Acesso à hierarquia superior.

 

dezembro 2022 – fevereiro 2023

Jornal n.º 12

Considerada a segunda causa de morte em Portugal, logo a seguir às doenças cardiovasculares, o cancro é ainda uma doença de grande peso, quer para o doente oncológico, quer para as esferas que o rodeiam com cada vez maior impacto social, económico e psicológico.

Rastreios organizados, como o do cancro da mama, do cancro do colo do útero e do cancro colorretal, que permitem a deteção e diagnóstico precoce e tratamentos orientados para cada caso em específico, são algumas das formas de melhorar as expectativas e evitar cancros incuráveis.

Estilos de vida saudáveis são sempre fortemente recomendados quando falamos em prevenção do cancro.

Atividade física, cuidados alimentares, redução de hábitos alcoólicos e cessação tabágica são fatores de risco modificáveis e que estão ao alcance de todos.

Durante o ano de 2023, a USF Moliceiro estará empenhada nos diferentes rastreios oncológicos através de atividades direcionadas à comunidade que sensibilizem os seus utentes para a importância dos rastreios e vigilância da saúde.

Fiquem alertas,

prevenir será a palavra do ano em 2023 na USF Moliceiro!

O coordenador da USF Moliceiro,

Dr. Leandro Marcolini


Liga dos Amigos da USF Moliceiro e o SNS

Na continuação da actividade, que já começa a tornar-se uma tradição, a Liga dos Amigos da USF Moliceiro, o Núcleo de Humanização irão, mais uma vez, reunir vontades para concretização, com o apoio de algumas empresas da região, conseguir atribuir o Cabaz de Natal a uma família por cada médico desta unidade. Assim, no período natalício, teremos um dia em que oito famílias receberão o seu cabaz, tornando-lhes deste modo o Natal mais confortável, numa altura em que as dificuldades materiais têm vindo a agravar-se.

Gostaríamos de lembrar que a cotização de sócios da Liga dos Amigos é fundamental para a concretização das nossas iniciativas em prole dos mais desfavorecidos.

Aproveitamos para enviar a toda a Família Moliceiro os votos de um FELIZ NATAL e o desejo de um ANO NOVO com menos problemas que o findante.

Nota: A ortografia é da inteira responsabilidade dos autores dos artigos.

 

página 1/4

  Página anterior  

Índice

  Página seguinte