F. Marques Rodrigues, A santa inquisição no dist. de Aveiro, Vol. XV, pp. 60-78

A SANTA INQUISIÇÃO

NO DISTRITO DE AVEIRO

◄◄◄ − Continuação do vol. XIV, pág. 316)

1720 − Feira − Fernando de Magalhães de Meneses, solteiro, fidalgo da Casa Real, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, natural e morador na quinta do Covo, no concelho da Feira, bispado do Porto; filho de António de Magalhães de Meneses e de D. Ana Barbosa; (não tem os restantes elementos genealógicos). Era irmão inteiro de Gaspar de Magalhães de Meneses, familiar do Santo Ofício. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 19-9-1720. M. 4, n.º 72.
     Obs. − Tem juntas as diligências de D. Luísa Joana de Sousa, natural da vila de Trofa, bispado de Coimbra, para o efeito de casar com este familiar, aprovadas em 14-8-1722. Era filha de Bernardo de Carvalho de Lemos e de D. Maria Madalena de Sousa de Meneses, senhores da vila de Trofa; neta paterna de Hierónimo de Carvalho de Vasconcelos e de D. Hierónima de Lemos; neta materna de Manuel de Sousa de Meneses, da casa de Pentieiros, freguesia de Esturãos, arcebispado de Braga, irmão inteiro, de Garcia de Sousa de Meneses, deputado do Santo Ofício na Inq. de Coimbra, e de D. Margarida de Sonsa de Vasconcelos, da casa de Figueiredo das Donas, no concelho de Lafões, bispado de Viseu.

1763 − Oliveira de Azeméis − Fernando José de Sousa da Silva, alferes, casado, proprietário, natural e morador da freguesia de S. Miguel de Oliveira de Azeméis, comarca eclesiástica da Feira, bispado do Porto; filho do ajudante Cipriano de Sousa e Silva e de Clara de Pinho; neto paterno de Ant6nio de Sousa e de Luísa da Silva; neto materno de Fernando de Pinho e de Isabel Dias. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 15-1101763. M. I, n.º 112. / 61 /

1686 − Aveiro − Fernão Lopes, clérigo, natural de Aveiro, filho de Manuel Domingues e de Isabel Fernandes; neto paterno de Domingos Gonçalves e de Isabel Fernandes; neto materno de João André e de Isabel Fernandes. Inq. de Goa, Provisão de notário do Santo Ofício em 15-3-1686. M. 2, n.º 48.

1651 − Esmoriz − Fernão Pereira Soares, clérigo, abade de S. Lourenço do Douro, bispado do Porto, bacharel em Cânones pela Universidade de Coimbra, natural de Santa Maria de Esmoriz, terra da Feira; filho de João Martins do Ferrapo e de Maria Soares; neto paterno de Pedro Mateus e de Maria Jorge; neto materno de Bento Rodrigues Soares e de Luísa Soares. Inq. de Coimbra. Provisão de comissário do Santo Ofício em 9-12-1651. M. I, n.º 21.

1633 − Eixo − Fernão Soares, criado do bispo inquisidor geral, natural de Cascais; filho de António Soares e de Catarina Serra; neto paterno de Francisco Soares e de Catarina de Araújo, naturais da vila de Eixo, neto materno de Luís Serra e de Maria Fernandes, naturais de Cascais. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 16.3.3. M. I, n.º 15.

1738 − Feira − Francisco de Almeida Cabral, casado, cirurgião, natural da Vila da Feira e morador no Porto; filho de André da Silva e de Rosa Maria da Fonseca; neto paterno de Domingos da Silva e de Maria de Freitas; neto materno de António Rodrigues, o Bucho, por alcunha, e de Joana da Fonseca. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 13-5-1738. M. 57, n.º 1124.

1748 − Feira − Francisco Álvares da Costa, solteiro, negociante, natural de Sanfins, concelho da Feira e morador em Pinheiro de Ázere, bispado de Viseu; filho de Simão Álvares e de Maria da Costa; neto paterno de Simão Manuel e de Maria Álvares; neto materno de Dionísio da Costa e de Maria de Resende. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 9-3-1748. M. 69, n.º 1282.

1773 − Oliveira do Bairro − Francisco António da Cruz, casado, que vive de suas fazendas, natural e morador de S. Miguel de Oliveira do Bairro, bispado de Coimbra; filho de António Francisco Teixeira e de Bárbara da Conceição; neto paterno de Gaspar Francisco e de Isabel Fernandes; neto materno de Miguel João e de Esperança João. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 12-2-1773. M. 119, n.º 1781. / 62 /

1772 − Águeda − Francisco António Laré, solteiro, natural e morador de Santa Eulália de Águeda, no bispado de Coimbra; filho de João António Laré e de Luísa Joana; neto paterno de João Laré e de Águeda Maria; neto materno de Manuel Ferreira e de Maria Francisca. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 13-1-1772. M. 116, n.º 1755.

1721 − Aveiro − Francisco Caetano Cabral Rangel, solteiro, superintendente da caudelaria da comarca de Coimbra, natural de Góis, morador em Aveiro; filho do sargento-mor da comarca de Coimbra, Manuel de Castanheda Cabral de Mune e Horta, familiar do Santo Ofício, e de D. Maria de Quadros Rangel; neto paterno do capitão Francisco Cabral Belo e de Maria Castanheda de Mune; neto materno de António Rangel de Quadros e de D. Ana da Veiga Cardoso. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 29-8-1721. M. 44, n.º 908.

1691 − Águeda − Francisco da Costa, casado, ourives do ouro, natural de Águeda e morador em Lisboa; filho de Diogo Jorge e de Maria da Costa: neto paterno de Manuel Afonso e de Guiomar Jorge; neto materno de João da Costa e de Maria do Vale. Inq. de Lisboa. Não consta se lhe foi concedida ou negada a carta de familiar do Santo Ofício. As diligências correram em 1691. M. 24, n.º 641.

1731 − Feira − Francisco da Costa, solteiro, negociante, natural e morador do lugar de Silvares, concelho da Feira; filho de Manuel da Costa e de Domingas Fernandes; neto paterno de António da Costa e de Natália Nunes; neto materno de António da Fonseca e de Maria Fernandes. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 9-3-1731. M. 50, n.º 1021.
    Obs. − Tem juntas as diligências de Maria da Silva, solteira, natural e moradora da freguesia de Macinhata da Seixa, da terra da Feira, para o efeito de casar com este familiar, aprovadas em 30- 7- 1734.

