José Tavares, 1.º Centenário do Liceu Nacional de Aveiro, Vol. XVII, pp. 241-263.

1.º CENTENÁRIO DO LICEU

NACIONAL DE AVEIRO

DE há muito que andava no pensamento do Reitor do Liceu de Aveiro o promover a celebração do 1.º centenário do mais importante estabelecimento de ensino do distrito, cuja história sumária já por ele fora publicada, primeiro na revista Labor (Ano IX, 1936, págs. 504-516); mais tarde, com mais desenvolvimento, no Arquivo do Distrito de Aveiro (vol. III, 1937); e ainda nos Liceus de Portugal (vol. de 1941-1942). [NOTA]

Chegado, pois, o ano de 1951, em que se completavam cem anos sobre a redacção da acta de instalação dos respectivos serviços (14 de Julho de 1851), logo começaram as canseiras e logo se deram os primeiros passos para que as comemorações viessem a atingir o brilhantismo que o Liceu merecia.

No dia 31 de Janeiro de 1951, reuniram-se no Liceu, por convite do Reitor, os seguintes alunos, em cuja enumeração se segue a ordem por que apuseram a sua assinatura num papel que para tal fim lhes foi apresentado: Francisco Augusto da Silva Rocha, Dr. Francisco de Assis Ferreira da Maia, Gaspar Inácio Ferreira (coronel), Dr. Jaime Dagoberto de Melo Freitas (desembargador), Dr. Alexandre Augusto Ferreira do Amaral, Dr. José Vieira, Gamelas, Artur dos Reis, Alexandre dos Prazeres Rodrigues, Luís Firmino Regala de Vilhena, João Pereira Tavares (coronel), Tiago Ribeiro, Zeferino Augusto Soares, Dr. António Cristo, Manuel de Oliveira Santana, Dr. José Augusto Góis, Dr. Jorge Fernandes de Andrade Monteiro, Dr. Domingos Vicente Ferreira, Jacinto Leopoldo Monteiro Rebocho (tenente de Marinha), Álvaro Pinto Fernandes Jorge, João Luís Flamengo, Dr. Joaquim da Silva Portugal, António da Costa Ferreira, Carlos / Vol. XVII - N.º 68 - 1951] / 242 / Tavares, Amílcar de Mourão Gamelas (coronel), João Maria Ferreira da Mota, António Pereira Osório, D. Berta Vidal de Quadros Corte-Real Pereira Tadeu, D. Justina Domingues Vital, Dr. Manuel Amador da Cruz, Elias Gamelas de Oliveira Pinto, Dr. Manuel dos Santos Oliveiros, D. Hersília Pinto, Eduardo Ala Cerqueira, Dr. Francisco Lourenço da Costa, Dr. Pedro Augusto Marques Rodrigues Ferreira, Dr. Francisco Romão Machado, D. Maria Luísa Florência de Jesus Pereira, Dr. Augusto Marques da Cunha, Amadeu Ala dos Reis, Manuel Maria Rodrigues Valente, Arnaldo Ribeiro, Amadeu Ferreira Estimado, Artur Quina Ferreira (engenheiro), Alberto Carlos de Mendonça e Silva, Dr. Francisco Ferreira Neves, João da Cruz Novo (alferes), Dr. Bernardino Correia Teles de Araújo e Albuquerque, Francisco Miranda da Silva, Dr. Alberto Souto e João António de Morais Sarmento.

A mesa desta assembleia foi constituída pelo Sr. Francisco Augusto da Silva Rocha, antigo aluno e professor provisório, que presidiu; pelos Srs. Coronel Gaspar Inácio Ferreira, Dr. António Cristo e pelas Sr.ª D. Berta Corte-Real Tadeu e D. Justina Domingues Vital.

O Reitor apresentou o esboço do programa, que foi aprovado por unanimidade, e logo se constituíram as seguintes comissões: Comissão de honra: Francisco Silva Rocha, Dr. Melo Freitas, Coronel Gaspar Ferreira, Dr. Bernardino de Albuquerque e Francisco Miranda da Silva; Comissão executiva: Dr.os José Tavares, Fr. Ferreira Neves, Fr. de Assis Ferreira da Maia, José Gamelas, Alberto Souto e António Cristo, e José Duarte Simão (prof. primário) e Alexandre dos Prazeres Rodrigues; Comissão de propaganda: Arnaldo Ribeiro, Eduardo Cerqueira e Amadeu Reis.

Feita a propaganda nos jornais da cidade e do Distrito, nos principais diários de Lisboa e Porto e na Emissora Nacional; e elaborado e publicado o programa, logo começou a inscrição, que, mediante a contribuição de 100$00, dava aos interessados o direito de assistirem ao sarau, sós ou acompanhados de pessoas de família; de tomarem parte no banquete e de receberem o «Livro Comemorativo».

Até ao primeiro dia das comemorações, 5 de Outubro, inscreveram-se 441 antigos alunos, muitos dos quais com mais 20$00, 50$00, 100$00 e 400$00, além do preço da inscrição. De antigos alunos residentes em Angola recebeu a Comissão Executiva 1.492$50; de Moçambique 4.000$00, e do Brasil 1.500$00; e algumas entidades estranhas ao Liceu contribuíram com donativos em dinheiro, desde 100$00 a 1.200$00. / 243 /

*

*     *

Eis como se cumpriu o programa, fundamentalmente o primitivo, apenas modificado num ou noutro ponto, segundo as circunstâncias aconselharam:

Dia 5 de Outubro (6.ª feira):

A partir das 9 horas, começaram a concentrar-se no Largo da Estação muitos antigos alunos, inscritos e não inscritos; a Câmara, clubes e demais agremiações, banda de música «Amizade», academia liceal, Mocidade Portuguesa e Mocidade Portuguesa Feminina, todos com os seus estandartes − para a organização do cortejo, que seguiria pela Avenida do Dr. Lourenço Peixinho, ponte e Costeira, em direcção ao Liceu. Abraços, exclamações, lágrimas, comunicativa alegria, ao encontrarem-se condiscípulos que há muito se não viam! Velhos e novos, alguns de capa e batina, outros com simples capa pelos ombros, como que se sentiam transportados aos despreocupados tempos de escolares do Liceu de Aveiro.

Ali se encontraram, ligados pela amizade e solidariedade académica, sacerdotes, advogados, médicos, veterinários, oficiais do exército, da marinha de guerra e da marinha mercante, e da aviação; engenheiros, agrónomos, farmacêuticos; professores universitários, liceais e primários; comerciantes, industriais, funcionários públicos, − como se ainda cursassem o Liceu por onde haviam passado, alguns há mais de 60 anos! Dos inscritos, os mais velhos que compareceram foram: Francisco Augusto da Silva Rocha, Dr. Bernardino de Albuquerque, Dr. Joaquim da Silveira, Dr. Manuel Rodrigues da Cruz, Dinis Gomes, Dr. António de Abreu Freire, Dr. Alberto Nogueira Lemos, Dr. Agostinho Fontes (médico), Dr. Arnaldo Nogueira Lemos, Dr. Alberto Ferreira Vidal, Dr. Manuel Vieira de Carvalho, Coronel Gaspar Inácio Ferreira, Dr. Jaime Dagoberto de Melo Freitas, Arnaldo Ribeiro, P.e Manuel Míler Simões, José Míler Simões, Domingos dos Reis, P.e Manuel Rodrigues de Almeida, Dr. Manuel Joaquim Pires, Dr. Cristiano Borges, Dr. Abílio Justiça, Dr. Inocêncio Rangel, Dr. Alberto Tavares F. e Castro, Dr. Querubim do Vale Guimarães, Dr. Augusto Campos de Melo, Dr. António Lebre, Dr. Jaime Ferreira, Dr. Dinis Severo Correia de Carvalho, Dr. José Tavares, Dr. José Gamelas, Coronel João Tavares, etc.

Seguiu o cortejo pelo itinerário indicado, à frente a banda, representantes das diferentes agremiações e por último os antigos alunos, imediatamente precedidos pelos estandartes / 244 / da Academia, o de 1901 empunhado pelo antigo aluno João António de Morais Sarmento, e o de 1930 pelo antigo aluno Patrício Bismarque Ferreira do Agro, que em 1950-1951 terminara o seu curso do 7.º ano e fora Presidente da Academia.

