Divulgação

AVEIRO E CULTURA

Um projecto do AEJE ao serviço da Comunidade

Em 2001, foi lançado em Portugal o projecto Prof2000, abrangendo todas as escolas da região centro do País. Objectivo? A divulgação das novas tecnologias, envolvendo professores e alunos.

Mantendo uma tradição que já vem do tempo em que o ensino secundário era ministrado em escolas designadas por Liceus, a Secundária José Estêvão nomeou um líder para a representar e divulgar na escola as novas tecnologias.

Numa das reuniões semanais no edifício da Portugal Telecom, em Aveiro, o actual coordenador apresentou aos presentes um projecto mais amplo, envolvendo não só a escola, mas também toda a comunidade aveirense e lusófona, intitulado «Aveiro e Cultura».

O projecto foi aceite e aprovado. Num curtíssimo espaço de tempo já estava nos servidores de Internet da DREC, em Coimbra, com um elevado número de visitas e colaboração de pessoas de Aveiro e de todo o País.

Entretanto, como quase tudo na vida, o Prof2000 chegou ao fim. E todo o trabalho de vários anos de professores e alunos da região centro de Portugal foi eliminado. O projecto «Aveiro e Cultura» foi tudo o que restou. Mantém-se activo, graças à Direcção do AEJE, que permite que todo o valioso espólio cultural – Memórias de Aveiro e de Portugal – possam ser consultadas por todos quantos se interessam pela nossa cultura.

Neste espaço, onde poderás também colaborar, encontras um pouco de tudo: trabalhos de professores e alunos publicados ao longo dos anos em jornais e revistas como o "Alternativa AEJE", poesias, contos, anedotas, antigos jogos de computador, passatempos, palavras cruzadas, álbuns fotográficos, postais ilustrados, utilitários para Internet, receitas de culinária, memórias militares, registos de pessoas que defenderam os interesses de Aveiro, etc.; e, claro, não poderiam ficar esquecidas, as versões electrónicas da revista que estás a ler.

Procura na Net «Aveiro e Cultura» e consulta as páginas. Terás leitura para muitas horas, sozinho ou na companhia dos teus familiares; e terás também um espaço para dares a conhecer os trabalhos da tua autoria. E a tua colaboração será valiosa. Se quiseres, poderás visitar o local onde o projecto se mantém, no gabinete do segundo andar da escola Secundária José Estêvão.

O professor
Henrique J. C. de Oliveira

 

 

6