1762 − Albergaria-a-Velha − Francisco Dias de Oliveira, natural de Albergaria-a-Velha, termo de Aveiro, e morador no Rio de Janeiro; filho de Miguel Dias e de Maria João; neto paterno de João Dias e de Maria Domingues; neto materno de António Fernandes e de Antónia Henriques. Inq. de Lisboa. Carta de familíar em 29-1-1762. M. 91, n.º 1535.

1733 − Sangalhos − Francisco Fernandes Maia, solteiro, natural de Sangalhos, bispado de Coimbra e morador no Recife do Meio, capitania de Pernambuco, no Brasil; filho / 63 / de António Fernandes Maia e de Isabel Rodrigues; neto paterno de António Fernandes Maia e de Domingas João; neto materno de Manuel Rodrigues e de Catarina Dias. lnq. de Lisboa. Carta de familiar em 11-12 1733. M. 53, n.º 1065.
    Obs. − Tem juntas as diligências de D. Maria Correia de Melo, natural e moradora na vila de Goiana, bispado de Pernambuco, para o efeito de casar com este familiar, aprovadas em 22-5-1745. Ela era filha do coronel Pedro de Albuquerque e Melo e de Maria Correia de Paiva; neta paterna do capitão João Gomes de Melo e de D. Filipa de Freitas; materna do sargento-mor Diogo de Paiva Baracho e de D. Maria Correia Gomes Sarmento.

1734 − Aveiro − Francisco Ferreira de Araújo Brasão, casado, juiz de fora que foi do concelho e Ducado de Lafões, ouvidor no concelho de Sever, da Provedoria de Esgueira, natural de Braga e morador em Aveiro; filho de Domingos Ferreira Braga e de Mariana de Araújo; neto paterno de André Fernandes e de Margarida Francisca; neto materno de Domingos Rodrigues e de Domingas de Araújo. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 25-8-1734. M. 54, n.º 1080.
    Obs. − Casado com Arcângela Micaela Maria, viúva, natural de Aveiro; filha de Manuel Domingues, barbeiro, e de Ana de Azevedo; neta paterna de António Domingues e de Luísa Fernandes; neta materna de António Dias e de Luísa Fernandes.

1692 − Esgueira − Francisco de Figueiredo, solteira, natural de Azurva (?), freguesia de Esgueira, moradar em Goa; filho de João Figueira da Silva e de Madalena de Figueiredo; neto paterno de Manuel Marques e de Catarina Figueira; neto materno de Pedro de Figueiredo Barbosa e de Maria de Sá. Inq. de Goa. Provisão da guarda dos cárceres da Inquisição de Goa, em 22-3-1692. M. 23, n.º 596.

1692 − Aveiro − Francisco Games de Góis, casado, licenciado, juiz de fora na vila de Caminha, natural de Aveiro; filho de João Gomes de Tomar e de Maria André; neto paterno de João Luís e de Andresa Gomes; neto materno de André Fernandes e de Catarina Gaspar. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 16-7-1692. M. 21, n.º 558.
    Obs. − Casado com Maria da Cunha de Almeida, natural de Aveiro, filha de Domingos da Cunha e de Domingas de Almeida; neta paterna de Domingos Dias e de Joana da Cunha; neta materna de Pedro de Almeida e de Maria Nunes.

1767 − Feira − Francisco Gomes Nunes, negociante, solteiro, natural de Vila da Feira, bispado do Porto, e morador / 64 / em Coimbra; filho de Lourenço Gomes e de Maria Nunes; neto paterno de José Gomes e de Preciosa Fernandes; neto materno de António Nunes Cabreiro e de Maria Nunes. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 25-8-1767. M. 103, n.º 1619.

1703 − Oliveira de Azeméis − Francisco Lopes de Oliveira, negociante, natural de Oliveira de Azeméis, concelho da Feira, morador em Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, filho de João Manuel e de Antónia de S. João; irmão inteiro de Domingos de Oliveira Rosa, familiar do Santo Oficio; neto paterno de João Manuel e de Maria Bastos; neto materno de Pedro Lopes e de Domingas João. Inq. de Lisboa. Carta de familiar em 7-10-1703. M. 29, n.º 710.

1623 − Aveiro − Francisco Marques, casado, morador em Aveiro, filho de Domingos Marques e de Bárbara Gonçalves; neto paterno de Marcos Gonçalves e de Francisca Antónia; neto materno de João Gonçalves e de Maria Gonçalves. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 1623. M. 3, n.º 123.

1785 − Silva Escura − Francisco Martins da Silva, solteiro, negociante, natural e morador na freguesia de Silva Escura, concelho de Sever, bispado de Viseu; filho de Domingos de Oliveira e de Mariana Martins; irmão inteiro de Diogo Martins da Silva, familiar do Santo Ofício. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 23-8-1785. M. 125, n.º 1876.

1754 − Oliveira de Azeméis − Francisco de Matos Curveira de Barredo Vasconcelos, solteiro, natural de Oliveira de Azeméis, concelho da Vila da Feira, bispado do Porto, que vive de sua fazenda; filho de Francisco Xavier de Matos Curveira, familiàr do Santo Ofício, e de D. Maria Josefa de Barredo Alcoforado. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 17-12-1754. M. 82, n.º 1423.

1644 − Esgueira − Francisco Pires, casado, cavaleiro professo de Santiago, piloto da carreira da Índia, natural de Esgueira e morador em Lisboa; filho de Manuel Mateus, o Mole; de alcunha, e de Maria Francisca; neto paterno de Pedro Mateus e de Maria Esteves; neto materno de Francisco Pires e de Isabel Mateus. Inq. de Lisboa. Carta de familiar em Setembro de 1644. M. 17, n.º 494.
    Obs. − Casado com Maria Gonçalves, natural de Lisboa, filha de Mateus Gonçalves e de Maria Dias; neta paterna de Miguel Gonçalves e de Maria Roiz, a Galega, de alcunha; neta materna de Manuel Dias, o Pardinho, por alcunha, e de Bárbara Lopes. 
/ 65 / [Vol. XV − N.º 57 − 1949]

1683 − Aveiro − Francisco da Rocha Araújo, natural de Aveiro, morador em Lisboa; filho de João Rocha e de Maria da Silva; neto paterno de Filipe Rocha e de Antónia Gaspar; materno de Manuel Domingues e de Isabel Rebela. Inq. de Coimbra. Apurou-se ter parte de cristão novo e por isso não foi admitido. As diligências decorreram em 1683, M. 1.36, n.º 2049.

