Lopes Pereira, Couto e julgado de Antuã, vol. XII, pp. 259-280

COUTO E JULGADO DE ANTUÃ

◄◄◄ − Continuação da pág. 249 do vol. XI.

As duas villas de Antuã e Avanca que, com todos os seus termos novis et antiquis, haviam de compor em 1257, por mercê régia e conveniência da Coroa, um único corpo orgânico sob o mesmo ditame jurídico, formando na terra chã do julgado de Figueiredo uma zona imune e senhoriada às freiras de Arouca, provinham segundo inferência com alguma segurança, de um similar fundo remoto de ascendência castreja, celta ou luso-celta, nitidamente romanizada e com claras sobreposições de elementos arabizantes fundo esse étnico de aproximada unidade somática.

Mamoas e mamoinhas, cristelos, castros e castelos, restos ainda visíveis da estrada romana, o cipo de UI, a sugestão de Talábriga na Branca, inscrições lapidares, a própria onomástica, a envolver-lhes a periferia e a anotar-lhes a linguística especiosa, e até a toponímia tudo são vozes das suas primevas populações talvez eneolíticas e proto-históricas, vestígios dos seus iniciais e posteriores surtos de vida e de associação.

O que à sua volta ficou desse mundo antigo, é o mais valioso indículo, na carência de provas documentais, para nos levar até o passado distante do seu berço e dele nos dar, em ingénuo desenho, uma visão do seu conjunto.

A colonização romana veio depois como se disse já e, dum modo geral, compeliu e atraiu às terras cultiváveis da planície essas gentes das colinas próximas; e, debruçando-as para o mar ou para as águas já mais quietas da Ria, desde os rebordos da velha meseta ibérica, facilitou a tais populações, assim soltas, meios de criar os seus agregados rurais que foram a origem das aldeias, vilas e centros urbanos. E a partir do século VI, a vida desses castros morrera, deles restando, / 260 / apenas, localizações vazias, registos onomásticos, espólios da
sua cultura, tradições, lendas...

Os arqueólogos, entre os quais se destaca o dr. ALBERTO SOUTO pelos seus trabalhos de investigação regional e, na série destes, o seu erudito estudo Romanização no Baixo-Vouga (1), e outros escritores bem conhecidos, inclinam-se, ultimamente, em situar o tão debatido ubi do «oppidum» luso-romano de Talábriga ou, pelo menos, da zona talabricense, na área demarcada entre Albergaria-a-Velha, Estarreja e Oliveira de Azeméis.

O seu centro seria em Cristelo da Branca onde pelo espólio de certos fragmentos de cerâmica romana, fisionomia do próprio terreno, sons ainda vigorantes na tradição sobre o distendimento do seu pano amuralhado, aquele incansável investigador ao percorrê-lo julgou palpar as cinzas da cidade morta que Décimo Bruto castigou com alguma crueldade no séc. II a. C., segundo informa APlANO.

E teria como prováveis redutos de abrigo e atalaias, a delimitar o perímetro avançado de defesa para toda a sua tribo, os castelos de S. Gião e de Soutelo, o castro ou cristelo de Salreu na margem esquerda do Antuã e, a relativa pequena distância deste e na sua directriz norte, já na margem direita do mesmo rio, numa elevação saliente tomada hoje por três ou quatro casais e terras de cultivo no lugar do Barreiro de Cima, freguesia de Beduído, o castro de Centeaes, só agora revelado na sua sobrevivência toponímica, e ainda virgem de quaisquer sondagens de exploração.

Pondo, também, ao serviço de tal solução os métodos gráficos de medição itinerária que o dr. FÉLlX ALVES PEREIRA adoptou em concordância com os da arqueologia espanhola, o ilustrado aveirense é um dos que mais fortalece a hipótese de podermos localizar dentro da referida zona aquela cidade e estação viária de ANTONINO, que a edição berlinense de Parthey e Pinder, a mais segura talvez, marcou à distância de 40 milhas de Coimbra e à de 31 de Cale, devendo nós traduzir cada milha pela equivalência de 1.481,5 metros.


Contraindo-as, depois, à coevidade dos primeiros documentos já extratados e ao período imediatamente anterior à sua instituição em couto ou seja desde meados do séc. XI até fins do segundo quartel do séc. XIII, aqueles dois núcleos antuanos, vistos à luz do panorama social medievo em correspondência com o seu quadro regional, deveriam ser e eram já, sem dúvida, cada um de per si, um agrupamento à roda da maior ou até fusão, de villas menores e parcelares, próximas e confinantes. Dois conjuntos, portanto, de várias manchas de pobras, lugarejos, villares, casais dispersos, quintãs, agras, herdades e lavoiras maiores, e menores, a englobar, separadamente, um mosaico de fragmentos das unidades rurais primitivas, que conseguiram agremiar-se numa organização de interesses mútuos, tanto materiais e administrativos, como de ordem espiritual.
/ 261 / [Vol. XII - N.º 48 - 1946]

E a denominação genérica de cada um, na decomposição entremostrada pelos documentos, servia para identificar o seu todo complexo e prendê-lo aos laços da mesma individualidade política e à coesão da mesma influência e predomínio eclesiásticos.

