editorial

(Re)Início:

Oportunidade de Crescimento

e Renovação

Os reinícios são experiências que, embora muitas vezes carregadas de incertezas, trazem consigo uma valiosa oportunidade de crescimento e renovação.

No contexto escolar, o reinício pode significar o começo de um novo ano letivo, o início de um novo projeto ou mesmo a mudança para uma nova escola.

A capacidade de abraçar o reinício exige coragem e determinação. É uma oportunidade de deixar para trás o que não funcionou e, ao mesmo tempo, de aplicar as lições aprendidas para construir um caminho mais sólido e bem sucedido.

Para os alunos, um novo começo é a ocasião perfeita para estabelecer novas metas e construir conhecimentos e competências que irão, certamente, beneficiar não apenas as suas vidas académica, mas também o seu futuro profissional.

Para os professores, assistentes técnicos e operaconais, a mudança de função ou de escola oferece a oportunidade de enfrentar novos desafios, adquirir novos conhecimentos e expandir a rede de contactos.

Esses aspetos são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo que cada um se torne mais adaptável e resiliente.

É importante lembrar que o reinício deve ser visto como uma etapa natural da vida que traz consigo a promessa de novos horizontes.

Encarar o novo com uma atitude positiva e proativa pode levar-nos a um maior sucesso na nossa vida e a uma melhor resolução dos nossos problemas.

Prof.ª Paula Antunes
Responsável pelo Boletim do AEJE
 


«Seja um estudante, não um seguidor. Não vá simplesmente fazer o que alguém diz. Tenha interesse pelo que alguém diz, então debata, pondere e considere de todos os ângulos.»
Jim Rohn

O Editorial do nosso Jornal “Alternativa@AEJE” deve refletir os pressupostos do nosso Projeto Educativo, as vivências do Agrupamento, as suas conquistas, êxitos e as dificuldades que vamos sentindo. Cumpre aqui destacar, portanto, alguns dos nossos pilares.

O ano vai já no segundo semestre, tivemos tempo para nos adaptarmos, alguns (muitos), alunos e professores pela primeira vez no AEJE, com dificuldades, com alegrias, com empenho, fazem caminho, em equipa. Colocam o seu esforço, o seu investimento nas atividades de sala de aula, de enriquecimento curricular, nos projetos, na inovação pedagógica no fortalecimento dos laços entre o AEJE e a comunidade onde se insere. A movimentação permanente de docentes caraterizou este 1.º semestre. Exigiu e continuará a exigir, de todas as lideranças uma monitorização e um acompanhamento de proximidade e muitíssimo exigente. O clima de Agrupamento, o envolvimento, o sentimento de pertença devem ser fomentados a bem dos nossos alunos.

Os alunos mantêm as suas caraterísticas de prossecução da excelência, não descurando o seu envolvimento nos diferentes projetos – a participação elevada na campanha eleitoral para a AE foi disso bom exemplo, como continuam a ser as diferentes atividades que, em conjunto, construímos. Num desafio exigente, somos parceiros na diminuição do tempo de uso dos smartphones no recinto escolar, fora da sala de aula, procurando trazer para os nossos recreios a parte lúdica, o jogo, a leitura, o sabermos estar uns com os outros verdadeiramente.

Espero, com muito otimismo, que este 2.º semestre nos traga em cada dia uma oportunidade para aprender algo de novo e para contribuir positivamente para a nossa comunidade educativa.

Aveiro, fevereiro de 2025
Glória Leite, Diretora do AEJE
 

 

3