Chegado o cortejo à Praça da República, fronteiro ao Liceu, todos quantos nele participaram se dispuseram voltados para o edifício liceal, festivamente engalanado, − a fim de ouvirem a saudação do Reitor. Este, rodeado na sacada central por alguns dos mais velhos antigos alunos e pela Reitora do Liceu de Carolina Michaëlis, D. Maria Eulália Balacó, proferiu uma breve alocução, que, apesar de singela, foi ouvida, com a comoção com que sempre se ouve a evocação de um passado saudoso.

Após rápida entrada no velho edifício, dirigiram-se os antigos alunos ao salão nobre da Câmara Municipal, onde o Presidente, Dr. Álvaro Sampaio, lhes dirigiu cumprimentos em nome da cidade, os quais foram agradecidos pelo antigo aluno Dr. António Cristo.

Às 11 horas, conforme o estabelecido, o antigo aluno P.e Manuel Rodrigues de Almeida rezou missa na igreja da Misericórdia por alma dos professores e alunos falecidos.

De tarde, às 15 horas, realizou-se na sala da biblioteca, do Liceu uma sessão solene, presidida pelo antigo aluno Coronel António Dias Leite, Governador Civil, secretariado pelo Vice-Reitor do Seminário (mons. Raul Mira), pelo Reitor do Liceu, pelo antigo aluno Francisco Augusto da Silva Rocha e pelo representante de S. Ex.ª Rev.ma o Arcebispo-Bispo de Aveiro (P.e Manuel Fidalgo). Falou em primeiro lugar o Reitor, que, depois de se referir a cada um dos Reitores cujos retratos se iam inaugurar, fez a apresentação dos oradores da sessão, Drs. Alberto Souto e Fernando Magano, ambos antigos alunos. Descerrados os retratos dos 1.º, 2.º, 3.º, 4,º, 5,º, 6.º e 10.º Reitores, respectivamente Dr. João de Moura Coutinho de Almeida de Eça, Dr. Francisco José de Oliveira Queirós, Dr. Manuel Gonçalves de Figueiredo, Dr. Clemente Pereira Gomes de Carvalho, Cónego José Cândido de Oliveira Vidal, oficial de Marinha Francisco Augusto da Fonseca Regala e Dr. Euclides Simões de Araújo, actual professor do Liceu, pronunciaram os citados oradores os discursos que, com todos os demais, vieram a ser reproduzidos no «Livro Comemorativo do 1.º Centenário do Liceu de Aveiro».

Às 17 horas, dirigiram-se os antigos alunos, em cortejo, ao jazigo de José Estêvão, no cemitério central, onde a filha do Reitor, D. Hermeliana Augusta Tavares Barreto, depôs um ramo de cravos, na presença de duas netas do grande orador e cidadão aveirense.

À noite, no Teatro Aveirense, literalmente cheio de antigos alunos, pessoas de suas famílias, entidades oficiais e / 245 / mais convidados, realizou-se o anunciado sarau evocativo. Aberta a cena, apresentou-se uma tuna constituída por antigos alunos, que, sob a regência de Dinis Gomes, executou, no meio de grande entusiasmo da assistência, o hino académico, o hino de José Estêvão, uma marcha composta para o acto pelo antigo aluno Orlando Peixinho, e o hino nacional. Seguiram-se imediatamente discursos evocativos dos antigos alunos Dinis Gomes, D. Maria Filomena Marques da Cruz (quintanista de Direito) e Dr. Francisco de Assis Ferreira da Maia, professor do Liceu, durante os quais reinaram sempre entusiasmo e alegria indescritíveis, e o espectáculo foi completado por mais duas partes: a representação do acto evocativo de antigas récitas escolares − Romagem ao Passado −, escrito pelo Reitor, e a representação da peça do professor do Liceu Dr. José Augusto Teixeira − Após a Ceia dos Professores(1).

Como surpresas, números não constantes do programa, guitarradas pelo antigo aluno Dr. Miguel Peres de Vasconcelos, acompanhado à viola pelos Drs. José Vieira Gamelas e João Rigueira, e recitações pelo Dr. Eduardo Vaz Craveiro, António José Osório Flamengo, prof. José Duarte Simão e Dr. Luís Regala.  / 246 /

Dia 6 de Outubro (Sábado):

O programa foi cumprido com a mesma pontualidade do dia anterior.

Às 9 horas e meia, abriu-se, na sala de Desenho, a exposição bibliográfica, fotográfica e artística, que também esteve patente ao público no dia seguinte, domingo, desde manhã à noite. Da secção bibliográfica, que ocupava, em vitrinas e mesas, toda a sala, damos pormenorizada conta a seguir a esta resenha.

Além de trabalhos impressos de antigos alunos, a exposição continha muitos elementos ligados à vida académica do Liceu; fotografias de cursos, as mais antigas de 1887; grupos de excursionistas; grupos de desportistas; jornais académicos, a partir de 1883; programas de récitas escolares; caricaturas de professores e alunos, da autoria de António Cerveira Pinto Cunha Barros, Amílcar Torres, Gervásio Aleluia e João Maria Ferreira da Mota; desenhos e obras de pintura de Francisco Augusto da Silva Rocha, Dr. Arlindo Vicente, Dr. David Cristo e Cap. Patoilo Teles; desenhos artísticos do Dr. João Carlos Celestino Gomes; fotografias de obras arquitecturais dos engenheiros José Pereira Zagalo e Ângelo Ramalheira; etc. No centro de duas das mesas da exposição, viam-se as duas jarras artísticas oferecidas ao Liceu pelas fábricas Aleluia e Artibus, a da primeira com o retrato do 1.º Reitor, Dr. João de Moura, e a da segunda com o retrato de José Estêvão.

A partir das 11 horas, realizaram-se as seguintes aulas simbólicas, todas muito concorridas, que constituíram, sem dúvida, um dos mais felizes números do programa; a de Francisco Augusto da Silva Rocha, professor provisório de Desenho desde 1900 a 1903, que teve então a seu lado, acarinhando-o, bastantes alunos desse tempo, como o Reitor, Drs. Francisco Ferreira Neves, Rocha Madahil e José Vieira Gamelas, Coronel João Pereira Tavares, João António de Morais Sarmento, etc.; e as do Dr. Álvaro Sampaio, professor em comissão na presidência da Câmara Municipal de Aveiro; do Dr. Fernando Zamith, actualmente em serviço no Liceu de D. João III; do Reitor; e dos Drs. Francisco Ferreira Neves e Francisco de Assis Ferreira da Maia.

Ás 15 horas, seguiram os antigos alunos em cortejo, de visita ao novo edifício do Liceu, onde foram recebidos pelo adjudicatário das obras, engenheiro José Pereira Zagalo, também antigo aluno, que teve a feliz ideia de apor na lapela ou ao peito de cada visitante uma fita verde em que se lia; «1.º Centenário do Liceu de Aveiro (1851-1951). O Liceu novo saúda o velho Liceu».

Percorridas todas as dependências do vasto edifício, foi tirada uma fotografia defronte da principal porta de entrada. / 247 /

Às 21 horas, finalmente, reuniram-se a quase totalidade dos alunos inscritos, cerca de 400, em banquete que se realizou no amplo salão da fábrica Aleluia. Presidiu o Coronel António Dias Leite, Governador Civil. À direita dele, sentava-se o Dr. Álvaro Sampaio; à esquerda o Vice-Reitor do Liceu, Dr. António Rocha; e na mesma mesa de honra, muitos dos antigos alunos mais idosos.

Terminou o banquete depois da meia noite, com o entusiasmo com que decorrera. E muitos dos velhos estudantes, esquecendo-se dos cabelos brancos e dos achaques da velhice, ainda quiseram levar aos cafés da cidade, àquela hora adiantada da noite, a exuberância da sua alegria e a manifestação do seu amor ao Liceu que frequentaram.

JOSÉ TAVARES

II

Damos, a seguir, por ordem alfabética, a lista dos nomes dos antigos alunos do Liceu que figuraram, com obras impressas, na, exposição bibliográfica, patente ao público, na sala de Desenho, nos dias 6 e 7 de Outubro. Nem todos os antigos alunos, publicistas, vivos ou mortos, ali foram recordados, nem de alguns se expuseram todos os trabalhos, pela impossibilidade de os reunir; mas o que se viu foi mais do que suficiente para se poder considerar muito honroso o labor literário, científico ou artístico de bastante avultado número de indivíduos que passaram pelo Liceu de Aveiro. Eis o catálogo da parte bibliográfica da exposição:

AFREIXO (Élio Pires)
Macau − Projecção de Portugal no Extremo Oriente, 1951.