Considerando-os nestes dois aspectos mais vincantes da sua vida colectiva, anotemos o que até agora se pôde colher sobre a sua evolução histórica, o seu chamado currículo, bem empobrecido ainda de bases seguras para nelas podermos assentar um edifício capaz. Começarei pela síntese sumariada do segundo para não alternar a ordenação dos documentos, acompanhando-a duma divagação sobre a vida religiosa, ao tempo, em toda a região envolvente, que procurarei esclarecer ainda por leves referências aos primórdios da organização eclesiástica entre nós, como processo útil, em uso nos trabalhos heurísticos, a um mais exacto conhecimento do fim proposto. As correspondentes narrativas locais ficarão, assim, melhor identificadas na insuficiência da sua luz.


São escassas as notícias sobre a evangelização da Hispânia nos chamados tempos apostólicos. A tradição acusa-a, mas restam nebulosos os testemunhos históricos da sua certeza. A. A. há, porém, a afirmar que já «em meados do século III, nos aparece a Igreja regularmente constituída, desenvolvida a consciência cristã e em ligação com a Santa Sé os bispos peninsulares.»
(2).

No séc. IV, o concílio de Elvira, realizado entre os anos 300 e 303, diz-nos muito sobre a propagação da fé cristã, pois nele se assinala uma assistência «de 19 bispos e 24 presbíteros, representando cerca de 40 dioceses, muitos diáconos e fiéis», e, entre aqueles, três bispos da Lusitânia: Mérida, Ossónoba (Estói), e Évora. Lendo os seus cânones que nos falam, também, dos diferentes graus da hierarquia eclesiástica: bispos, presbíteros, diáconos e subdiáconos , «verifica-se que o Cristianismo predominava nas cidades e ia atraindo a nobreza que exercia o culto dos ídolos; nos campos e nas classes inferiores encontrava as resistências da superstição e da ignorância...».

Ao primeiro concílio nacional de Toledo no ano 400, ainda no ciclo do domínio romano, compareceu já o bispo Paterno de Braga cuja diocese «datava talvez do princípio do séc. III e seria a única da Galécia em terras do moderno Portugal» circunscrição que vinha morrer no rio Douro, / 262 / só mais tarde ampliados os seus limites como província eclesiástica e metropolita, por grande parte da Lusitânia até o Mondego no episcopado de S. Martinho (569-579).

E no período suévico-visigótico, as de Dume, Coimbra com a sua original sede em Coimbra (Condeixa-a-Velha), Lamego e Viseu, Porto apenas estas por se nos mostrar mais proveitosa a sua consideração surgem já nitidamente na segunda metade do séc. VI, referidas aos anos entre 550-585, algumas delas até documentadas nas subscrições das actas do 3.º concílio de Toledo em 589.

HERCULANO diz na sua prosa de rara beleza: «Essa dissolução (a do império romano) havia acabado a tarefa que a providência lhe destinara na obra do progresso humano. O christianismo profundara já as raizes na terra, vicejava aspergido com o sangue dos mártires, abrigava as sociedades com a sua vasta sombra e, tornando os membros desse cadáver gigante que se desconjuntava, ia preparando cada um delles para o converter num corpo social cheio de mocidade e de vida. Novas migrações desciam do septentrião ao meio-dia da Europa para o dominar.(3).

Sobre as zonas dominadas pelos chamados «barbaros do norte», MENDES CORREIA escreve: «Do Douro para o norte instalaram-se os vândalos e suevos, de origem germânica, para o sul do Douro os alanos que não eram germânicos ,e no extremo-sul do país alguns ramos dos vândalos, os silingos. Poucos anos duraram esses domínios. O mais longo foi o dos suevos. Novos invasores nórdicos vieram apoderar-se do território: os visigodos. Quase três séculos teve o seu domínio de duração» (4).


Com a erecção destas instituições jurisdicionais o Cristianismo obtinha, assim, meios mais seguros para o seu desenvolvimento e a sua doutrina, campo mais vasto e acessível à sua difusão. A contar, principalmente, da conversão ostensiva de Recaredo em 589, sente-se que a vida associativa dos cristãos toma outro incremento com a descentralização do poder episcopal, e também porque a sua religião deixara de ser a dos vencidos.

Das cidades, o novo credo começou a alastrar pelos campos. A princípio eram os bispos quem governava, «em regime de paróquia única», as igrejas e capelas rurais ao longo das pequenas comunidades de fiéis, agrupadas pelos villares, pagi e vici dispersos da sua larga circunscrição, enviando-lhes sacerdotes para lhes prestarem os serviços mais urgentes e ocasionais, em função simplesmente missionária.

Depois, a assistência espiritual e inerente administração passaram a ser cometidas a presbíteros e a diáconos, / 263 / «primeiro com atribuições provisórias, a seguir com faculdades mais amplas e permanentes»(5), à medida que o impunham as necessidades do culto, acabando por se estabelecerem, entre eles.