1728 − Aveiro − Francisco da Rosa Nunes, solteiro, natural e morador de Aveiro; filho do licenciado Manuel da Rosa e de Maria da Conceição; neto paterno de António Migueis e de Maria Rosa; neto materno de Tomás Nunes e de Antónia Cruz; sobrinho de Tomás Nunes da Cruz, irmão da mãe do habilitando e familiar do Santo Ofício. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 5-.3-1728. M. 47, n.º 972.

1746 − Ul − Francisco da Silva, mercador de panos de linho, natural de Santa Maria de UI, concelho da Bemposta, bispado do Porto, comarca de Esgueira, e morador na vila de Redondo, bispado de Évora; filho de Domingos da Silva e de Domingas Fernandes; neto paterno de Pedro Fernandes e de Maria Fernandes; neto materno de Manuel Jorge e de Maria Fernandes; irmão inteiro de Manuel da Silva, familiar do Santo Ofício na Inquisição de Évora. Inq. de Évora. Carta de familiar em 31-1-1746. M. 67, n.º 123.
     Obs. − Tem juntas as diligências de Eufrásia Maria, natural da freguesia de Santa Susana, concelho de Moura, para o efeito de casar com este familiar, as quais foram reprovadas em 18-3-1760, por cristã nova e mulatisse em grau proibido.

1740 − Sever do Vouga − Francisco Tavares Coelho, casado, proprietário, natural da freguesia de Sever, bispado de Viseu; filho de António Coelho Tavares e de Maria da Mota; neto paterno de António Coelho Tavares e de Antónia André; neto materno de Pedro Francisco e de Ana da Mota. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 1740. M. 60, n.º 1165.
    Obs. − Casado com Francisca Teresa da Cruz, natural do lugar de Cogulo, freguesia de Pessegueiro; filha de Pascoal Rodrigues e de Catarina Francisca; neta paterna de João Francisco e de Marta João; neta materna de Manuel Francisco e de Domingas Nunes.

1737 − Aveiro − Francisco Teixeira Pimentel, solteiro, natural e morador de Aveiro; filho de Estêvão Teixeira Pimentel e de Antónia Pereira da Silva; neto paterno de Pedro Tavares Pacheco e de Joana de Lima Pimentel; neto / 66 / materno de Manuel de Bastos e de Isabel da Silva. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 26-11-1737. M. 57, n.º 1123.
    Obs. − Tem juntas as diligências de D. Teresa Josefa de Lima Pimentel, natural e moradora de Aveiro, para o efeito de casar com este familiar, aprovadas em 14-3-1744. Ela era irmã inteira de José Barreto Ferraz, familiar do Santo Ofício e prima direita de seu futuro marido o dito familiar Francisco Teixeira Pimentel.

1754 − Paus − Francisco Teixeira Veloso da Fonseca Machado, solteiro, capitão, morador em Lisboa e natural do lugar de Fial, concelho de Paus, na comarca de Esgueira; filho de Francisco Teixeira da Fonseca e de Catarina Dias da Costa; neto paterno de Manuel Teixeira da Fonseca e de Maria Brandão; neto materno de Simão Dias da Costa e de Catarina Gonçalves. Inq. de Lisboa. Carta de familiar em 20-12-1754. M. 82, n.º 426.

1739 − Feira − Francisco Xavier de Campos, solteiro, mercador, natural de Santa Maria da Arrifana, concelho de Vila da Feira, bispado do Porto e morador em Lisboa; filho de Manuel Gonçalves e de Antónia Coelho; neto paterno de Manuel Gonçalves e de Catarina Fernandes; neto materno de António Fernandes e de Antónia Coelho. Inq. de Lisboa. Carta de familiar em 13-4-1739. M. 59, n.º 1149.

1663 − Feira − Gaspar de Magalhães, clérigo, abade de Paços de Brandão, terra da Feira; filho de Gaspar de Magalhães e de Maria Fernandes; neto paterno de Gaspar Jorge de Magalhães e de Filipa de Magalhães; neto materno de Fernão Gonçalves e de Águeda Fernandes. Inq. de Coimbra. Provisão de comissário do Santo Ofício em 11-5-1663. M. 2, n.º 95.

1695 − Oliveira de Azeméis − Gaspar de Magalhães e Meneses, solteiro, natural e morador da Quinta do Covo, freguesia de Vila Chã, terra da Feira; filho de António de Magalhães e Meneses e de D. Ângela Tinoco; neto paterno de Gaspar Ribeiro de S. Paio e de D. Antónia de Meneses; neto materno de Manuel Tinoco Barbosa e de Antónia do Rego Barbosa. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 28-3-1695. M. 6, n.º 149.

1642 − Arrancada − Gaspar dos Reis Vidal, casado, natural do lugar de Arrancada e morador em Aveiro; filho de Tomé João e de Maria Vidal; neto paterno de João Gonçalves e de Maria Mateus; neto materno de Marçal Vidal e / 67 / de Maria Dias. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 23-6-1642. M. 2, n.º 74.

1725 − Tabueira − Doutor Geraldo Pereira Coutinho, lente de véspera em Leis na Universidade de Coimbra, natural de Tabueira, do concelho de Esgueira, bispado de Coimbra, morador em Coimbra, familiar do Santo Ofício; filho de Nuno Álvares Pereira e de D. Inês Micaela Coutinho; neto paterno de Sebastião de Almeida Cassalho e de D. Maria de Oliveira; neto materno de Álvaro Cerveira de Azambuja e de D. Filipa Coutinho. Inq. de Coimbra. Provisão de deputado em 9-2-1725. M. 1, n.º 7.  Tinha carta de familiar desde 30-10-1698.
     Obs. − Tem juntas as diligências de Dona Aldonça Maria Pereira de Lacerda, natural de Valença do Minho, moradora em Guimarães, para o efeito de casar com este familiar, aprovadas em 17-4-1706; filha de Manuel Pereira de Lacerda, cavaleiro de Cristo, fidalgo da Casa Real, governador que foi de Paraíba e de Valença do Minho, mestre de campo, e de D. Margarida de Morais; neta paterna de Luís Pereira de Lacerda e de Antónia de Morais; neta materna de António Rodrigues de Morais e de Maria Pinheiro.
    O habilitando, quando se fez familiar, estava solteiro e já era doutor e colegial do Real Colégio de S. Paulo, e opositor às cadeiras de Leis na Universidade de Coimbra.