ALMElDA (Jessé de)
O Eterno Adão, 1937.
A vida pelo amor, 1939.

ALMEIDA (José António de)
Estudos sobre águas públicas e seus aproveitamentos por meio de licenças passadas pelas Direcções Hidráulicas, 1951.
Tempos antigos e tempos medievais da Vila de Soza, 1949.

AMARAL (Alexandre do)
Sources du Léxique Portugais: Les éléments français de Carolina Michaëlis de Vasconcelos, (Notes et traduction), Coimbra, 1934.
Notas Michaëlinas − Série A: Histórias de Palavras, Setembro, 1943.
Dois dedos de «Conversação» sobre «Palavras Reiterantes» e alguns «Hapax Legomena» (Estudo Semântico), Coimbra, 1949.
/ 248 /

ARAÚJO (Libório Simões de)
O Registo Civil no Brasil, 1937.

ASSIS (Francisco de... Ferreira da Maia)
Como se aprende a ser português.

AYRES (Manuel)
Rosa Maria Poema, 1935.
Eterna Comédia Poemeto, 1935.
Iluminuras Poemas, 1936,
Incensário, 1936.
Tereza − Poemeto, 1936.
Quatro Páginas − Prosa, 1936.
Ralham Comadres... 1936.
Momento Lírico − Prosa e Verso, 1936.
Uma Lágrima, 1936.

AZEVEDO (António Emílio d'Almeida)
As comunidades de Goa, 1890.
A legitimidade da propriedade particular em terrenos alagados pela Ria d'Aveiro, 1897.
O Conselheiro Pinto Osório, 1921.
A propriedade na Ria de Aveiro, 1895.
Reforma Judiciária, 1908.

BARBOSA DE MAGALHÃES (José Maria)
Legislação eleitoral annotada, 1901.
Das obrigações solidárias em Direito Civil Portuguez, 1882.
Código de Processo Comercial anotado, 3.ª ed., 1912.
Codigo de Fallencias annotado, 1901.

BARBOSA DE MAGALHÃES (José Maria Vilhena)
Rui Barbosa lnternacionalista, 1949.
Prazos de caducidade, de prescrição e de propositura de acções, 1950.
La Doctrine du Domicile en Droit International Privé, 1929.
Algumas palavras proferidas em nome do Senado Universitário na sessão inaugural da Universidade de Lisboa no ano lectivo de 1915-1916, 1915.
L'assicurazione contro l'avaria comune ed il regolamento d'avaria, 1926.
A obra do espanhol Fray Francisco de Vitória, a fundação do direito das gentes e o actual direito internacional, 1928.
Quando é que uma sociedade comercial é irregular, 1948.
Seguro contra acidentes de trabalho, 1913.
La nationalité des sociétés de commerce d'après la législation portugaise, 1933.
A revisão geral do Código Civil, a autonomia do Direito Comercial e o problema da codificação, 1950.
As sociedades unipessoais à face da legislação portuguesa, 1951.
Algumas palavras sobre a vida e obras do P.e Francisco Suárez (Doctor eximius) no 4.º centenário do seu nascimento, 1950.
Estudos sobre o novo Código de Processo Civil, 2 vols., 1940 e 1947.
O Padre Francisco Suárez (Doctor Eximius) e o Direito das Gentes, 1948.
Elogio histórico de D. António Mendes Belo, 1931.
Observations by the Delegates of the C. P. D. M. I. (Portugal), 1926.
Com colaboração de... Gazeta da Relação de Lisboa, Direcção de...
Mémoire justificatif des réclamations portugaises, 1923.
/ 249 /
Réplique du Gouvernement Portugais au Mémoire du Gouvernement AIlemand, 1924.
Plaidoiries du Délégué du Gouvernement de Ia République Portugaise, 1928.

CARVALHO (Jovita de)
Cuidemos das Crianças, 1934.

CASIMIRO (Alexandre das Dores)
Breve Resumo da História de Portugal, 1893.
História do Mundo ou Breve Resumo da História Universal de Victor Duruy − Trad. de...

CASTRO (Amílcar Ferreira de)
A Gíria dos Estudantes de Coimbra, 1947.

CERQUEIRA (Eduardo)
Curiosidades do Passado Aveirense − A propósito do Centenário da Iluminação Pública da Cidade, Aveiro, 1946.
Curiosidades do Passado Aveirense − Aspectos e Modificações do Rossio, Aveiro, 1949.

CÉRTIMA (António de)
Vid. também CRUZEIRO

CRUZEIRO (António Augusto)
Epopeia Maldita
, 1924.
Bodas de Vinho, 1919.
Vida Voluptuosa − Contos, 1945?
Sortilégio Senegalês Pelos Caminhos do Sol, 1947.

CHAVES (Pedro)
Rifoneiro Português, 2.ª ed.

CHRISTO (António)
Renascimento cristão do alto pensamento contemporâneo in Estudos, 1928.
Teresinha in Estudos, 1929.
As profissões − em particular a Advocacia e a Santidade, Coimbra, 1929.
De como a Câmara Municipal de Aveiro pretende expropriar (Minuta do agravante Alfredo Pereira da Luz), Aveiro, 1934.
Como a Câmara Municipal de Aveiro pretende expropriar: Contra a lei! Contra o bom senso! Contra a Moral (Contra-minuta do recorrido Alfredo Pereira da Luz), Aveiro, 1937.
Um Caso de Servidão (Contra-minuta dos apelados José Rodrigues da Maia e Mulher, de Esgueira), Aveiro, 1941.
Discurso (proferido na sessão solene de homenagem a sua Ex.ma Rev.ma o Sr. D. João Evangelista de Lima Vidal e ao Sr. Dr. Óscar Fragoso Carmona e Costa), Aveiro, 1941.
Assambarcador e especulador. .. Sem Assambarcar nem Especular...,Aveiro, 1943.
A Indústria e o Comércio do Sal (Discurso proferido em 8 de Abril de 1943 na Assembleia Nacional), Aveiro, 1943.
Pede-se Justiça! (Alegações Jurídicas do 1.º tenente Jacinto Rebocho, no recurso interposto para o Venerando T. M. E. do Porto), Lisboa, 1944.
Antónia Rodrigues (A Heroína de Mazagão), Aveiro, 1948.
João Afonso de Aveiro, Aveiro, 1951.
Os Governos da Nação e as obras do Porto e da Barra de Aveiro Aveiro, 1949.
/ 250 /
Investigação de Paternidade ilegítima (Minuta do recorrente Jeremias Ventura Pereira para o Tribunal da Relação de Coimbra), Aveiro, 1950.
Sedução com abuso de autoridade, Aveiro, 1951.

COELHO MARQUES (Duílio João)
Manual de Enxertia, 6.a ed.
Abelhas e Mel, 1950.
Pólen, as Abelhas e a Fecundação entomófila in Agros (ano XXIV, n.os 4 e 5) Julho-Outubro, 1941.
O nível de produção e o comércio de cera de abelhas na nossa colónia de Angola in Agros (ano XXIV, n.º 6) Novembro-Dezembro, 1941.
Breves considerações acerca do ensino elementar agrícola in Agros (ano XXVI, n.º 5)- Setembro-Outubro, 1943.
Métodos analíticos para o estudo das falsificações da cera de abelhas, 1941.
Falsificações na cera de abelhas. Subsídios para o seu conhecimento e estudo, 1941.

COSTA (Alberto)
Frei Gil, 1920.

COSTA GOMES (Firmo Gambini da)
Levantamentos Geométricos, 1930.

CRUZ (Manuel R. da)
Ligeiro Escorço sobre permeabilidade renal, 1903.

CRUZEIRO (António Augusto)
Marília. Quadro Dramático, 1914. Vide Cértima (António de)

DUARTE (Francisco)
O Decathlon, ed. da «Acção Nacional».

DUARTE (Mário)
Factores políticos e económicos que regulam o Mundo contemporâneo − As questões económicas depois da Grande Guerra.
Eça de Queiroz, cônsul ao serviço da Pátria e da Humanidade, 1948.

FARIA (Carlos) − Barão de Cadoro
Um conto de reis, Porto, (sem data).
Diniz, Coimbra, 1898.
O Piano, Lisboa, 1893.
Portugueses Cosmopolitas, Lisboa, 1896.
A Locomotiva (jornal), 1883.