Daqui, o natural emergimento dessas singelas associações religiosas da Igreja, por ela criadas talvez já com embrionários aspectos de organizações distintas, a que se deu o nome de paróquias rurais. E que sucessivamente se foram multiplicando, embora em processo moroso, a contar dos fins da época romana uma espécie de desdobramento e projecção das ecclesiae mencionadas nodiscutido concílio de Lugo em +/- 569, que ARGOTE procurou definir(6). VITERBO, por sua vez, chamou diocesanas às igrejas matrizes referidas. nesta divisão eclesiástica, talvez já com suas Annexas ou Ruraes, distinguindo-as, assim, umas das outras(7). No entanto, desde o segundo concílio de Braga no ano 572 e após a anexação do reino dos suevos ao dos visigodos em 585, nós poderemos considerar generalizado entre as populações cristãs o estabelecimento da sua organização paroquial, rudimentar embora e mal esclarecida ainda.

A onda islamita não subvertera, inteiramente, a vida social visigótica, os seus costumes, leis e religião: «he bem como huma torrente arrebatada, que entrando em rio placido sempre deixa distinguir as suas aguas daquellas, que córta, e atravessa»(8). Os moçárabes, pois, viviam em paz e exerciam livremente, dum modo geral, o culto cristão nas suas igrejas e mosteiros, entregues também à lavra das suas terras, sobretudo por toda esta faixa ocidental peninsular.

O monumento informa-nos, todavia, que, em parte, se quebrara a cadeia que, entre as gentes cristãs godas, vinha mantendo a autoridade e a disciplina na sua hierarquia eclesiástica. Durante o período do reinado de Afonso III (866-910) viveram exilados em Oviedo os nossos bispos de Viseu, Braga, Coimbra e Porto, que lá se haviam refugiado por virtude das acometidas muçulmanas, tendo, também, o de Lamego com a assolação da Lusitânia em 716 por Abdelaziz, procurado abrigo na diocese de Iria que foi «a única sé episcopal que então subsistiu na Galiza».

Assim, a quem percorrer os catálogos episcopais organizados por FORTUNATO DE ALMEIDA e nos quais o P.e MIGUEL DE OLIVEIRA diz basear alguns dos seus(9), salta logo à vista / 264 / uma interrupção de mais de século e meio na continuidade de tais listas, donde este escritor concluiu que, «nas dioceses situadas a norte do Mondego, desaparecera de facto a antiga organização eclesiástica» e, em consequência, as antigas manifestações paroquiais suevo-visigóticas.


Sobre o entendimento entre árabes e cristãos, na larga série de provas históricas(10), ocorrem como notas até de emotivo prazer de leitura, estas transcrições documentais.

A primeira concerne àquele contrato feito pelo godo Teudemiro com Abdelaziz em 713, a que aqui já se aludiu no decurso deste trabalho:

«Em nome de Deos clemente, e misericordioso

Por este Tratado concedemos a paz a Teudemiro, e toda a segurança, para que possa conservar, e viver tranquillo na posse do senhorio das suas terras, as quaes lhe não serão tiradas; e a mesma segurança terão todos os Christãos seus vassallos, os quaes terão o livre exercício da sua Religião. Suas Igrejas não lhes serão tiradas, demolidas, nem queimadas. Suas mulheres, e filhas não lhes serão tiradas, nem violadas; nem seus bens tomados, ou violados...».

A segunda reproduz uma concessão aos monges de Lorvão, feita em 734 pelo rei mouro Ali-Boacem, consentindo no exercício do seu culto, desde que lhe fossem pagos certos tributos de que o mosteiro ficou isento:

«O mosteiro das montanhas, chamado de Lorvão, não pague peso algum; porque os frades, de boa vontade, mostram o lugar em que pastam os seus veados e fazem bom gazalhado aos mouros e nunca achei neles mentira nem má vontade. Possuam em paz e quitação todas as suas herdades, sem discórdia, sem vexação nem força, da parte dos mouros: e vão e venham a Coimbra, com toda a liberdade, de dia ou de noite, quando quizerem. Comprem e vendam, sem pagar direitos, com tanto que não saiam do nosso território, sem nossa licença»(11).


A Reconquista com a presúria, principalmente, trouxe o desmembramento das antigas villas seguido pela fragmentação da terra. Deste paralelo retalhar resultou uma quase desarticulação da primitiva autoridade unificadora, mantida, pelo dominus. Todavia, no remanso intermitente das lutas, as populações ainda dispersas procuraram, dentro do seu próprio
/ 265 / instinto de associação, agrupar-se com as demais em núcleos de irmandade presos às mesmas aspirações e interesses, de recíprocos deveres e direitos.

Nesta tendência centralizadora coube ao padre, abbates e presviteros, aos monges dos cenóbios e conventos cujo sacerdócio espiritual vinha de longe, a missão histórica de estruturar em bases morais e de fixar, por entre o movediço das vasas, aquelas manchas démicas na sua contínua instabilidade, vinculando-as à roda da sua igreja simples, da modesta ermidinha feita de tábuas por vezes ou do templo do seu mosteiro.