1713 − Aveiro − Gonçalo Moreira, solteiro, natural e morador de Aveiro; filho de Manuel Francisco Moreira e de Antónia Baptista; neto paterno de Francisco Filipe Moreira e de Luísa Simões; neto materno de Manuel Rodrigues Arteiral, o Velho, e de Brites André. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 23-5-1713. M. 6, n.º 110.

1680 − Águeda − Gregório Simões de Carvalho, casado, fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, natural de Águeda e morador em Goa; filho de João Simões de Carvalho e de Violante de Araújo; neto materno de Gaspar Rego e de Maria de Araújo. Era sobrinho do Dr. António Simões de Carvalho, deputado do Santo Ofício e irmão de seu pai. Não vimos os nomes de seus avós paternos. Inq. de Goa. Carta de familiar em 2-3-1680. M. 1, n.º 17.
     Obs. − Casado com D. Jerónima Pereira, filha do desembargador Pedro Álvares Pereira e de D. Apolónia de Alentor, natural de Salamanca.

1656 − Arrancada − Heitor Pinto de Almeida, casado, natural de Arrancada, do concelho de Vouga, comarca de Coimbra, morador na Póvoa de Varzim; filho de João Cerveira / 68 / de Morais e de Maria Pinto de Macedo; neto paterno de Cristóvão Ribeiro e de Maria Pinto de Macedo; neto materno de Bernardo Gabriel de Almeida e de Maria de Macedo.  Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 4-4-1656. M. I, n.º 7.
     Obs. − Casado com Mónica Cardia de Macedo; filha de António Cardia e de Maria de Faria Grangeira; neta paterna de António Cardia e de Catarina Gonçalves Laranja; neta materna de António de Macedo Grangeiro e de Catarina de Faria, todos da Póvoa de Varzim.

1752 − Aveiro − Francisco José Ferreira da Costa, casado, bacharel em Cânones, natural do Salvador, N. S.ª da Oliveira, bispado da Guarda e morador em Aveiro; filho de Manuel Pires Amador e de Leonor Ferreira; neto paterno de António Pires ,Amador e de Isabel Lourenço; neto materno de Maria Rodrigues Gomes e de Leonor Ferreira Esteves. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 30-12-1752, M. 77, n.º 1365.
     Obs. − Casado com Antónia Josefa Rita Joaquina, natural de Arrifana, no condado da Feira; filha de António Leite Gomes e de Joana Maria Angélica; neta paterna de José Leite Gomes e de Antónia Nunes; neta materna de João dos Santos e de Sebastiana dos Santos.

1612 − Aveiro − António de Almeida da Costa, morador na vila de Aveiro, casado com Maria de Morais; filho de Brás Nunes da Costa e de Filipa de Almeida, ele natural de Aveiro, vereador e juiz, ela natural da Beira; neto natural paterno de Brás Nunes da Costa, que foi cónego da Sé de Coimbra, por alcunha o Cónego Fidalgo, e de uma mulher solteira, lavradeira, de nome Margarida, natural de S. Martinho do Bispo; neto materno de Lopo Vaz de Almeida de Castelo Branco e de Inês da Costa. Não diz se lhe foi concedida provisão de familiar, nem o fim para que se fez a diligência, que decorreu em 1612, Inq. de Coimbra. M. 5, n.os 188 à 214.

1606 − Arouca − António de Carvalho, natural de Arouca, morador em Lisboa, à Porta do Mar, na casa dos bicos, casado com Leonor de Almeida, e nascido pelos anos de 1561; filho de Bernardo de Carvalho, sargento-mor e vereador em Arouca, e de Isabel da Fonseca; neto paterno de João Rodrigues de Carvalho e de Maria Dias; neto materno de João Pinto, homem nobre e rico, e de Breitiz Machada. Leonor de Almeida era filha de Diogo de Almeida e de Maria Brandoa, moradores em Arouca; neta paterna de Duarte de Almeida e de Isabel Zuzarte; neta materna de Manuel Brandão e de Isabel Pires, tudo gente limpa e nobre. Inq. de Lisboa. Não diz se foi concedida carta de familiar, ou não, sabendo-se / 69 / apenas que as diligências decorreram em 1606. M. 4, n.os 142 a 164.

1622 − Aveiro − António Davenal, morador na vila de Aveiro, freguesia de S. Gonçalo, casado com Maria Nunes; filho de Pedro Gonçalves, morador no lugar de Avena!, e de Maria Mateus; neto paterno de João Gonçalves e de Margarida Anes; neto materno de Francisco Anes e de Maria Afonso. Maria Nunes era filha de Manuel Nunes e de Maria Lopes; neta paterna de Pero Anes e de Antónia Pires; neta materna de. . . . . . . . . . e de Maria Nunes. Decorreram as diligências em 1622; não diz o inventário se foi concedida ou negada a carta de familiar. Inq. de Coimbra. M. 31, n.os 31 a 50.

1692 − Luso − António Duarte de Matos, clérigo, bacharel em Cânones pela Universidade de Coimbra, cónego da Sé de Olinda, Vigário Geral do bispado de Pernambuco, natural da Lameira de Santa Eufémia, freguesia de N. S.ª da Natividade, de Luso; filho de Filipe Duarte, do mesmo lugar de Lameira, e de Ana Fernandes, natural de Enxofens, freguesia de Murtede, tudo no bispado de Coimbra; neto paterno de Manuel Duarte, do lugar da Lameira, e de Isabel André, de Vila Nova de Monsarros; neto materno de Jorge Fernandes, natural de Enxofens, e de Ana Fernandes, de Vil de Matos, freguesia de Barcouço, tudo no bispado de Coimbra. Inq. de Coimbra. Provisão de comissário do Santo Ofício em 23-4-1692. M. 31, n.os 810 a 817.