FERREIRA (António Magina Gomes)
O Ensino do Português no 6.º ano dos Liceus, 1946.
O Estilo de Eurico, o Presbítero, 1945.

FERREIRA NEVES (Francisco)
A Matemática no Ensino Secundaria (Considerações didácticas), Coimbra, 1918.
O III Congresso Regional das Beiras (Congresso de Aveiro), Vila-Nova de Famalicão, 1928.
Elementos de Álgebra (Para as III, IV e V classes dos Liceus), 3.ª edição Coimbra, 1934.
Aritmética Prática (Para as I e Il classes dos Liceus), 4.ª edição.
Lousã, 1935.
Origem e Etimologia de Aveiro, Figueira da Foz, 1936. 
/ 251 /
Elementos de Aritmética Racional (Para o VII ano dos Liceus), Lisboa,1946. (2.ª edição).
Aritmética e Álgebra (aprovado oficialmente para os 1.º, 2.º e 3.º anos dos Liceus). Lisboa, 1947. (13.ª edição).
Geometria (aprovada oficialmente para os 1.º, 2.º e 3.º anos dos Liceus), Lisboa, 1947. (8ª edição).
Álgebra e Trigonometria (aprovado oficialmente para os 4.º, 5.º e 6.º anos dos Liceus), Lisboa, 1947. (9.ª edição).
Álgebra (aprovada oficialmente para os 4.º e 5.º anos dos Liceus), 10.ª edição. Lisboa, 1950.
Aritmética (aprovada oficialmente para o 1.º ciclo Liceal), 1.ª edição, Lisboa, 1948.
Memória Descritiva por Luís Gomes de Carvalho - prefácio, Aveiro, 1947.
Elementos de Geometria (aprovada oficialmente para os 4.º, 5.º e 6.º anos dos Liceus), 6.ª edição, Lisboa, 1947.
Vida e Testamento do Humanista Aires Barbosa, Aveiro, 1948.

FRANCO (Renato)
Beira Mar, 1914.
Cavando a ruina, 1913.

GAMELLAS (José Vieira)
Tabelas de Classificação dos Hemípteros, Dípteros e Acarinos parasitas (de colaboração com Manuel Rodrigues Simões Júnior), 1912.

GOMES (Diniz)
Costumes e Gente de Ílhavo, 2 vols. 1941.

GOMES (Fernão Marques)
Da adaptação dos adultos ao estudo, 1937.

GOMES (João Carlos Celestino)
Signo de Toiro (romance), Porto, 1939.

GRAVE (João)
Os Sacrificados, ed. ilustrada.
Almas Inquietas.

GUIMARÃES (Francisco do Vale)
A Propaganda dos CTT, poderoso factor de aglutinação do Império, 1946.
A política marroquina de D. Sebastião, 1932.

GUIMARÃES (Querubim do Vale)
Viriato na Visão Longínqua da Pátria, 1945.
Herculano − jurisconsulto, 1910.
Alegação dos R R. na acção de Turbação de posse requerida por António Maria de Rezende contra Luiza da Cunha e marido, 1913. Minuta de aggravo. 1915.
A investigação de Paternidade no campo da Moral e das Leis, 1911. Agravo Cível, 1913.
Allegações dos RR. n'um processo de expropriação para servidão de aqueducto, 1912.
Um «Tombo» aos tombos, 1938.
A remoção d'um Forno, 1910.
No limiar dos Centenários, 1940.  
/ 252 /

HOMEM CHRISTO (Francisco Manuel)
Portugal na Guerra, 1917.
O bolchevismo na Rússia, 1919. j
Notas da minha vida e do meu tempo, 7 vols.
Cartas de Longe. A instrução secundária em Portugal e em França, 1915.
 Cartas de Longe. Em defesa da instrução do povo, 1922.
Pro Pátria, 1905.
Monarchicos e Republicanos, 1928.
Os acontecimentos de 31 de janeiro e a minha prisão, 1891.
Banditismo politico. A anarchia em Portugal, 1912.

LEBRE (Major António)
Planos e realizações do Estado.
Exposição fotográfica de propaganda da Província de Angola, 1933.
Estação Zootécnica da Ganda, 1917.
Le Diagnostic du Charbon bactéridien par la réaction d'Ascoli, 1912.
Die Diagnose des Milzbrandes mittels der Ascolischen Reaktion, 1912.
Facetas Argentinas (Separata da «Revista Cavalaria»), 1940.
Eça de Queiroz em Verdemilho.
África desconhecida
(cadernos coloniais).
Homenagens de Verdemilho ao Escritor Eça de Queiroz.
Peripneumonia Contagiosa
, 1920.
Bosquejo de Geografia humana de Oliveira do Bairro.
Diagnóstico do Carbúnculo Bacteridico pela reacção d'Ascoli (Separata da Revista de Medicina Veterinária).
Serviços de Remonta, 1937.
Diagnóstico do Carbúnculo Bacterídico pela reacção d'Ascoli, 1911.
Costumes gentílicos dos povos de além Cunene, 1934.
Casa do Povo de Aradas, Inaugurações solenes.
Memória Descritiva das Homenagens de Verdemilho ao escritor Eça de Queiroz, a realizar em 27 de Novembro, Dia Santificado, de 1949.
Santa Luzia da Serra.
A Raça Transtagana em Angola.
Tripanosomia bovina em Sangano.
Zoonoses. Estudo e Combate.
Cabras de Leite
, Angola.
Ovinos de Carne, Angola.
Comissão Técnica de Remonta, Trabalho d'uma Delegação.
Missão académica
, Angola.

LEITÃO (António do Nascimento)
A Bacia Hydrográfica de Aveiro e a Salubridade Pública. (Dissertação inaugural apresentada à Escola Médico-Cirúrgica do Porto), 1906.
A Sanidade de Macau, Macau, 1909.
Anuário de 1921, Macau, 1921.
Tellurologie et Climatologie Médicales de Macao, Macao, 1921.
Tellurologie et Climatologie Médicale de Macao (Extrait du Compte Rendu du 4.ème Congres de la Far Eastern Association of Tropical Medicine).
Desatinos dum adventício (A propósito dumas Confissões feitas sem prévio exame de consciência), Macau, 1931.
Congresso de Medicina de Bangkok (Relatório do Delegado do Governo), Macau, 1932.
I De Lisboa ao Extremo-Oriente, II Do Extremo-Oriente, 1948.
A Capela do Senhor das Barrocas (Aveiro) e os Baptistérios de Pisa e Florença (Separata do fascículo n.º 42 do Arquivo do Distrito de Aveiro). 1948.
Aveiro e sua Laguna (Vistos através do mundo), 1949. 
/ 253 /