Assim nasceu a freguesiaaglomerado dos filii Ecclesie = feligreses = fregueses assente, geralmente, na unidade agrária que os termini antiqui assinalavam, outras vezes ampliada com a anexação de villares, aldeias e casais, já fora do seu originário perímetro: vocábulo em uso já no século X (12).

Louvando-me mais uma vez em ALBERTO SAMPAIO, esclarece-se que «aquelas parochias que desapareceram, eram totalmente diversas das freguesias que subsistem, formadas não pela egreja, mas por mero impulso popular» e suas sucessoras espirituais(13), termos geográficos estes que vieram a confundir o seu significado e emprego entre nós, logo no século XII ou ainda antes, tanto na linguagem eclesiástica e erudita, como na do povo: «... quos vulgus Parrochianos vel Feligreses vocare consuevit». Já numa escritura de 875 se dizia também: «Feligresiis e Ecclesiarum Parroquiarum» (14).

E no dizer do historiador GAMA BARROS, cada nova paróquia constituía uma individualidade religiosa distinta, subordinados todos os habitantes, que se agrupavam na freguesia, à autoridade espiritual dum sacerdote. Embora fosse «a unidade social imediata à família», na sua instituição não cabiam outros desígnios além das conveniências religiosas, não revestindo, portanto, aspectos de qualquer organização administrativa.


Logo após as arrancadas para o lado da antiga Lusitânia, feitas contra os mouros pelo rei de Oviedo
Afonso lII que culminaram com a primeira conquista de Coimbra, os territórios que enquadram os modernos distritos do Porto, Aveiro / 266 / e Coimbra, eram desde o século IX os de mais densa população em toda esta faixa ocidental peninsular. A seguir ao ano 1064, data que assinala a segunda queda de Coimbra nas mãos de Fernando Magno, o domínio cristão ao sul do Douro até o Mondego ficara assegurado definitivamente. É desde esta época, sobretudo, que a igreja mais prospera e a disciplina eclesiástica cria mais fundas raízes. O de Aveiro, esse parece acusar a existência e fundação, vindas de mais longe no entanto, de um maior número de mosteiros ou acistérios (15), igrejas e ermidas, por toda a sua região, não convindo dar a estas instituições religiosas a definição ampla e correspondente à actual.

Tudo nos é atestado não só pela narração dos cronistas como, em geral, pelos próprios monumentos históricos, ao convencer-nos de que «se calculam em cerca de um milhar os mosteiros existentes na território libertado durante os três primeiros séculos da Reconquista» (16).

Julgo, assim, não ser supérflua, embora fastidiosa, tarefa para os meus possíveis leitores, registar aqui as listas tanto de mosteiros ou acistérios como de igrejas e ermidas, principalmente de fundação no período neo-gótico ou pelo menos com nota na história da Reconquista, que tanto se multiplicaram pelos territórios desta referida circunscrição, nela vindo a exercer funda influência na sua vida colectiva e social relações estas que não têm a pretensão de ser exaustivas nem sequer completas.

MOSTEIROS. Arouca. Dos mais notáveis do país pelas suas rendas, fausto e privilégios. Sobre a data da sua fundação muito se tem escrito nem sempre com escrupuloso acerto. AMARAL dá-o como existente já em 925, firmando-se numa escritura do ano 1091 (17). Era dedicado aos apóstolos S. Pedro e S. Paulo, e aos mártires S. Cosme e S. Damião, mas geralmente mais conhecido, em abreviatura vulgar, por mosteiro de S. Pedro ou de S. Salvador de Arouca, e mais tarde, por Real Mosteiro de Santa Maria de Arouca.

Foi beneditino, embora de início não seguisse esta regra. Seguro é, no entanto, que os seus monges negros já lá viviam ao constituir-se a nacionalidade portuguesa. Do contexto do seu vasto fundo documental, pode sugerir-se que, até onde alcança o monumento registado nos P. M. H. (A. D. 1100), o célebre convento foi simplex, só mais tarde misto ou dobrado pela incorporação de um recolhimento, junto ou próximo, de «Religiosas / 267 / ou Beatas da própria ordem», como informa Fr. BERNARDO DE BRITO, seguido pelo dr. PEDRO VITORINO (18).

Em 1154, os seus frades tiveram de ser distribuídos por outros estabelecimentos...

A formosa rainha D. Mafalda, filha de D. Sancho I e padroeira do mosteiro por direito testamentário, depois de ter sido anulado o seu casamento com Henrique I de Castela com quem não chegou a coabitar, recolheu-se nele em 1220, restaurando-o e ampliando-o. Em 1224 reformou-lhe a regra que reduziu à ordem de Cister (S. Bernardo), a tanto autorizada pela provisão de D. Pelágio, bispo de Lamego (1211-1246), e bula do papa Honório lII (1216-1227).

Nos séculos XVI e XVII a fábrica do edifício sofreu dois incêndios; aos estragos do último pouco escapou, além da igreja. Procedeu-se, desde então, à sua completa reedificação e dela «é filho o mosteiro actual».