1773 − Aguada de Cima − Frei António da Encarnação, padre mestre e religioso da Ordem de S. Francisco da Província do Brasil, lente de Teologia no seu convento do Recife de Pernambuco, natural do lugar de S. Martinho, freguesia de Santa Eulália de Aguada de Cima, bispado de Coimbra; filho de Simão Álvares e de Maria Francisca; neto paterno de Amaro Pires e de Maria Tomás; neto materno de Francisco João e de Maria Francisca, natural da freguesia das Talhadas, e os restantes do lugar de S. Martinho. Provisão de qualificador do Santo Ofício em 6-8-1773. Inq. de Lisboa. M. 41, n.º 978.

1793 − Feira − António Francisco Alves, clérigo, presbítero secular, coadjutor da igreja de Fermedo, terra da Feira, natural de Milheirós de Poiares, da Feira. O habilitando era irmão inteiro de Mariana Alves, mulher do familiar do Santo Ofício José Fernandes, morador em Santiago de Riba UI. Inq. de Coimbra. Provisão de notário do Santo Ofício .em 26-11-1793. M. 197, n.º 2945. / 70 /

1704 − Paradela − António Henriques, natural do lugar de Paradela, concelho de Sever, bispado de Viseu, casado com Maria Francisca; filho de Francisco Henriques e de Maria Rebela, nascidos e moradores em Pessegueiro, do mesmo concelho; neto paterno de Henrique Francisco, natural de Crestelo, freguesia de Pessegueiro, e de Marta Francisca, natural de Macida, bispado de Coimbra; neto materno de Miguel Joaquim e de Anastácia Manuel, nascidos e moradores no lugar de Pessegueiro. Maria Francisca era natural de Paradela e filha de João Francisco e de Domingas de Bastos, nascidos e moradores no mesmo lugar; neta paterna de António Francisco e de Maria Francisca; neta materna de Custódio de Bastos e de Isabel Domingues, todos de Paradela. Inq. de Coimbra. Carta de familiar, em 6-6-1704. M. 44, n.º 1013.

1787 − Feira − António José Gomes, natural de Víde, freguesia de S. Martinho da Gândara, terra da Feira; filho de Agostinho António e de Maria Gomes, nascidos e moradores na mesma freguesia; neto paterno de António Manuel e de Maria Francisca; neto materno de João Gomes e de Maria da Silva, do lugar do Porto do Carro, todos da mesma freguesia. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 29-11-1787. M. 195, n.º 2902.

1694 − Aveiro − António Leitão, mercador em Aveiro, casado com Maria da Cruz; filho de João Leitão e de Maria João; neto paterno de Francisco Leitão e de Isabel Fernandes; neto materno de Miguel Fernandes e de Maria João, todos da freguesia de S. Miguel de Aveiro.
    Maria da Cruz era filha de Miguel Gonçalves, da freguesia de S. Miguel de Aveiro, e de Ana Ferreira, do lugar de Sá, freguesia de Santa Cruz da mesma vila de Aveiro; neta paterna de Pedro Gonçalves e de Sebastiana Francisca, da sobredita freguesia de S. Miguel; neta materna de Miguel Duarte, da mesma freguesia de Santa Cruz de Aveiro, e de Catarina Francisca, de S. Pedro do Sul, bispado de Viseu. Foram aprovadas as diligências em 1694, mas não consta a data da carta familiar. Inq. de Coimbra. M. 27, n.os 736 a 746.

1802 − Fiães − António Luís Nunes, negociante estabelecido na Calçada dos Clérigos, da cidade do Porto, natural da freguesia de Fiães, terra da Feira, casado com Ana Joaquina; filho de Luís António e de Teresa Conversão; neto paterno de Manuel António e de Maria Coelho, ambos de Fiães; materno de avós incógnitos.
    Ana Joaquina era natural de S. Martinho da Gândara, filha de Salvador da Silva e de Isabel de Oliveira, ambos da
/ 71 / mesma freguesia de S. Martinho da Gândara; neta paterna de Manuel da Silva e de Rosa Maria, ambos da referida freguesia; neta materna de João da Silva e de Maria de Oliveira, ambos da freguesia de Válega. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 17-8-1802. M. 202, n.º 3017.

1689 − Cambra − António Machado Botelho; clérigo, prior da igreja de N. S.ª da Purificação de Vila Chã, concelho de Macieira de Cambra, bispado de Coimbra, natural de Lafões, bispado de Viseu. As diligências começadas em 1689 foram mandadas suspender em 1690., Inq. de Coimbra. M. 33, n.os 840 a 849.

1809 − Arouca − António Manuel de Oliveira Arouca, negociante, natural da freguesia de S. Bartolomeu de Arouca do bispado de Lamego e morador no Porto; filho de Manuel de Oliveira, natural de Valadares, e de Maria Dias, do lugar de Friães, de Arouca; neto paterno de José de Oliveira e de Úrsula, ambos de Valadares; neto materno de José Dias e de Maria Monteiro, de Friães, Arouca. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 1-2-1809. M. 204, n.º 3059.

1673 − Esgueira − António de Miranda Pereira, capitão de ordenanças no Couto de Barrô de Aguada, comarca de Esgueira, natural de Pombal. Os ascendentes são de Pombal e de Santarém. Casou com Florência de Almeida Pessoa, filha de Miguel de Almeida de Mancelos e de Maria das Neves Pessoa, nascidos e moradores em Águeda; neta paterna de Miguel de Mancelos e de Joana de Almeida, nascidos e moradores em EspinheI; neta materna de António Homem Pessoa, advogado em Coimbra, e de Isabel Francisca, nascidos em Freixomil e moradores em Coimbra. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 31-10-1673. M. 15, n.os 511 a 517.

1708 − Mealhada − António Nogueira, mestre correeiro, natural do lugar da Mealhada, freguesia de S. Vicente de Vacariça, bispado de Coimbra, morador em Lisboa, na freguesia da Madalena, casado com Helena da Cruz; filho de António Ribeiro Henriques e de Antónia de Seixas; neto paterno de Cristóvão Fernandes e de Maria Antónia; neto materno de Francisco Nogueira e de Maria de Seixas, todos da Mealhada. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 11-6-1708. M. 51, n.º  1102.