MADAHIL (António Gomes da Rocha)
Algumas considerações acerca de uma Estátua de tipo arcaico existente no Museu de Aveiro, Aveiro, 1951.
Desenhos de Mestre António Augusto Gonçalves, para um projectado roteiro do Porto, Porto, 1947.
Festas realizadas em Coimbra no ano de 1625 por motivo da canonização da Rainha Santa Isabel (. . .), Figueira da Foz, 1936.
Tentativa de Bibliografia de Mestre António Augusto Gonçalves ( . . .), Coimbra, 1947.
Relação Alfabética dos Académicos referida a 1942, (Instituto de Coimbra), Coimbra, 1942.
Inventário do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, à data da sua extinção, I, Coimbra, 1943.
Lembrança duma Exposição. O Museu Académico de Coimbra, Coimbra, 1951.
Para a história dos processos do povoamento português do Brasil, Coimbra, 1943.
Novos documentos para a história de Mem de Sá, governador-geral do Brasil, Coimbra, 1951.
Tombo das Águas de Ílhavo (...), Figueira da Foz, 1935.
Notas Bibliográficas acerca do Palito Métrico e correlativa Macarrónea Latino-Portuguesa, para a edição de 1942, Coimbra, 1942.
O Rol das «Cavalarias» do Vouga, Coimbra, 1942.
Ílhavo no Século XVlIl, Figueira da Foz, 1937.
Illiabum − Um projecto de brasão de armas concelhio, 1922.
A Insígnia da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1937.
Novos Documentos para a História da Insígnia e do Selo da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1949.
A Instituição da Capela de D. Filipa no Convento de Odivelas, Lisboa, 1934.
Estação Luso-Romana do Cabeço do Vouga, I, Coimbra, 1941.
Constituições que no século XV regeram o Mosteiro de Jesus, de Aveiro, da Ordem de São Domingos, Aveiro, 1951.
A Política de D. Afonso V apreciada em 1460, Coimbra, MCMXXXI.
D. Pedro da Encarnação e a Livraria de Santa Cruz, Coimbra, 1937.
A Figueira da Foz e as freguesias do seu actual concelho descritas em 1721, Figueira da Foz, 1934.
Relação e Notícia de vários sucessos acontecidos no Brasil em 1754 (...), Coimbra, 1943.
Crónica da Fundação do Mosteiro de Jesus, de Aveiro, e Memorial da Infanta Santa Joana (...), Aveiro, 1939.
Documentação Artística do Pintor Lisbonense Joaquim Marques (1755-1822), Lisboa, 1951.
Para a História da Evangelização Portuguesa no Congo no século XVI, Coimbra, 1941.
Um Conceito Medieval de Terras do Mondego, Coimbra, 1949.
Livro Verde da Universidade de Coimbra (Cartulário do século XV), Leitura, Revisão e Prefácio. Coimbra, 1940.
Documentos Medievais do Convento de Seiça, Porto, 1940.
Correspondência da Restauração, Coimbra, 1929.
A mais rara marca bibliográfica portuguesa, Lisboa, 1929.
Documentos do Arquivo da Universidade de Coimbra para a história do Brasil, Coimbra, 1942.
O Museu Municipal de Ílhavo e a Escultura − O Homem do Leme, Coimbra, 1939.
O Foral manuelino de Ílhavo, Coimbra, 1939
Uma certidão de Fernão Lopes passada ao Mosteiro de Roriz em 1451, Guimarães, 1939.
Terras do Brasil na Literatura Popular Portuguesa do Século XVIII, Coimbra, 1951.
/ 254 /
Alguns Aspectos do Trajo Popular na Beira Litoral, Coimbra, 1941.
A propósito de livreiros e impressores de Coimbra no séc. XVI, 1941.
Primícias da arte tipográfica em Coimbra, 1942.
Novas fontes de história local Portuguesa − as informações paroquiais da Diocese de Coimbra de 1721, 1934.
Tratado da vida e martírio dos cinco mártires de Marrocos, 1928.
Em reforço da interpretação dada a um verso de Gil Vicente, 1930.
Subsídios para uma edição critica da crónica de D. Afonso V, de Rui de Pina, 1935.
Os incunábulos da Biblioteca do Liceu de Coimbra, 1927.
Os incunábulos da Biblioteca da Faculdade de Medicina, 1935.
O Privilégio do Isento de Santa Cruz de Coimbra, Coimbra, 1940.
Arquivo do Distrito de Aveiro. Índice... 1935-1949, Aveiro, 1949.
Livro da Fazenda e Rendas da Universidade de Coimbra em 1570, Coimbra, 1940.
Livro das vidas dos Bispos de Coimbra, de Pedr'Álvares Nogueira, 1942.
Armand Godoy (poeta católico, contemporâneo), Tradução do francês, 1940.

MAGALHÃES (Alfredo Coelho de)
Litteratura Nacional (programa para o Curso Complementar), Porto, 1914.
Tentativas Pedagógicas, Porto, 1920.
Iniciação no Culto de Gil Vicente (Subsídio para a leitura dos autos vicentinos nos Liceus), (Conferência), Porto, 1937.
Relatório, (Instituto Comercial do Porto), Porto, 1945.

MAGALHÃES LIMA (Jaime de)
Transviado, Lisboa, 1889.
Reino da Saudade, Coimbra, 1904.
S. Francisco de Assis, Coimbra, 1908.
José Estêvão, Coimbra, 1909.
Alexandre Herculano, Coimbra, 1910.
Salmos do Prisioneiro, Coimbra, 1915.
Os que o Fogo não queima, Porto, 1918.
Rasto de Sonhos, Porto, 1920.
Coro dos Coveiros, Porto, 1923.
A Língua Portuguesa e os seus Mistérios, Lisboa, 1923.
Camilo e a Renovação do Sentimento Nacional na sua Época, Aveiro, 1925.
Alberto Sampaio, Guimarães, 1924.
Os Povos do Baixo Vouga − In «Trabalhos da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia», voI. lI, fasc. IV, Porto, 1926.
A Arte de Repousar, Aveiro,1926.
Princípios e Deveres Elementares, Aveiro.
José Estêvão (conferêncía), Aveiro, 1928.
Dificuldades Étnicas e Históricas, etc. Coimbra, 1931.
O Amor das Nossas Coisas e Alguns que o bem serviram, Coimbra, 1933.
Dr. Alberto Souto, Aveiro, 1931.

MAGANO (Fernando)
Apontamentos sobre a prova de Mettzez-Lyon (Trabalho da Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina do Porto), Porto, 1929.
Curriculum vitae, Porto, 1936.
A «Lição do Senhor João Semana», Porto, 1939.
Retalhos, Porto, 1944.
Discurso Académico (na sessão inaugural dos trabalhos do Ano Escolar de 1948-1949), Porto, 1950.
Alocuções, Porto, 1951.  
/ 255 /

MARIANO (Maria Manuela S. Cura)
A hispanofilia de Simões Dias, 1948.

MARQUES (Abílio Gonçalves)
Heresias, 1899.

MARQUES GOMES (João Augusto)
D. Manuel Corrêa de Bastos Pina, Bispo de Coimbra, Conde d' Arganil, 1897.
José Estêvão − Apontamentos para a sua biographia, 1889.
D. Manoel Corrêa de Bastos Pina, Bispo de Coimbra, Conde d' Arganil, 2.ª ed. 1898.
Annaes do Santuario de Nossa Senhora de Lourdes em Carregosa, 1906.
Centenario da Guerra Peninsular  Contribuição da Camara Municipal de Aveiro para a sua historia, 1908.
Aveiro, Berço da Liberdade − O coronel Jeronymo de Moraes Sarmento, 1899.
Cincoenta annos de vida publica − O conselheiro Manuel Firmino d'A. Maia, 1899.
História de Portugal popular e ilustrada − XII voI. 1907.
Arte, I ano, n.º 11, 1905 − com colaboração de...
Ao conselheiro Castro Mattoso Homenagem, 1906.
Na Livração − Casa de Quintã, 1909.
Archivo Photographico, 1889 − com colaboração de...
Exposição districtal de Aveiro em 1882-1883 − com colaboração de...
D. Duarte de Menezes − Esboço biographico, 1875.
Feixe de saudades, 1903.
O Conimbricense e a Historia Contemporanea, 1897.
Conselheiro António José da Rocha − Perfil biographico, 1904.
Memoria historico-genealogica da Casa e Solar da Oliveirinha, 1897.
D. Joanna de Portugal (A princeza santa) − Esboço biographico, 1879.
O espinho da corôa de Christo da Casa da Oliveirinha, 1909.
A revolução da Maria da Fonte,1889.
Centenario da Revolução de 1820 − Integração de Aveiro nesse glorioso movimento (Contribuição da Camara Municipal), 1920.
Casa da Magdalena, 1903.
Manoel Jose Mendes Leite − Esboço biographico, 1881.
Aveirenses que morreram, soffreram e combateram pela Liberdade − Monumento levantado à sua memória pelo Club dos Gallitos, 1909.
Conselheiro Antonio Ferreira de Araujo e Silva − Esboço biographico, 1906.
Catálogo da Exposição de Arte Religiosa no Collegio de Santa Joanna Princeza, 1895.
O edifício do Convento das Carmelitas − Necessidade de o conservar como recordação historica da cidade d'Aveiro, 1905.
Migalhas bibliographicas − Indicação de algumas obras com referencias á Guerra Peninsular existentes na livraria de...
Santuário de Lourdes de Carregosa, 1902.
A Vista Alegre − Apontamentos para a sua historia, 1883
I Centenário do nascimento de José Estêvão, 1909.
O Prior do Crato em Aveiro, 1580. Notas e documentos, 1894 com colaboração de...
Madre Maria Ignez Champalimaud Duff − Homenagem da Imprensa Periodica de Aveiro á sua memoria, 1910.
Catalogo da Exposição Districtal de Aveiro promovida pelo Grémio Moderno em 1882, 1883.
O Districto de Aveiro − Noticia Geographica, Estatística, Chorographica, Heraldica, Archeologica, Historica e Biographica da cidade de Aveiro e de todas as villas e freguezias do seu districto, 1877.  
/ 256 /
Memorias de Aveiro, 1875.
Subsidios para a historia de Aveiro, 1899.
Luctas Caseiras − Portugal de 1834 a 1851, 1894.