Falecida a sua última freira D. Maria José Tovar e Meneses em 3 de Julho de 1886 cujo cadáver ficou enterrado na Sala do Capitulo em sepultura com o n.º 18 como reza o seu assento (19), o Estado ordenou em 1889 a sua entrega à Junta da Paróquia e à Irmandade de Santa Mafalda. Mas em 1890, «tudo, depois de profanado, compungia e metia dó...» (20).

Vila-Cova de Sandim. Este mosteiro, também chamado de S. Salvador de Vila-Cova das Donas, com fartas relações jurídicas e tributárias no antigo reguengo de Pardelhas, ecIesiasticamente incorporado na velha freguesia e hoje vila da Murtosa, tem a primeira alusão segura à sua existência em uma carta de testamento do ano 1081, por meio da qual o fâmulo / 268 / de Deus Tructesindo Tructesindiz e seu filho Pelágio, repartiram os seus bens pelos mosteiros de Pedroso e Vila-Cova.

Afora este, são muito escassos os documentos que ilustram a vida do considerado convento beneditino, pois a sua maior parte deve ter desaparecido no incêndio de «fogo-posto que devorou o seu cartório.

Em 1517, D. Manuel foi autorizado pelo Breve de Leão X (Solicitudo ministerii pastoralis) a construir o mosteiro de S. Bento da Avé-Maria, no Porto, e a nele recolher as monjas dos de Rio-Tinto perto do Porto), Vila-Cova (Feira), Tuias (Canaveses), e Tarouquela (bispado de Lamego).

Porém, a sua união e entrada no majestoso edifício, de todas aquelas religiosas, só se efectuaram em 1535, após a sua conclusão e entrega oficial, e da confirmação a D. João III pelo papa Paulo 3.º (1534-1549) (21).

Grijó. Em 922, os irmãos Guterre e Ausindo, dois clérigos talvez pertencentes à nobre família dos Guterres, fundaram uma modestíssima igreja na villa chamada «ecclesiola» (perto do actual sítio do mosteiro), em dicção vulgar igrejola = igrejol, donde proveio a forma tópica do moderno Gríjó e, segundo se infere do respectivo texto, ergueram ao lado do humilde templo uma casa para sua habitação. Doaram também à mesma igreja e aos monges e monjas que ai habitarem, todos os seus bens, além de muitos paramentos e alfaias. Foi esta, assim, a primitiva célula do famoso mosteiro, ao qual foi dado o nome titular de S. Salvador por concessão do bispo de Coimbra D. Crescónio (1092-1098).

Por interferência de D. João Peculiar eleito bispo do Porto em 1I36, foi nele introduzida a reforma dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, vulgarmente chamados «Crúzios», já adoptada pelo mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, a cuja congregação ficou unido no primeiro quartel do séc. XVII.

Cerca do ano 1200 os frades transferiram-se para novo mosteiro que foram ampliando com edificações mais sumptuosas, parte das quais ainda perduram.

Riquíssimo convento foi este engrandecido com largas concessões de fazendas e padroados de igrejas de muitos privilégios e isenções, com as doações dos coutos de Grijó em 1128 pela viúva do Conde D. Henrique, de Brito e Tarouquela em 1139 e 1142 pelo nosso primeiro rei.

Foram estes frades os fundadores do mosteiro da serra do Pilar onde se instalaram por volta de 1543 e donde muitos regressaram, depois, ao primitivo solar (22).

Cucujães. Embora sem provas documentais muito firmes, atribui-se a fundação do mosteiro de S. Martinho de Cucujães, no ano 1000, a D. Egas Moniz (o Gasco), filho do célebre D. Moninho Viegas. Pertencia à ordem / 269 / de S. Bento. Em 1139, D. Afonso Henriques fez-lhe doação de um largo couto, com imunidades às leis gerais e jurisdições próprias.

Este mosteiro, que foi opulento, começou a declinar no século XV, sobretudo pela intromissão na sua vida administrativa dos comendatários e a seguir, pela cessão de duas terças das suas rendas em benefício do de S. Bento da Avé-Maria, do Porto. Até 1575 esteve subordinado ao de Tibães e, desde então, ao de S. Bento, em Lisboa.

Pelo decreto de 1834 foi extinto como todos os outros, passando a sua propriedade aos Bens Nacionais. Em 1875 foi comprado e restaurado pelo professo D. João Amorim, e reerecto canonicamente em abadia no ano 1888 por Breve de Leão XIII (1878-1903). Actualmente está lá instalado um Colégio de recrutamento missionário, pertencente à Sociedade Portuguesa das Missões Católicas Ultramarinas, subsidiada pelo Estado (23).


Vacariça.
Sugere certo cronista que este mosteiro vem do afastado ano 541, mas não assenta tal antiguidade em quaisquer provas. No alvor do milénio é que ele, seguramente, se nos mostra naquela doação que o fâmulo de Deus Goandino, o diácono Sandino e seu irmão o presbítero Gudesteo, fizeram ao «abade e fratres do mosteiro de Vacariça na raiz do monte Bussaco», do mosteiro de Rocas, por eles fundado, com todas as suas pertenças, alfaias e paramentos (24).