1687 − Feira − António Nunes de Freitas, presbítero na paróquia de Santa Maria de Sandim, onde nasceu; filho de Manuel Fernandes Martins e de Cecília Nunes, nascidos e / 72 / moradores em Sandim, terra da Feira; neto paterno de Manuel Martins e de Isabel Amador, ele de Sandim e ela de Framil, freguesia de Canedo, da Feira; neto materno de Domingos Fernandes e de Cecília Nunes, ele de Vila Maior e ela de Crestuma, moradores em Sandim. lnq. de Coimbra. Diligências pedidas em 1687, para se provar a pureza de sangue do requerente, posta em dúvida por seus inimigos para o impedir de paroquiar. M. 212, n.º 3149.

1675 − Águeda − António de Pinho, morador na cidade da Baía, Brasil, natural de Águeda, casado com Maria de Araújo; filho de Francisco Jorge e de Catarina de Pinho, ambos de Águeda; neto paterno de Baltasar Jorge e de Antónia Fernandes, moradores na vila de Trofa; neto materno de Francisco Martins e de Clara de Pinho, ambos do lugar de Águeda. Maria de Araújo era filha de um ourives da prata natural do Brasil e morador na Baía. Inq. de Lisboa. Carta de familiar em 29-8-1675. M. 16, n.os 540 a 548.

1639 − Recardães − António Pinto Basto, morador na Quinta da Borralha, termo de Recardães, casado com Leonor Gomes; filho de Sebastião Rodrigues e de Branca Pinto, moradores em Águeda; neto paterno de Sebastião Rodrigues e de Inês Luís; neto materno de Pedro Martins e de Isabel Pinto. Leonor Gomes era de Recardães. Não consta o fim a que se destinaram as diligências, nem se foram concluídas ou não, sabendo-se apenas que decorriam em 1639. Inq. de Coimbra. M. 7, n.os 298 a 316.

1694 − Esgueira − António Pinto Leitão, nascido e morador na vila de Esgueira, casado com Mariana da Costa Bombarda; filho do licenciado Pedro Leitão Pinto, natural de Mogofores, e de Beatriz Godinha, da vila de Esgueira; neto paterno de António Leitão, natural de Avelãs de Caminho, e de Maria Pinto, natural de Águeda; neto materno de António Duarte Ferreira, natural de Mourisca, e de Maria Gomes Godinha.
    Obs. − O avô paterno do habilitando era irmão inteiro de Ângela Leitoa, avó do reitor de Fermelã, comissário do Santo Ofício; a avó materna era irmã inteira de Pedro Godinho Barbosa, avô de Agostinho Coelho de Figueiredo, familiar do Santo Ofício.
    Mariana da Costa Bombarda era filha de João Gomes Bombarda e de Isabel da Costa, naturais de S. Miguel de Aveiro; neta paterna de André Gonçalves Loureiro, natural da freguesia da Apresentação de Aveiro, e de Maria Gomes; neta materna de André Nunes da Costa e de Maria Pacheco, naturais de S. Miguel de Aveiro, tudo no bispado de Coimbra.
/ 73 / Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 10-9-1694. M. 29; n.os 775 a 782.

1707 − Feira − António Pinto Tavares, tratante, nascido e morador do lugar de Framil, freguesia de S. Pedro de Canedo, termo da Feira; filho de António Tavares, também tratante, natural do dito lugar de Gramil (em Canedo não há lugar de Gramil, mas sim de Framil; todavia, no Inventário das Habilitações do Santo Ofício vem Gramil) e de Maria Pinta, do mesmo lugar; neto paterno de Diogo Fernandes, tratante, e de Guiomar Tavares, nascidos e moradores no lugar de Sandim de Baixo, freguesia de N. S.ª do Rosário, concelho da Feira; neto materno de Domingos Gonçalves, lavrador, e de Maria Pinta, naturais do lugar de Carvoeiro, freguesia de S. Pedro de Canedo. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 26-1-1703. M. 41, n.º 963.

1623 − Arouca − António do Rego Correia, morador em Arouca, casado com Maria da Silveira de Vasconcelos; filho de António Lopes do Rego e de Brites Jorge; neto paterno de João Lopes do Rego e de Isabel Fernandes; neto materno de Pedro Anes Neto e de Brites Jorge, todos da vila de Vouzela, concelho de Lafões.
     Maria da Silveira de Vasconcelos era filha de Inácio de Almeida Cabral e de Isabel Mendes de Bulhão; neta paterna de Duarte de Almeida CabraI e de Isabel Jusarte; neta materna de Cristóvão Mendes de Vasconcelos e de Maria da Silveira de Bulhão, todos da vila de Arouca. As diligências decorreram em 1623, mas ignora-se o seu resultado final. Inq. de Coimbra. M. 3, n.os 1I8 a 141.

1820 − Paradela − António Rodrigues Baptista, nascido e morador no lugar de Paradela da freguesia de N. S.ª da Assunção de EspinheI, no bispado de Aveiro; filho de José Rodrigues Baptista e de Ana Bernarda; neto paterno de António Baptista Marques e de Maria Rodrigues; neto materno de António Rodrigues e de Isabel Francisca, todos
nascidos e moradores no dito lugar de Paradela. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 26-6-1820. M. 206, n.º 3070.

1800 − Feira − António Rodrigues Ferreira, natural da freguesia de S. Martinho da Gândara, terra da Feira, negociante, estabelecido em Ovar e nascido em 1769, ajustado em 1815 para casar com Ana Maria de S. José; filho de João António e de Maria Francisca, ambos do lugar de Troncal, de S. Martinho da Gândara, terra da Feira; neto paterno de António Jorge, do lugar de Valverde, freguesia de S. João de Loureiro, concelho da Bemposta, e de Teresa Francisca, / 74 / do lugar de Crasto, da freguesia de S. Martinho da Gândara; neto materno de Salvador Rodrigues e de Antónia Francisca, ambos da citada freguesia de S. Martinho da Gândara.
    Ana Maria de S. José era natural de S. Miguel do Souto, terra da Feira, filha de Manuel Rodrigues de Oliveira e de Paula da Silva, ambos da mesma freguesia; neta paterna de José Rodrigues e de Rosa Gomes, ambos do lugar de Cabomonte, de S. Miguel do Souto; neta materna de Manuel Francisco e de Ana da Silva, ambos do lugar de Quintã, freguesia de S. Martinho da Gândara, concelho de Oliveira de Azeméis. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 9-5-1800. M. 201, n.º 3000.

