissional dos defi- cientes visuais. Esta instituição represen- ta a área da deficiên- cia visual no Conselho Nacional para a Rea- bilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.

Para a prossecu- ção destes objecti- vos, a ACAPO tem direccionado o seu campo de actuação para áreas, activida- des e serviços que se julga contribuírem efectivamente para a promoção da igualda- de de oportunidades, da inclusão e da equidade social.

A ACAPO é uma Instituição de âmbito nacional sediada em Lisboa, encontran- do-se a sua estrutura orgânica assente em órgãos de âmbito nacional, regional e local. A médio prazo prevê-se a criação de outras Delegações Locais, sendo inten- ção da actual Direc- ção Nacional criar, pelo menos, um Núcleo ou Delegação Local em cada distrito, por forma a dar uma resposta cada vez mais cabal aos problemas dos deficientes visuais portugueses.

 

 

 

 

No dia 9 de Abril, os alunos do 11ºH realizaram uma visita às instalações da ACAPO, no Porto, no âmbito da Área-Escola.

Esta visita tinha como objectivo conhecer e compreender melhor a vida de um cego na sociedade de hoje. O interesse por este tema está, em parte, relacionado com a aluna da turma Elizabete, que é cega.

Partimos de manhã, no comboio cujo rumo era a Estação da Campanhã. A viagem foi agradável e o bom humor esteve sempre presente.

Quando chegámos ao Porto, seguimos em direcção às instalações, onde o Dr. José Maria Caldas nos esperava. Fomos muito bem recebidas e rapidamente nos sentimos à vontade.

A visita começou com uma palestra, onde esclarecemos algumas dúvidas e foi-nos entregue informação interessante sobre a ACAPO, e a escrita

para cegos, o Braille.

De seguida visitámos as instalações e a visita teve o seu auge na biblioteca. Aí conhecemos a biblio-tecária e o seu cão-guia, o Gurka. Os cães-guia são animais extremamente dóceis e obedientes.

A visita terminou perto da secretaria, onde nos foi oferecido um bonito porta-chaves da ACAPO.

Depois de nos despedirmos das magníficas pessoas que nos receberam, fomos almoçar. Passe-ámos pela cidade até à hora do comboio que nos traria até casa. A viagem de regresso foi igualmente divertida. Quando chegámos a Aveiro cada um seguiu o seu caminho de casa, pois ao outro dia, havia aulas.

A visita às instalações foi inédita e produtiva. Todos aprendemos muito e ficámos mais sensibilizados para a realidade que é a cegueira.n

[Preparativos Medievais, Lda] [Feiras Medievais]

 [A Feira Medieval Vista pelo 10º A] [Terrorismo]