PINHO LEAL informa que foi primitivamente de eremitas de santo Agostinho. Em 1086 era «da santa regra dos Confessores», como autoriza o nosso monumento. Foi depois beneditino.

Era um dos mosteiros ricos. Possuía largas extensões de terrenos e muitos bens, principalmente nas regiões do Vouga e do Mondego que os seus monges administravam em fruição directa, agricultando-os com culturas intensivas. Para elas atraiam os braços dispersos das populações vizinhas que, assim, ajudavam a fixar-se e a crescer.


Pedroso.
Como sucede com o de Arouca, a data da fundação deste mosteiro que ficava em Terra de Santa Maria, está ainda sujeita a controvérsias, embora Fr. BERNARDO DE BRITO, PINHO LEAL, Fr. LEÃO DE S. TOMÁS e outras fontes onde se bebem verdades de mistura com muitos erros, lhe assinalem, pouco autorizadamente, a existência no século IX, dizendo cada um o seu caso em confusa citação de textos...

Porém, as Diss. Cron. e Críticas, I, 209 e 230, obra séria e notável, falam dele já em 1046 e 1071 nos doc. XV e XXIX do seu Apêndice; e nitidamente a ele se refere a mencionada doação de Tructesindo Tructesindiz em 1081, reproduzida nos P. M. H. (25).

Obedecia à regra de S. Bento; e em 1200 recebeu na sua comunidade os monges de Lorvão por virtude deste mosteiro passar à ordem de Cister a instâncias da Beata Teresa, filha de D. Sancho I.

Em 1567, o Cardeal D. Henrique suprimiu-o, continuando a sua igreja a ser a matriz da freguesia. Todos os seus foros e rendas passaram para o Colégio dos jesuítas em Coimbra e, depois da sua expulsão em 1759. para a Universidade de Coimbra. / 270 /


Lorvão.
Passa por ser um dos mais antigos mosteiros de Portugal, embora se lhe não possa precisar a data da sua fundação (26).

Era, primitivamente, dedicado a S. Mamede e só de homens. Foi depois beneditino, a exemplo de tantos outros que no nosso país abandonaram as suas antigas regras. Muito abastado, pois chegou a possuir fartos bens desde o Mondego ao Vouga, adquiridos, mormente, nos sec. X e XI por meio de doações régias e de vários senhores Cristãos, e sucessivas concessões de privilégios, propriedades essas que os frades arroteavam por suas próprias mãos, cultivando os baldios e pântanos, valorizando-as com a construção de pontes, estradas e caminhos, e promovendo sempre o bem-estar das populações, segundo «era da sua regra conhecida por regra-santa». As terras de Esgueira eram, igualmente, do seu domínio.

Mas esta opulência acabou por transformá-los, de humildes cultivadores em ociosos e dissolutos senhores, com absoluto desrespeito pelos preceitos da ordem...

Em 1200, os seus monges foram expulsos e obrigados a recolherem-se no mosteiro de Pedroso. Neste mesmo ano, D. Sancho I entregou o velho mosteiro a sua filha D. Teresa que, com muitas outras senhoras ilustres, deliberara vestir o hábito de Cister para nele passar o resto da sua vida, como o fizeram as suas irmãs D. Mafalda e D. Sancha, respectivamente, nos de Arouca e de Celas, em Coimbra.

Por sua vez, as monjas brancas de Lorvão também não primaram muito na pureza dos bons costumes e na observância rigorosa dos seus votos... (27)

Em 1567 foi unido em Congregação aos demais mosteiros cistercienses, ficando instituído como cabeça da Ordem, o de Alcobaça. Tendo sofrido várias modificações na sua traça, o que dele hoje existe é obra do século XVII» (28).

Além destes, o monumento acusa na mesma zona a existência durante esta época, de muitos outros, embora de somenos importância cuja primeira documentação, principalmente no cit. registo dos P. M. H., se aponta

Vilar de Andorinho. Primitivamente chamado «Mosteiro de S. Salvador de Vila de Febros ou Feveros» ou apenas de «S. Salvador de Vilar». Ano 1072. Doc. 504.

Marnel. Também referido como de «Sancta Maria de Lamas». Ano 961. Doc 84.

Canedo. Humilde instituto beneditirio no extremo-norte da Terra de Santa Maria (Feira). A sua fundação é atribuída a um tal D. Telo Guterres por volta do ano 950. Falam dele o Censual do Cabido do Porto, págs. 317-331; Benedictina Lusitana, tomo 2.º,.107; Arq. do Dist. de / 271 / Aveiro, IV, 161, e Catálogo dos Bispos do Porto, pág. 2.ª, 76-2.ª ed. Porto 1742. Foi dele superior durante 10 anos D. Gonçalo Pereira, avô do condestável D. Nuno Álvares Pereira.

Cenóbio de S. João Baptista. Hoje em S. João de Ver (Feira). Ano 771 ou 881. Com maior segurança, ano 977. Docs. I e 120.

Eremitério de Castrumie ou Castromire. Hoje Crestuma, no ponto onde o rio Uima entra no Douro (Gaia). Ano 922. Doc. 25.