MELO (Crysanto de)
Brasil, Terra de Amor e de Beleza de Henry Vallotton − Trad. de...
Os Estranhos Costumes do Continente Negro de Fred Blanchod − trad. de ....
História de um Caso do Dia de Jean-Jacques Gautier − trad. de...
Educação do Amor de René Biot − trad. de...
Reflexões sobre a Psicanálise de Jean Lhermitte, Juliette Bontonier,.
Maurice Nédoncelle e Vérine - trad. de...

MELO FREITAS (Joaquim de)
Casus belli, 1876.
Ironias Transparentes, 1876.
Violetas, 1878.
Homenagem a Serpa Pinto, 1879.
Manuel Firmino de Almeida Maia.
Garatujas, 1883.
Arquivo Fotográfico (8 números), 1884.
O Nosso Ultimatum, 1890
A Granel, 1890.
O Desastre Militar de 25 de Setembro de 1904, 1904.
O Distrito de Aveiro, 1910.
Centenário de José Estêvão (conferência), 1909.
A Família de José Estêvão (conf.), 1909.
Feixe de Motivos por que na parte nobre do Convento de Jesus de Aveiro se deve instalar um museu distrital ou municipal, 1911.
O desenlace previsto da actual Conflagração Europeia, 1916.
O Turismo no Distrito de Aveiro, 1921.
Autógrafo com a reconstituição de um discurso de improviso no Teatro Aveirense (Dia do Brasil), 1922.
Discurso proferido no Teatro Aveirense em 15 de Novembro de 1923
A Época
(jornal), Anos 1.º e 2.º. 1835-1887.

MENDES (Platão)
Não fotografe ao acaso (editora Educação Nacional).

MIRANDA (A. Augusto de)
Scenas da Aldeia, 1909.
Os meus ídolos, 1914.
Manual Teórico e Prático dos Juizes Municipais, Instrutores e Populares, 1928 − 1.º vol. 1931 − 2.º vol.
Aos marinheiros de Portugal, 1925.
Colónia Penal de Macau.
A acção católica e a crise religiosa contemporânea
, 1945.
Manual Teórico e Pratico dos juízes municipais não especiais, instrutores e populares e chefes de posto, 2.ª ed.
Posse e tutela possessória, 1945.
Guia Judicial dos Juízes instrutores e chefes de posto, 1925.

MOURA (Frederico de)
Alguns passos da vida de Camilo, 1950.

NUNES (Aníbal Catarino)
O Homem Clássico, o Homem Medieval, o Homem Moderno, 1925.
/ 257 / [Vol. XVII - N.º 68 - 1951]

OLIVEIRA (Henrique de)
Sobre um caso de tumor retroperitoneal, 1935.
Notes sur la structure du tissu osseux. 1932.
Contribuição para o estudo da dispersão das aglutininas antibrucélicas humanas em Portugal, 1950.
Contribution à la connaissance de la mécano-structure du tibia humain, 1932.
Reacção de Wright e Tuberculose Pulmonar, 1940.
O meio de Klodnizky modificado na bacteriostase selectiva no Género Brucella, 1950.
Uma helmintíase ignorada − A Strongyloidose, 1951.
Tinea Capitis (Contribuição para o seu estudo etiológico no Centro de Portugal), 1950.
Dois anos de funcionamento do Centro de Transfusão de Sangue dos Hospitais da Universidade de Coimbra − s. d.
Novos Aspectos da Serologia da Febre Tifóide, 1945.
O primeiro caso de leptospirose ictero-hemorrágica identificado no Centro de Portugal, 1951 − com colaboração de...
Ensaio de Bacteriostase no Género Brucella, 1951 − com colaboração de...
Sobre Enterococos e Enterococcias, 1939.

OLIVEIRA E SILVA (João Belo de)
A concentração hidrogeniónica na prática biológica, Coimbra, 1932.
Funções do Sistema Diencéfalo-Hipofisário, Coimbra, 1935.
Estado Actual da Fisiologia da Hipófise (Conferência), Coimbra, 1935.
Curriculum vitae de João de Oliveira e Silva (apresentado ao concurso para o lugar de professor extraordinário de Fisiologia e Química Fisiológica da Faculdade de Medicina de Coimbra), Coimbra, 1944.
Novos aspectos Funcionais e Clínicos da Sexualidade, Coimbra, 1944.
Córtex supra-renal (Alguns aspectos e problemas de fisiologia e fisiopatologia), Lisboa, 1947.
Sumário das Lições Teóricas do Curso de Química Fisiológica, Coimbra, 1948.
Dois Conceitos de Nemendocrinologia na Fisiologia do Sistema Diencéfalo-Hipofisário, Lisboa, 1948.
Lições de Química Fisiológica, 1 voI. (A Matéria viva), Coimbra, 1951.

PATO (Jaime S.)
Problemas da Região de Aveiro, 1948.

PEIXINHO (Lourenço Simões)
Tratamento da Hypertrophia das Amygdalas palatinas, 1905.

PIEDADE MORAIS (António Hortêncio da)
Apontamentos para Lições de Filosofia, 1930.
Cadernos de História, 1944 e 1945.
Manual de Filosofia, 2 vols., s. d.

PINTO (António Arala)
Fogos − Comunicação [...] ao I Congresso Nacional de Ciências Agrárias, Alcobaça, 1943.
As Árvores, 2.ª edição. Carta-prefácio de Luís de Magalhães, Alcobaça, 1935.
Contos para Miúdos e Graúdos, Alcobaça, 1941.
Maria do Rosário, Peça em 3 actos, Leiria, 1945.
O Pinhal do Rei, Subsídios. I − 1938, II − 1939. Alcobaça. 
/ 258 /

PINTO (Ercília)
Coimbra e os Estudantes, 1943.
Rosas a abrir, 1940.
Crónicas do meu tempo, 1950.
A poesia da Guerra, 1945.
Uma lição de Música, Poesia e Dança, 1941.

PINTO (Manuel)
Valor dos Raios X nas doenças dos ouvidos, nariz e garganta, 1948.
Curriculum vitae, 1948.

PINTO LOUREIRO (José)
O Concelho de Nelas, antiga Terra de Senhorim, 1940.
O jurisconsulto Manuel de Almeida e Sousa, 1942.
Como reformar as Bibliotecas portuguesas, 1938.
Administração Coimbrã no século XVI, 1942.
Forais de Coimbra, 1940.
Temas jurídicos, 1948.
Tratado da Locação, Vol. I, 1946.
Tratado da Locação, Vol. lI, 1947,
Tratado da Locação, Vol. IlI, 1947.

PORTUGAL (Joaquim da Silva)
A carne na alimentação e na economia agrária (Biblioteca Cosmos).
Ensaio biométrico na vaca marinhoa, 1944.
Esboço Monográfico do Bovino Marinhão, 1945.
A alimentação na exploração dos gados, 1946.
O bovino leiteiro do Baixo Vouga. Seu estado presente e possibilidades futuras in I Congresso Veterinário de Zootecnia, Tomo terceiro.

PÓVOA DOS REIS (Manuel)
O Evolucionismo perante a Religião (Esclarecimento), Coimbra, 1950.
O Ensino das Ciências-Naturais nos Seminários, Coimbra, 1949.

REGALLA (Francisco Augusto da Fonseca)
A Ria de Aveiro e as suas indústrias, 1888.

REIS (André dos)
Acção ordinária por foros, 1915.
Alegações finais dos R R numa acção de águas, 1915.
O Descanso Semanal, 1927.
Uma questão acerca dos chamados foros do Prazo da Oliveirinha, 1917.
Interpretação duma estância dos Lusíadas. Problema Literário, 1933.
Versília, a Onda, (Tradução), 1929.
Por quem choras? (Poesia).
A Ocasião (poesia).
Saudade (poesia).
Salve, Calpe! (poesia).

REIS (Manuel dos)
Sobre os Princípios Fundamentais do Cálculo das Probabilidades, 1929.
O Problema da Gravitação Universal, 1933.
Galileu e a Astronomia, 1943.

