testemunhos

SIMPLESMENTE... PROFESSORA

De menina, já me tratavam por «professora», pela paciência e gosto em ensinar os mais novos a aprender a ler e a contar, a dançar a valsa ao som da grafonola, a andar de bicicleta, ou a usar os patins no velho rinque do Parque da Cidade Aveirense.

Quando acabei os estudos universitários em Coimbra e concorri aos liceus, fiquei bem satisfeita por vir leccionar, no distante 1 de Outubro de 1965, para o Liceu Nacional de Aveiro (minha 2.ª opção), em terra acolhedora e onde ainda encontraria antigos conhecidos e Amigos de infância, aqui ocorrida de 1948-1954.

Foi-me entregue pelo Sr. Reitor, Dr. Orlando de Oliveira, um horário com PORTUGUÊS de 3.º Ano Masculino e quatro turmas mistas de 6.º e 7.º Anos de LATIM, uma das disciplinas nucleares do meu Curso de Licenciatura em Filologia Clássica. Alguns alunos tinham mais idade do que eu, jovenzinha de 23 anos; e uns poucos Encarregados de Educação eram-me familiares.

Seguiram-se cinco anos, não consecutivos, na SECÇÃO FEMININA (actual edifício da ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO), a ensinar/educar várias gerações de alunas, muito gratificantes, de Aveiro, Ílhavo e Gafanhas, que acompanhei a PORTUGUÊS, do 1.º Ano ao 5.º e com quem realizava festas na centésima aula, organizadas por elas, de Poesia, dança/ballet, canto e imitação de professoras.

Nessas datas, além do PORTUGUÊS, leccionei GREGO a discípulas de 6.º e 7. º Anos, a algumas futuras colegas no 8.º Grupo A e B da ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTÊVÃO, edifício aonde regressei para fazer estágio clássico em 1975-76, sob a Orientação magistral de MANUELA ALVELOS a LATIM/GREGO e de HENRIQUE J. C. de OLIVEIRA a PORTUGUÊS do Unificado e Complementar.

Efectivei e já não saí desta Escola até me aposentar em 2004, conduzindo do 3.º ao 12.º Ano de PORTUGUÊS resmas de alunos, com saudades de os ter presentes em aulas, a aperfeiçoar a Língua Materna, a entranhar-se nas obras dos nossos grandes escritores, a eles próprios gostarem de redigir textos seus, em prosa e em verso ou a transformá-los, através de trabalhos de grupo, de narrativas de leitura obrigatória «non grata» em dramáticos, que quase por norma representavam em sessões lectivas, cuidando dos cenários e do guarda-roupa e adereços.

Sempre alinharam nos variados projectos para desenvolver a nossa Língua-Pátria e foi assim que aprenderam a gostar, por exemplo, das “Cantigas de Amigo”, com a prévia motivação musical de RUI VELOSO, em “Anel de Rubi”, ou dos itens da lírica medieval e camoniana com as canções maravilhosamente cantadas, quer pela nossa grande diva AMÁLIA RODRIGUES, quer pela banda, mais do seu tempo, XUTOS & PONTAPÉS em “O Homem do Leme”.

Devo sublinhar também que os alunos de GREGO – 10.º, 11.º e 12.º – me deram oportunidade de difundir as línguas Clássicas num programa radiofónico dos colegas ARSÉLIO MARTINS e JOSÉ ANTÓNIO MOREIRA, de participarem em exposições da cultura Greco-Latina ou em actividades alusivas no Clube Europeu das Línguas, dirigido pelo Dr. LOURENÇO, e em tantas outras acções, sob a batuta das colegas TERESA GRANCHO e HELENA SILVA (esta a promover o Clube de Leitura), por apelo do Clube do Museu de Ciências Naturais, coordenado pela LUÍSA FONSECA.

Não foi, pois, só nas aulas que os alunos tiveram protagonismo. Extra-aula evidencia-ram múltiplas vezes o seu interesse em colaborarem com outras disciplinas da Escola, com Directores de Turma como M.ª DO CÉU CRUZ, ALCINO CARVALHO, ALBERTINA SANTOS, mormente em visitas de estudo nacionais ou a Mérida, com AMÍLCAR SACADURA e Orientadoras de Estágio – ALEXANDRA MADAIL e LURDES ROSA.

Relevo ainda a criação do jornal mensal ”Sal de Aveiro” da Turma 7.º D de 1993, que teve grande impacto na defesa do património aveirense e até junto dos autarcas da época.


Reencontro do grupo que editou o jornal escolar "Sal de Aveiro" (7D) em 2014.

Claro que passei por demais funções escolares, desde Directora de Turma a Delegada de Latim/Grego, Delegada de Português, Orientadora de Estágio de Lat.-Gr. e Presidente do Conselho Executivo (apenas para assumir que a Comunidade Escolar não fosse dirigida por um Elemento Estranho à leccionação).

Com todos trabalhei e convivi dedicadamente e apreciei a colaboração prestada, tanto dos Encarregados de Educação como das Associações de Pais, nomeadamente com o Dr. ROGÉRIO LEITÃO e D. FÁTIMA PACHECO, Associações de Alunos, colegas do 8.º e 9.º Grupos e de outros Departamentos, participantes em visitas de estudo pelo País, organizadas como Delegada de Português.

Não posso esquecer a boa e prestável convivência, desde o primeiro dia, dos Funcionários Administrativos e dos Funcionários Auxiliares dos dois edifícios (Liceu + Secção Feminina e ESJE).

Lembrarei com quanto gosto participei também alguns anos no Coro da ESJE, fazendo jus aos meus antecedentes musicais familiares e ao momento, enquanto estudante universitária, em que integrei o CORAL DAS LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Pena é que tão louvável ideia e prática não tivessem ido avante!

Por último, resta-me evocar que os meus passos se continuam a encaminhar para o meu único local de trabalho, mesmo após a aposentação em 1 de NOV. de 2004, graças ao projecto digital PROF 2000 e ao Clube Multimédia do DR. HENRIQUE J. C. de OLIVEIRA, ao qual aderi desde o início mais alguns Aposentados (ELSA ALELUIA, ÉNIO SEMEDO, LUCINDA CONCEIÇÃO, NELSON MOTA) e em que me mantenho agora, mas sob o nome de AVEIRO E CULTURA, contribuindo para a divulgação principal, seja de Memórias de Aveiro, seja de Actividades do novo Agrupamento de Escolas José Estêvão.

Congratulo-me de ainda haver podido corresponder aos convites para a CEIA DE NATAL, endereçados pelos diversos Órgãos Executivos anteriores entretanto em exercício, como o mais recente de 2024, emanado da DR.ª M.ª DA GLÓRIA LEITE e sua EQUIPA. Bem Hajam!

A concluir, fui muito FELIZ ao longo do meu percurso profissional, que nunca me desiludiu vocacionalmente. Agradeço a todos quantos se cruzaram comigo e me fizeram crescer. Sei que neles tenho hoje verdadeiros, leais e simpáticos AMIGOS, como o comprovam a par e passo os meus Filhos, Filhas e Netos. Tornaram-se a extensão da minha própria FAMÍLIA!

AMOR OMNIA VINCIT
Por um grande Amor damos a Vida

PAR PARI REFERTUR
Amor com Amor se paga

Praia da Barra, 13 de Janeiro de 2025 (quase a perfazer 83 anos),

MFátimaRochaBóia

 

4-5