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Por que é tão mau o
cinema português? Ele nem chega a ter outro carácter que o da urdidura
piegas, da técnica insuficiente, da representação boçal. Como elemento
típico, só sendo o da mediocridade antipática.
Donde vêm as causas
de tão patente malogro? Para o descalabro teatral fala-se sobretudo do
desinteresse do público. Tratando-se de cinema, ninguém dirá que o
público português desgosta do cinema... estrangeiro. Mesmo quem não
tenha em grande conta o critério nacional é forçado a reconhecer que nem
sempre o público se mostra incompetente, como neste caso de desapreço
pelo cinema lusitano.
Falta de dinheiro
para suculentas produções? Não, que algumas das melhores obras
produzidas noutros países são duma pobreza material a toda a prova.
Falta de público?
Menos ainda, como já se disse, havendo bom cinema.
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Falta de actores?
Além de se verem em Portugal actores suportáveis, sabe-se que noutras
terras alguns filmes interpretados por amadores saíram primorosos.
Que faltará antes de
tudo o mais? Creio que – realizadores.
Com um realizador à
altura, suprime-se muita despesa, criam-se os bons actores, forjam-se
técnicos competentes, desenvolve-se o interesse do argumento...
E que será um
realizador por excelência, dado que se atribua tanto valor à função de
realizar? Quanto a mim, um romancista. Quem consegue movimentar vidas e
situar coisas no papel, por certo melhor o fará no ecrã, com uso de
«material vivo».
Escrever um romance
ou realizar um filme, isso talvez só implique uma divergência mínima,
que será: enquanto no romance tudo provém da fecundidade do autor, no
filme o realizador aproveita muitos dos materiais estranhos a si.
E que o verdadeiro
autor dum filme seja o chamado realizador, ou o argumentista, ou os
actores, isso, nem chega a interessar grande coisa, tanto mais que, se
todos os elementos que nele entram tiverem merecimento, podem arrogar-se
em conjunto a autoria – como numa associação de vários romancistas, em
co-autoria. Só é que aquilo a que chamarei um realizador perfeito – «um
romancista – poderia suprir tudo o mais, como autor.
Para escrever um
romance, que condições são exigíveis ao autor? Imaginação, intuição,
conhecimento. Criar uma «história» é condição dependente da introspecção
psicológica, da realidade observada; para um perfeito conhecimento
humano não bastam a observação e a aprendizagem: é indispensável uma
rigorosa intuição...
Parece até que só um
romancista – isto é, com capacidade de romancista – poderá mover os
actores sem os exageros teatrais ou as insuficiências convencionais.
Quem como ele conhece a maneira de agir duma personagem, os gestos, as
palavras, o tom de voz em dadas circunstâncias? Por certo só quem tenha
a intuição da vida será capaz de conseguir tanto; mas quem isto tiver já
possui uma condição básica do romancista.
O realizador
perfeito necessitará ainda de conhecer o público, coisa esta
igualmente dentro da visão do romancista, que, se muito o desejar – o
que raramente acontece, para honra sua – acaba sempre por cativar o
interesse do público.
Quanto aos técnicos,
a esses, usá-los-ia o romancista como à máquina de escrever ou a fita de
gravar: puros elementos de uso material, e cuja competência ele aferiria
pela maneira corno preenchessem a sua intenção.
Para com os
artistas – todos quantos usam mais da arte que da técnica, que
pintam um cenário, compõem um fundo musical, escrevem os versos duma
canção – o romancista – ou realizador perfeito – embrechá-los-ia
no filme, mas dum modo artístico. Quero dizer que, tal como um técnico
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ou de fotografia, seriam aplicados – ainda que para obter efeitos
artísticos – como elementos singelos de uso técnico, assim os artistas
seriam tão-somente aplicados pela sua função.
Mesmo quando o
realizador adopta um argumento de outrem, ele como que declara a sua
incapacidade de realizar perfeitamente, quer pretenda homenagear um
autor ao tomar-lhe o tema da obra, quer pretenda dispensar-se do
trabalho de concebê-la. Ao dar continuidade à obra cinematográfica,
partindo do argumento, ele terá que agir como se houvera escrito este,
com capacidade implícita para criar, mesmo quando não crie. Sem esta
condição, acontecerá que personagens, com uma alma definida pelo seu
criador, andem a cirandar no ecrã, como se tivessem arranjado outra de
empréstimo e dentro dum ambiente a elas completamente estranho, assim
como que acossadas pelo desastrado do realizador.
Repare-se, porém,
que, quando se fala em romancista com suposta natureza de realizador
perfeito, não se pretende dizer homem que escreve obras célebres, e,
portanto, duma tal capacidade ao romancear, que pressupõe outra idêntica
ao realizar. Romancista típico será apenas aquele que escreve ficção
criteriosamente, investigando dentro das pessoas, estudando
acontecimentos, analisando coisas – como cientista que observa fenómenos
– com uso da razão e da sensibilidade para um fim transcendente.
Que a obra de tal homem seja de valia ou não, isso não lhe tira nem dá a
ele o carácter de romancista. Nas condições e intenções com que escreve
se lhe patenteia a natureza, rica ou pobre, mas sempre dum certo
género.
Aos outros, a quantos
fazem romances para vulgar entretenimento próprio e alheio, a esses
chama-se-lhes fautores de historietas, mesmo que tais historietas sejam
valiosas.
Para com os
realizadores haja o mesmo critério. Sejam eles o equivalente a
romancistas – romancistas no vivo. Quando um só homem ensaia actores,
concebe argumentos, escolhe cenários, está em campo um realizador
verdadeiro, ainda que possa ser de pouco valor. E, se uma equipa de
técnicos e artistas o substituir em todas as funções, haverá então como
que um realizador artificial, composto de muitas peças a trabalharem
coordenadamente, que são outros tantos realizadores imperfeitos,
e que só por feliz achado dão um realizador perfeito.
Em Portugal ainda
ninguém viu tal achado, e um realizador perfeito, nem sequer
foi... procurado.
Reinaldo de Carvalho |