1695 − Águeda − António Rodrigues Velho, negociante, natural de Santa Olaia de Águeda, bispado de Coimbra, morador na cidade da Baía, casado com Teodósia Ribeira; filho de António Fernandes e de Maria Rodrigues, ambos de Santa Olaia de Águeda; neto paterno de Pedro Velho e de Simoa Fernandes, ambos de Águeda; neto materno de Pedro Gonçalves de Carvalho, da freguesia do Carvalhal da Portela, no bispado de Coimbra, e de Maria Nunes, natural de Águeda. A mulher do habilitando era do Porto, e as diligências foram interrompidas em 1695 por o habilitando haver falecido. lnq. de Coimbra. M. 214, n.º 3166.

1684 − Arouca − António Serpe Cardoso, clérigo, morador na vila de Arouca, natural de Boaças, freguesia de S. Miguel de Oliveira, no concelho de Ferreiros de Tendais, bispado de Lamego. Todos os ascendentes do habilitando eram da terra dele. Inq. de Coimbra. Provisão de comissário em 4-8-1684. M. 21, n.os 634 a 646.

1662 − Oliveira de Azeméis − António Soares Homem, morador em Oliveira de Azeméis, casado com Inocência de Pinho; filho de André Homem Soares e de Antónia Barbosa, moradores em Oliveira de Azeméis; neto paterno de Cristóvão Tavares e de Leonor de Pinho, moradores em Vila Chã de Cambra; neto materno de Jorge de Oliveira e de Mónica Barbosa, moradores em Ossela.
     Inocência de Pinho era filha de Francisco Dias de Pinho e de Maria de Resende, moradores em Oliveira de Azeméis; neta paterna de Francisco Dias e de Hierónima de Pinho; neta materna de Domingos de Bastos e de Helena Henriques, todos moradores em Oliveira de Azeméis. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 12-10-1662. M. 12, n.os 431 a 452.

1697 − Bemposta − António Tavares, contratador dos panos e proprietário, nascido e morador na Quinta do Barral, / 75 / freguesia de Bemposta, bispado de Coimbra, casado com Isabel da Silva, de quem enviuvou, passando a segundas núpcias com Isabel Pereira da Silva; filho de Domingos João e de Maria da Fonseca, ambos de Bemposta; neto paterno de Domingos João e de Domingas Heitor, ambos da freguesia de UI; neto materno de Pedro Tavares e de Catarina da Fonseca, ambos da Quinta do Barral, de Bemposta.
    Isabel da Silva era filha de Pedra Manuel e de Maria Domingues, ambos do lugar de Bolfeta, freguesia de Palmaz, bispado de Coimbra; neta paterna de Pedro Manuel, do lugar de Bolfeta, e de Maria Fernandes, do lugar de Silvares; neta materna de Manuel Domingues, de Bolfeta, e de Brites Fernandes, de Silvares.
    Maria Domingues, mãe do habilitando, era irmã inteira de frei Gregório da Assunção, clérigo e religioso de Santo António dos Capuchos, e qualificador do Santo Ofício.
   Isabel Pereira da Silva era natural da vila de Pereira Jusã, filha de Bernardo Pereira de Andrade, homem nobre da mesma vila, natural do lugar de Contumil, freguesia de S. João de Loureiro, e de Luísa Pais, da freguesia de Válega da dita vila de Pereira Jusã; neta paterna de Francisco da Cunha Pereira, homem nobre, natural de Sobreiro, freguesia de Palmaz, e de Maria de Andrade, do lugar de Contumil, da freguesia de Loureiro; neta materna de Manuel Pais da Silva, do lugar de Degarei, da freguesia de Válega, e de Isabel Valente, natural da freguesia de Válega, da vila de Pereira Jusá.
     O habilitando teve um filho natural de Maria, solteira, do lugar do Carvalhal, da freguesia de Junqueira, bispado de Viseu; neto materno de Pedro Inácio de Sousa Marrão, natural do Porto e vigário de Oliveira de Azeméis, e de Domingas Fernandes, solteira, do dito lugar de Carvalhal. Foram aprovadas as diligências em 1697 mas não consta em que data foi concedida a carta de familiar do Santo Oficio. Inq. de Coimbra. M. 38, n.º 925.

1671 − Arouca − António Tavares, nascido e morador no lugar de Eiriz, freguesia de S. Salvador do Vale de Arouca, bispado de Lamego, casado com D. Maria de Berredo; filho de Gonçalo Teixeira e de Maria Tavares, nascidos e moradores em Eiriz.
   O habilitando era irmão inteiro do licenciado Sebastião Tavares, comissário do Santo Ofício e prior de Travanca, termo de Coimbra (?).
    D. Maria de Berredo era natural de Lamego, filha de Manuel Cabral de Castelo Branco, natural de Lamego, e de Filipa Soares de Carvalho, de vila da Feira; neta paterna de Luís de Gouveia de Castelo Branco e de Maria Cabral,
/ 76 / naturais de Lamego; neta materna de Diogo Leite de Miranda, natural da Feira, e de Maria Cardoso Coelho, de Lamego. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 12-6-167I. M. 14,
n.os 502 a 510.

1678 − Feira − António Tavares Pinto, nascido e morador em Vila da Feira; filho de Francisco Tavares Rocha, da freguesia de Santo Tirso de Riba Ave, e de D. Maria Lobato, natural de Vila da Feira; neto paterno de Manuel da Rocha Tavares, de Santo Tirso, e de D. Marta da Cunha, da freguesia da Sé, Porto; neto materno de Manuel Godinho Homem, natural da Feira, e de Vitória Pinto, da mesma vila. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 24-3-1678. M. 20, n.os 602 a 611.

1600 − Aveiro − António Tenreiro Beirão, nascido e morador em Aveiro, homem abastado, casado com Vitória Luís; filho de Francisco Jorge Beirão e de Maria Dias; neto paterno de Gil Afonso e de Paula Tenreiro; neto materno de Pero Dias da Calçada e de Mecia Afonso.
     Vitória Luís era filha de Luís Dias e de Isabel Pacheca; neta paterna de Diogo Gonçalves e de Isabel Dias; neta materna de Bastião Gonçalves, o Parisco, por alcunha, e de Mónica Pacheca. As diligências decorriam em 1600, mas não consta o resultado a que chegaram. Inq. de Coimbra. M. 5, n.os 188 a 214.