Mosteiro de Santa Marinha, das margens do Antuã. Hoje, talvez em Centeais de Beduído ou Avanca (Estarreja). lb., ib.

S. Cristovam e seus companheiros. Na actual freguesia de Sanguedo (Feira). Fundado e dotado por Gondezindo Eriz e sua mulher Enderquina Pala. Ano 897. Doc. 12.

S. Miguel Arcanjo e seus companheiros. Na «villa Acibeto», hoje Azevedo de S. Vicente de Pereira (Ovar). Fundado e dotado pelos mesmos. Ib., ib.

Santo André e S. Cristóvão. Em Sever do Vouga. Ano 1037. Doc. 296. A sua doação feita nesta data por Nuno Fernandes e seus irmãos ao de Vacariça, denuncia-lhe maior antiguidade, devendo presumir-se como fundado já antes de 964. Doc. 87.

S. Martinho de Anta No actual concelho de Espinho. Ano 1037, Doc. 296.

Mosteiros de Sala e S. Julião. Aparecem ambos mencionados no «relatório ou cadastro dos bens do conde Gonçalo Viegas, senhor do Marnel, e D. Flâmula», feito no ano 1050, doc. 78. Eram situados: o primeiro «in Porceli» e o segundo, «inter Porcelli et Mazanaria» terras estas confinantes com a Feira (29).

Santo lsidoro ae Eixo. Na freguesia deste nome (Aveiro). O doc. 819, ano 1095, refere uma doação feita pelo fâmulo de Deus, Zoleima Gonçalves, «à igreja e mosteiro de Santo Isidoro de Eixo» pro tolerantia fratrum et monachorum, qui ibidem habitantes juerint. Há, no entanto, quem lhe não dê outro significado além do de uma simples igreja monasterial (30).


Cedrim, antigamente Cedarim.
Nesta freguesia do concelho de Sever do Vouga houve um mosteiro de monges, depois beneditinos, como se alcança da doação feita em 1050 por D. Gonçalo Viegas, filho do conde D. Mendo Luci, no doc. n.º 370, a que VITERBO, no seu Elucidário, vb. Igreja, também faz referência.

S. Pedro de Cesar. Na freguesia deste nome, concelho de Oliveira de Azeméis. Ano 1068. Doe. 471.

Roccas ou Rocas. Acistério doado com suas pertenças ao mosteiro da Vacariça em 1002, doe. 191. A «villa Rocas» é hoje a freguesia deste nome no concelho de Sever do Vouga.

IGREJAS. Na mesma colecção diplomática e em documentos do século IX aparecem as de S. Martinho (do Pinheiro) e de S. Lourenço (do Bairro), junto dos rios Viadores e Cértoma, na actual Bairrada.

No século X, as de S. Tiago de Codal, Santa Eulália de Sanguedo, Santo André em Arnelas, Santa Cruz em Silvalde, S. Pedro de Vila-Chã na Branca, S. Tiago de Riba-Ul, S. Miguel de Oliveira, S. João e S. Donato em Ovar, S. Pelágio em Ossela, S. Pedro em Rio de Moldes, igreja de Sangalhos, a de S. Martinho em Murtede, S. Vicente de Pereira. / 272 /

No século XI, as de S. Miguel em Válega, S. Martinho da Gândara, Santa Cristina em S. Vicente de Pereira, S. Miguel em Recardães, Santa Maria em Fermentelos, S. Pedro e Santa Cristina em Cesar, S. Martinho em Fajões, Santo Isidoro em Eixo, S. Cristóvão em Ílhavo, S. Pedro em Castelões de Cambra, S. João da Madeira, igrejas de Escapães e de Manhouce (hoje de Arrifana), S. Mamede de Vila-Maior (Feira).

Nos começos do século XII, as de S. Tiago, de Lobão, S. Jorge de Caldeias, S. Félix da Marinha, S. Miguel de Souto, S. Miguel do Mato, perto de Fermedo, etc., etc.


Vê-se, pois, do recenseamento transcorrido sem necessidade, nesta sua última parte, de maior ampliação, que, neste período, as terras do litoral ao sul do Douro até o Mondego estavam, como já se anotou, nitidamente picadas por núcleos densos de população cristã, erguendo-se entre eles, como vivas florações em devocionários de fé, uma vasta rede de mosteiros, fulcros das actividades económicas do tempo, de grandes e pequenas igrejas ou ermidas
estas e aqueles, o ancestre da maior parte das nossas modernas freguesias, às quais transmitiram por orago o santo sob cuja invocação se haviam fundado.

Assim, de toda aquela abundante literatura de consulta e de outras fontes para além deste escorço, nós poderemos considerar já completada a transformação política e social das villas no século XII e estas, definitivamente constituídas, ao alvorecer da Monarquia, em organizações paroquiais, as nossas chamadas freguesias rurais, cujo vínculo moral e sentimento de associação se achavam já tão fortemente estruturados que viriam a ser, mais tarde, os mais seguros elementos de construção no trabalho morfológico das nossas unidades administrativas.

