BIBLIOGRAFIA

O ARQVIVO DO DISTRITO DE AVEIRO dará sempre notícia das obras à sua Redacção enviadas quer por autores quer por editores.

De harmonia com a prática seguida pelas publicações suas congéneres, fará também algum comentário crítico aos livros de que receba dois exemplares.


A Grã-Bretanha de Hoje, n.os 101 a 103, Oxford.

Arquivo do Alto Minho, vol, IV, n.º 1. Vila de Punhe.

Boletim de Trabalhos Histórcos, Vol. X, n.os 3 e 4, Guimarães.

Estremadura, n.º 12. Lisboa.

Mensário das Casas do Povo, n.os 7 e 8. Lisboa.

O Triieiro, n.os 8 e 9. Porto.

Revista de Guimarães, vol. LVI, n.os 1-2.

Boletim de Estudios Hispánicos − Universidade de Valencia, 1947.

 

FRANCISCO FERREIRA NEVES − Aritmética e Álgebra, para o I, II e III anos dos Liceus, 13.ª edição. Lisboa. 1947.

---------- Álgebra e Trigonometria, para o IV, V e VI anos dos Liceus, 8.ª edição, Lisboa.
             1946.

----------  Aritmética Racional, para o VII ano dos Liceus, 2.ª edição, Lisboa. 1945,


MIGUEL PORTUGAL − Tábuas e algumas noções de Aritmética, Porto, 1947.

 

GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA

Continuamos acompanhando com o devido interesse a publicação desta importantíssima obra, que atinge a letra M e que incessantemente se valoriza, honrando a cultura portuguesa e a geração que tornou possível esta realização editorial.

A Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira é merecedora de todo o carinho que o público, lhe possa dispensar. / 164 /

GASPAR SOARES DE CARVALHO − As formações geológicas mais antigas da Orla Mesozóica Ocidental de Portugal.

É com muito agrado que registamos a recepção deste trabalho. O Autor, que é da região e que às páginas do »Arquivo» tem emprestado a sua colaboração com alguns artigos sobre a geologia regional, apresentou este trabalho na Universidade de Coimbra para tese de doutoramento em Ciências Geológicas. Por ele, fala a sua aprovação.

Seja-nos permitido, todavia, registar a maneira simples e metódica como é apresentado, o que constitui inovação em trabalhos congéneres. Depois de fazer referência a todos os estudos feitos sobre as formações geológicas que constituíram objecto do seu trabalho, descreve o Autor as suas observações de campo. É o trabalho propriamente dito. Bem ordenado e sintetizado, de linguagem fácil, embora técnica, acompanhando as suas descrições com boas fotografias, cartas elucidativas, cortes geológicos, surgem aos olhos do leitor as regiões que o Autor calcorreou desde o Baixo  Vouga até Alvaiázere.

A última parte evidencia a sua aptidão para a ciência geológica e o escrupuloso cuidado na documentação, apresentando uma bibliografia completa.

A. P.

Página anterior

Índice

Página seguinte