1738 − Anadia − Aires de Sá e Melo, fidalgo da Casa Real, natural da vila de Anadia, bispado de Coimbra, morador na sua quinta da Várzea, termo de Coimbra, casado com D. Sebastiana Inês de Melo; filho de Lourenço Aires de Sá e Melo e de D. Maria Inês de Sá e Melo, moradores na vila de Anadia e ele familiar do Santo Ofício. D. Sebastiana Inês de Melo era filha de António Luís de Melo e Sousa, também familiar do Santo Ofício. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 13-5-1738. M. 1, n.º 11.

1707 − Feira − Baltasar Pereira do Rosário, natural da freguesia de Paçô de Brandão, terra da Feira, casado com Isabel Coelho; filho de António Pereira de S. Paio, clérigo, natural de S. Paio da Portela, concelho de Penafiel, e de Isabel Fernandes, natural da mesma freguesia de Paçô de Brandão; neto paterno de Baltasar Gonçalves e de Filipa Jorge, ambos da freguesia de S. Paio da Portela, lugar do Barreiro, concelho de Penafiel; neto materno de Manuel Fernandes, de S. João de Ver, e de Margarida Gonçalves, de Paçô de Brandão. Foram aprovadas as diligências mas não / 77 / consta se lhe foi concedida a carta de funções no Santo Oficio. Inq. de Coimbra. M. 5, n.º 89.

1731 − Esgueira − D. Angélica Violante de Moura Coutinho, casada com o familiar do Santo Ofício Baltasar de Sousa Colmieiro Teles Távora, fidalgo da Casa Real, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, nascido e morador em Bragança, era filho de Tomé de Moura Coutinho de Almeida, e de D. Josefa Jacinta Cardoso Soares de Castelo Branco, nascidos e moradores na vila de Esgueira, freguesia de Santo André, no bispado de Coimbra; neta paterna de Manuel de Sequeira Coutinho, natural da vila de Tentúgal, e de D. Angélica de Almeida de Eça, natural de Esgueira, onde eram moradores; neta materna de Bento Pacheco Soares, natural de Angeja, e de D. Teresa Coelho do Amaral, natural de Esgueira, onde eram moradores. Esta senhora foi pedida em casamento no ano de 1738. Seu marido recebeu a carta de familiar do Santo Ofício em 6-4-1731. Inq. de Coimbra. M. 6; n.º 100.

1607 − Aveiro − Barnabé Topete Sotomaior, comendador de S. Miguel da vila de Aveiro, na Ordem de S. Bento de Avis, morador em Lisboa, casado com D. Maria Amado; filho de Pedro de Alva Sotomaior e de Catarina Chamíço Topete Sotomaior; neto paterno de Francisco de Alva Sotomaior e de Catalina de Melgar, neto materno de Fernando Topete Sotomaior e de Isabel Correia da Silva, todos da vila de Valença, da Ordem de Alcântara, reino de Castela. Eram todos fidalgos; a mulher era de Vila Franca, de Xira. O processo está incompleto. As diligências decorreram em 1607, na Inquisição de Lisboa. M. I, n.º 2.

1615 − Aveiro − Bartolomeu Lopes, clérigo de missa, nascido e morador na vila de Aveiro; filho de António Lopes e de Antónia Dias, ele natural de Bemposta, bispado de Coimbra, carpinteiro, e ela de Aveiro; neto paterno de Lopo Álvares e de Isabel Pires, ambos da vila de Bemposta; neto materno de João Dias e de Maria Dias, ambos de Aveiro. Foram aprovadas as diligências em 1615 mas não consta a data em que foi concedida a carta de familiar. Inq. de Coimbra. M. I, n.º 4 bis.

1629 − Aveiro − Bartolomeu Urbano. clérigo morador na vila de Aveiro; filho de Francisco Enes Urbano e de Isabel de Pinho, ele de Aveiro e ela de Águeda; neto paterno de Bartolomeu Francisco Urbano e de Maria Afonso, ambos de Aveiro; neto materno de Diogo Gonçalves e de Guiomar de Pinho, ambos de Águeda. Está muito incompleto o processo. As diligências decorreram em 1629, mas não consta / 78 / se foi concedida ou negada a carta de familiar do Santo Ofício. Inq. de Coimbra. M. I, n.º 22.

1692 − Eixo − Bento de Almeida Cabral, morador na sua quinta de Oliveirinha, freguesia de Santo Isidro de Eixo, bispado de Coimbra, casado com Isabel da Silva; filho do licenciado Luís Cordeiro Matoso e de Antónia Soares, ambos da freguesia da Sé de Coimbra; neto paterno de Gaspar Cordeiro e de Ana Matoso, ambos do lugar de Espinhal; neto materno de António Lourenço e de Luísa Gomes, ambos da freguesia da Sé de Coimbra.
    Isabel da Silva era filha de João Tenreiro e de Catarina da Silva, ambos de Oliveirinha, freguesia de Eixo; neta paterna de António Delgado e de Isabel Francisca, ambos de Aveiro; neta materna de Sebastião da Silva e de Isabel Vieira, ambos do lugar da Granja, da freguesia de Eixo, tudo no bispado de Coimbra. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 28-2-1692. M. 3, n.º 52.

1805 − Cucujães − Bento José Gomes Leite, negociante, natural de S. Martinho do Couto de Cucujães, terra da Feira, ajustado em 1807 para casar com Maria Josefa; filho de Manuel Gomes Leite e de Damásia Gomes, ambos de Cucujães; neto paterno de Manuel Gomes e de Custódia Teresa, ambos de Vendas, S. João da Madeira; neto materno de Miguel Gomes e de Teresa Gomes, ambos de Vila Nova, freguesia de Cucujães.
    Maria Josefa era filha de José Francisco e de Ana Maria, ambos do lugar de Vila Nova, freguesia de Cucujães; neta paterna de Bernardo Francisco e de Maria Ferreira, do lugar da ínsua, freguesia de Cucujães; neta materna de Cipriano Gomes, do lugar de Salgueiro, freguesia de Santiago de Riba UI, e de Maria Josefa, do referido lugar de Vila Nova. Inq. de Coimbra. Carta de familiar em 31-1-1805. M. 17, n.º 248.

Continua na pág. 148 − ►►►

FRANCISCO MARQUES RODRIGUES

Página anterior

Índice

Página seguinte