ROCHA E CUNHA (Silvério da)
O Porto de Aveiro (Conferência realizada em 5 de Maio de 1923, na sede da Associação dos Engenheiros Civis Portugueses), Aveiro, 1933. 
/ 259 /
Relance da História Económica de Aveiro (Soluções para o problema marítimo, a partir do século XVII). Conferência realizada em 14 de Junho de 1930.
A Marinha de guerra e a Educação Nacional (Estudo crítico da actual organização do ensino e educação naval), Conferência de 12 de Abril de 1907.
Noticia sobre as indústrias marítimas na área da jurisdição da Capitania do porto de Aveiro, Aveiro, 1939.

ROSA (Acácio)
A nossa independência e o Iberismo.
Pescando uma Pérola
, 1915.
O Apóstolo São Tomé, 1939.
Impressões. Avuela pluma, 1893.
Tentando a Crítica (prefácio em livro de Mello de Mattos), 1897.

RUELLA (Augusto)
Subsídios para o estudo das possibilidades forrageiras de Entre Douro e Minho, Porto 1936.
A Chicória para Café (Nas proximidades de Aveiro), Lisboa, 1915.

SACRAMENTO (Mário).
A Criança nas Relações com o adulto, Porto, 1943.
Retrato de Eça de Queirós, (Lido na Escola de Belas-Artes do Porto em 13 de Junho de [944).
Eça de Queirós − Uma Estética da Ironia, Coimbra, 1945.

SEABRA DINIS (J.)
Psicanálise, 1945.
Sobre o Esquema Corporal, 1942.
Anais Portugueses de Psiquiatria, 3 vols. 1949-1951; secretário de redacção...
Occupational Therapy and Rehabilitation, 1951.
Qccupational Therapy in Psychiatry Historicallntroduction, 1951.
Evolution et tendances actuelles de Ia psychanalyse, 1951.
Sur l'étude de Ia psychopathologie de Ia dépersonnalisation, 1951.
Psychiatrie sociale, 1951.
Terapêutica ocupacional em psiquiatria Introdução histórica, 1950.
Reabilitação em Psiquiatria, 1948.
Alguns aspectos da personalidade de Egas Moniz, 1950.

SILVA (José Marques)
Radiodiagnóstico da Tuberculose Pulmonar, 1918.

SILVEIRA (António da)
Raman Effect of Concentrated Electrolytic Solutions, 1939.
Teoria da Electricidade − Segunda Parte, Campo Electromagnético, 1948.
Relatividade, Ondas e Corpúsculos, 1939.
Estructura da Luz Hipótese dos Quanta = Métodos de Estatística, 1938.
On the fundamental vector of the magnetic field and the magnetostatic pressure, 1948.
Sobre as Forças de Laplace em Teoria de Maxwell, 1946.
Generalização do Teorema de Mínimo da Electrocinética − s. d.
Sur l'effet de Raman dans les solutions salines, 1932 − com colaboração de ...
Sur l'effet de Raman dans les solutions de sels cuivriques, 1932. 
/ 260 /
On Helmholtz's Electrodynamical Potential and the lnduction Coefficients of Unclosed Currents in Quasi-stationary Processes, 1944.
On the Fundamental Vector of the Magnetic Field and the Magnetostatic Pressure, 1948.

SILVEIRA (Joaquim Albino da)
O Latim «Fabrica» na Língua e na Toponímia Portuguesas, 1935.
Erros nos Dicionários da Língua, 1951.
Gândavo, não Gandavo, 1947.
O latim 'laudemium', 1949.
Vocalismo brasileiro Dois apelidos, 1942.
Sobre o nome 'Camões', 1927.
Estudos sobre o vocabulário português (Formas, sentidos, prosódia, origens), 1948.
Estudos sobre o vocabulário português (Zevro, Zebra), 1949.
Erros de Prosódia − O prestígio dos esdrúxulos, 1944.
Toponímia Portuguesa (Esboços) − s. d.

SOARES (Feliciano)
Uma hora d'Antom, 1941.
Crucificados, 1915.

SOARES (José Maria)
A Higiene d'Aveiro, 1904.

SOARES DA GRAÇA (Serafim)
A lgreja de Recardães, 1939,
Pessoas & Coisas da Minha Região − Vária.
A Jornada da Rainha Santa à Galiza no Ano de 1325 − Sua passagem por terras do Distrito de Aveiro, 1950.

SOUTO (Alberto)
Cartas de Fusilados, Introdução de... Porto, s. d.
Em prol do Distrito. 1 − A questão distrital e a questão provincial, Aveiro, 1940.
A Estação Arqueológica de Cacia − I, Aveiro, 1930.
Arte Rupestre. Arqueologia Prehistórica do Distrito de Aveiro, Figueira da Foz, 1938.
Os Afloramentos Ante-Mesozoicos do Rebôrdo da Meseta Ibérica no Distrito de Aveiro, Figueira da Foz, 1936.
Origem da Ria de Aveiro, Aveiro, 1923.
Aveiro na Obra de Camilo, Aveiro, 1943.
Marmitas Eolianas na Serra da Estrela, Aveiro, 1922.
Joaquim de Melo Freitas, Aveiro, 1924.
Waterloo!..., Porto,1935.
A «Pelagia Insula» de Festus Avienus, Guimarães, 1933.
Sobre a Festa da Paz e da Vitória em Aveiro, Carta por... Aveiro, 1918.
Elogio fúnebre de Firmino Costa, Aveiro, 1943.
Da lnstrução Contraditória nos Peitos Crimes, Aveiro, 1919.
O Museu Oceanográfico e a obra de Naturalista do sr. Luiz Gonzaga do Nascimento, Aveiro, 1940.
Alguns problemas da urbanização de Aveiro, Aveiro,1948.
Evolução histórica do Seguro, Coimbra, 1919.
A História, o Drama e a Graça da Água, Aveiro,1930.
Arte Rupestre em Portugal (Entre Douro e Vouga), Porto,1932.
A Educação de Sparta, Aveiro, 1921.
Uma lágrima (sobre o féretro de Álvaro de Mello), 1908.
O Túmulo de D. Catarina de Ataíde, Aveiro,1951.
Escudelas das Fragas, Aveiro, 1923.  
/ 261 /
As pescarias da Terra Nova na Economia Portuguesa, Aveiro, 1914.
Etnografia da Região do Vouga, Coimbra. 1929.
O Banco Regional de Aveiro . . . Lisboa, 1920.
Romanização no Baixo-Vouga, Porto, 1942.
Museu de Aveiro, Aveiro, 1926.
Blocos erráticos na mesopotâmia da Beira-Mar, Aveiro, 1950.
Aveiro e a sua Arte. . . Aveiro, 1949.
Almanaque d' A Liberdade, 1912. Aveiro. Colaboração de...
Almanaque d' A Liberdade, 1913. Aveiro. Colaboração de...
A Caixa Económica de Aveiro, Aveiro, 1919.
Estatutos do Banco Regional de Aveiro, Aveiro, 1950.
Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro, Lisboa, 1924.
Banco Regional de Aveiro, L.da, Aveiro, 1920.
Trabalhos da Comissão organizadora do Grémio dos Importadores (Algodão em Rama), Porto, 1935.

SOUTO (Ricardo Nogueira)
Angeja e a região do Baixo Vouga, 1937.

TAVARES (José Pereira)
O poeta Melodino (D. Francisco M. de Meio) − Rimas Portuguesas e Orações Académicas, Prefácio e notas, Porto, 1921.
Filinto Elísio − Poesias. Selecção, prefácio e notas, 1941.
Como se devem ler os clássicos, Livraria Sá da Costa. Lisboa, 1941.
As Viagens na minha terra, (Separata do Tomo X, 2.ª série, da Revista da Faculdade de Letras de Lisboa, Lisboa, 1943.
As Metamorfoses de António Dinis da Cruz e Silva, Coimbra, 1944.
Humanitas, VoI. II. (Epifânio Dias e Júlio Moreira, editores e comentadores de textos latinos), Coimbra, 1949.
O Hissope (poema herói-cómico em 8 cantos de António Dinis da Cruz e Silva), Reprodução de um Manuscrito inédito do Século XVIII, com prefácio e anotações. Edição da «Revista de Portugal», Lisboa, 1950.
O Ensino da Língua Portuguesa nos Liceus, 1913-1914, Lisboa, 1914.
História da Língua Portuguesa (Conferência), Lisboa, 1923.
Ortografia Portuguesa, (Manual do estudioso da Língua), Coimbra, 1928.
História do Liceu de Aveiro, Figueira da Foz, 1937.
Alguns Aspectos da Linguagem de Machado de Assis, Coimbra, 1942.
Selecta de textos Arcaicos e Medievais (VI e VII cl. dos Liceus), Porto, 1923, Aprovada oficialmente.
Selecta de Textos Arcaicos, (VII ano), Lisboa, 1939.
Selecta de Textos Arcaicos, (Ensino Liceal − Português VII ano), Livro único, Lisboa, 1951.
Livro de Leitura (1.º ciclo − 1.ª e 2.ª classes dos Liceus), Lisboa, 1932.
Selecta Literária (2.º ciclo − 3.ª, 4.ª e 5.ª classes dos Liceus), Lisboa, 1934.
Gramática Elementar de Português (aprovada oficialmente para os 4.º, 5.º e 6.º anos dos Liceus), Lisboa, 1937.
Livro de Leitura (aprovado oficialmente para os 1.º, 2.º e 3.º anos dos Liceus), Lisboa, 1937.
Epítome de Gramática Portuguesa, (Aprovado oficialmente para os 1.º, 2.º e 3.º anos dos Liceus), Lisboa, 1938.
Livro de Leitura (Aprovado oficialmente para o 1.º ciclo Liceal), Lisboa, 1948.
Livro de Leitura (Parte 1−1.º Ano) − Livro único, Lisboa, 1950.
Livro de Leitura (Parte Il−2.º Ano) − Livro único, Lisboa, 1950.
Método Elementar de Latim (3.ª classe dos Liceus), Lisboa, 1934.
Método Elementar de Latim (4.ª e 5.ª classes dos Liceus), Lisboa, 1934.
/ 262 /
Método Elementar de Latim (Aprovado oficialmente para os 4.º, 5.º e 6.º anos dos Liceus), Lisboa, 1937.
A Eneida de Vergílio (Aprovado oficialmente para o 7.º ano dos Liceus), Lisboa, 1937.
De Bello Gallico de César (Aprovado oficialmente para o 6.º ano dos Liceus), Lisboa, 1937.
Fábulas de Fedro (V ano), Lisboa, 1937.
Cinquenta Fábulas de Fedro (para as crianças lerem, estudarem e meditarem), Aveiro, 1929.
O Crime do Padre Amaro − Análise das duas primeiras redacções Aveiro, 1943.

TOMÁS VIEIRA (António)
Lições de Ciências Geográfico-Naturais, 2.ª ed., 1950 (2 vols.).

TRINDADE SALGUEIRO (D. Manuel-Arcebispo de Mitilene).
Um bispo (Elogio fúnebre pronunciado nas exéquias solenes, por alma de D. Manuel Coelho da Silva), Coimbra, 1936.
O papel da vontade na educação, 4.ª edição, Coimbra, 1941.
Mensagem Cristã − Jesus, Coimbra, 1945.
Pureza e Sensualismo, 4.ª edição, Coimbra, 1950.

VALE (CarIos Vilas-Boas do)
Noites brancas, 1930.

VAZ (João Abel Rebocho)
Ossadas da Guerra, 1921.

VAZ CRAVEIRO (Eduardo)
Edro. Versos de. . . Ílhavo, 1924.
A Neta do Moleiro. Conto de Outono. Ílhavo, 1925.
Romaria, Ílhavo, 1925.
Queima das Fitas, IV Ano Médico de 1926-1927. Com versos de... Coimbra, 1927.
O Veneno das Seringas. Colaboração de Matos Braz, Coimbra, 1928.
Fuso de sonhos. Poemas, Coimbra, 1933
Símbolos. Poemas, Coimbra, 1933.
Os Loucos. Versos de.. Coimbra, 1939.
De Mim, da Terra e do Mar. Versos, 1941.
Princípio e Intermédio. Poemas. Braga, 1944.
O Filho de Deusa. Poema de... Coimbra, 1949.
A Escola Primária Fábrica de Arte Moral, Aveiro,1951.

VILHENA (Firmino de)
Estio Festivo, 1922.
Creanças, 1885.
Amores no Campo, 1916.
No Farol. Temporada de 1915.
No Farol. Temporada de 1916.
Noivos, 1894.
Hespanholas, 1885.
Em Terras de Lafões, 1919.
Mulheres da Cruz Vermelha.
A Fabia em Aveiro
, 1901.
Renova do Catimbau, 1904.
Período de Sombras, 1902.
Perdão! 1886.
O Beijo, 1886.  
/ 263 /

ZAMITH (Fernando)
Como resolver problemas de Física, 2.ª edição, Braga, 1932.
Curso Elementar de Física, de colaboração com N. Prudente (para o 2.º ciclo Liceal), Porto, 1944.
Curso Elementar de Física. (De acordo com o programa do VII ano dos Liceus), de colaboração com J. Teixeira, Porto, 1948.
Problemas de Física e Química (Para o 2.º ciclo dos liceus), de colaboração com J. Teixeira, Braga, 1950.
Problemas de Química (Para o Curso Complementar de Ciências dos Liceus), de colaboração com J. Teixeira, Braga, 1950.
Problemas de Física (Para o Curso Complementar de Ciências dos Liceus), 3,ª edição, 1949.

_________________________________________

(1) Componentes da Tuna: Alberto Casimiro Ferreira da Silva (violoncelo), Alexandre dos Prazeres Rodrigues (viola), Dr. António Augusto Miranda, desembargador (violino), major António Ernesto de Almeida (bandolim), Dr. António Joaquim Soares (violino), Dr. António Pires Vicente (bandolim), António Ramires Ferreira (violino), António Simões Cruz (viola), Dr. Apolinário Portugal (flauta), Carlos Aleluia (violino), Dr. Francisco Alves Ferreira (violino), Francisco Simões Cruz (viola), prof. Guilhermino Ramalheira (rabecão), Dr. Jaime Portugal (violino), João António de Morais Sarmento (viola), João Pedro Ferreira Júnior (viola), prof. Joaquim Calado (violoncelo), Dr. Joaquim Portugal (violino), prof. José Duarte Simão (viola), José Laranjeira Marques (viola), José Marques Baeta (violino), Dr. José Pereira Tavares (viola), Dr. José Vieira Gamelas (viola), D. Maria José Cardoso Gamelas (violino), Dr. Miguel Peres de Vasconcelos (viola), Orlando Peixinho (bandurra), e Rui Ferreira Dias Coimbra (violino).
 

Actores das duas peças: Francisco Simões Cruz, Carlos Martins, António de Carvalho Simão, Coronel João Pereira Tavares, Dr. Francisco Ferreira Neves, Luís Firmino Regala de Vilhena, João António de Morais Sarmento, Rodolfo de Albuquerque, Dr. Francisco da Silva Mendes, Dr. Eduardo Vaz Craveiro, Dr. Manuel Bernardo Balseiro, D. Luísa Corujo Balseiro, Alferes Carlos Elmano Rocha, Dr. Manuel Nunes da Fonseca, D. Eduarda Senos da Fonseca, Dr. Dorindo de Miranda, D. Isolete Senos de Miranda, Dr. João Rigueira, D. Maria Dagmar Rocha Rigueira, D. Joana Vitorina Corujo Ramalheira, Dr. Paulo Ramalheira, Dr. Alcino Couto, Dr. José Santos, Dr. Augusto Bilelo, Dr. Amílcar de Castro, Dr. João André Senos, D. Maria Cândida da Cruz Senos, Eng.º Manuel Matias, Júpiter da Silva Peixe, Sílvio Ramalheira, Dr. Orlando Gomes da Costa, D. Maria Fernandes Pereira da Silva Castro, António José Osório Flamengo; e prof. José Duarte Simão, Eduardo Ala Cerqueira e Eng.º António Gaioso Henriques.

 

_________________

 

 

[NOTA] - A conversão deste 17.º volume para formato digital permitiu que o programador destas páginas relacionasse as imagens de um álbum fotográfico, sem legendas nem datas, existente no arquivo da Escola Secundária José Estêvão (actualmente Agrupamento de Escolas com o mesmo nome) com tudo quanto José Pereira Tavares deixou registado neste artigo. Isto permitiu que o professor Henrique J. C. de Oliveira pudesse elaborar, em 10 de Fevereiro de 2018, a reportagem fotográfica do evento. Infelizmente, desconhecemos quem terá ou terão sido os fotógrafos, porque nada está indicado no álbum. Seja como for,  passa a ser possível, a partir de agora, recordar o evento através de uma breve reportagem fotográfica. Se a quiser ver, clique na hiperligação:
 

Reportagem fotográfica.

Página anterior

Índice

Página seguinte