À frente dos destinos espirituais de cada uma estava o presbítero a quem se dava também o nome de abade, prior, prelado, reitor ou singelamente de clérigo. Numas era provido por direito de propriedade (pro hereditate ou in hereditario); noutras, eleito em cada ano pelo concelho ou escolhido pelo senhor da terra ou ainda pelos padroeiros, sob confirmação do bispo (31).

Lendo as cartas testamentárias relativas aos anos 978
,e 1002 (doe. 125 e 189 dos P. M. H. - Dipl. et Chart.), tendo ambas por objecto doações de bens ao mosteiro de .Lorvão, na Terra de Santa Maria, colhe-se o parecer seguido pelo reverendo OLIVEIRA PINTO na sua citada Resenha Ris.tórica, de que já nos fins do séc. X haveria os primeiros
/ 273 / delineamentos senão a sua própria organização, de uma paróquia em S. Vicente de Pereira.

Neste mesmo ano 1002, Válega também nos aparece nos seus rudimentares traços paroquiais, servida pela igreja de S. Miguel, «na uilla de Villar, junto á villa Dagaredi por onde corre o regato Vallega» (32).

Por uma «carta de reintegração do ano 1106, temos de aceitar que a «villa sarleo» (por Salreu), já anteriormente a esta data se havia convertido numa freguesia à volta da sua igreja sob a invocação do seu actual padroeiro S. Martinho, fundada e dotada pelos «herdadores» ou sejam os nossos modernos proprietários rurais, com seus logradouros próprios de 84 passos de cerca, e um clérigo com residência efectiva como seu cura de almas (33).

VITERBO no Elucidário (vb. breviório) refere uma doação feita no ano 1140 ao mosteiro de Grijó pelo pároco de Avanca, Pedro Paadiiz ou Peladiniz, de um breviário, cujo passo se transcreve: «... Ego petrus paadiiz presbiter sancte marie de auanca... Fatio testamentum... ecclesiole et canonicis ibi commorantibus, de illo meo breuiorio...».

Evidentemente, é isto indício ou antes prova de que a falada villa antuana já estava transformada eclesiasticamente em freguesia paroquial por aqueles tempos, tendo à frente da sua comunidade espiritual um presbítero ou pároco em pleno exercício do seu ministério, pois a leitura de todo o documento não induz a outro alcance de interpretação (34).

No período entre 1185-1189 governou a Sé do Porto o bispo D. Martinho Pires. Foi este prelado quem fez a divisão de todas as rendas do seu bispado, cabendo as do arcediagado da / 274 / Terra de Santa Maria à Mesa Episcopal, e estas, partilhadas em duas terças para o bispo e numa terça parte para os cónegos que desde então começaram a ter rendas próprias e separadas, e a viver secularmente (35).

As duas igrejas de Beduído e Avanca, incluídas nesta circunscrição eclesiástica, foram taxadas da seguinte forma:

«Ecclesia. Santi Iacobi de Bedoido

De cera. mediam libram.
De mortuarijs . tres libras. et mediam.
De tritico duas quartarios.
De Auena . duas quartarios.
De milio . duos quartarios.
De censsu . L libras.
= Censsus et panen .istius . ecclesiae . Diuiditur inter presentes. Canonicos. In processione . santae trioitatis =


Ecclesia . Santae Marinae . de Auanqua

De cera. unam libram.
De mortuarijs . quator libras.
De tritico . quinque . quartarios.
De Auena . unum modium.
De censsu . C. X . libras.»

(Censual do Cabido da Sé do Porto, ed. da B. M. do Porto, 1924, pág. 547).

Estas duas verbas querem dizer, respectivamente:

Igreja de S. Tiago de Beduído

De cera - meia libra (medida de peso).
De direitos de sepultura - três libras e meia (moeda de conta).
De trigo - 30 alqueires.
De aveia - 30 alqueires.
De milho - 30 alqueires.
De censo - 50 libras (moeda de conta).
= O censo e pão desta Igreja dividem-se entre os cónegos presentes na procissão de S. Trindade =.

/ 275 /

Igreja de Santa Marinha de Avanca

De cera - uma libra (medida de peso).
De direitos de sepultura - quatro libras (moeda de conta).
De trigo - setenta e cinco alqueires.
De aveia - um moio.
De censo - 110 libras (moeda de conta).

Atribui-se, geralmente, ao ano 1185 a data prefixa da divisão destas rendas. Mas é de julgar, talvez, temerária ainda a afirmação, porquanto o bispo portuense D. Fernando Martins, imediato antecessor de D. Martinho Pires, faleceu em 8 ou 9 de Novembro de 1185. E admitindo que este prelado houvesse tomado conta do governo da diocese já neste ano, é duvidoso que dois escassos meses fossem tempo suficiente para a solução de tão complicado trabalho. Os próprios textos documentais são os primeiros a levantar esta incerteza que aqui se assinala pela oscilação da referida data para todo o período da sua magistratura episcopal (36).

O tão falado Censual do Cabido da Sé do Porto, célebre códice membranáceo existente na Biblioteca Municipal desta cidade, mostra ser um apógrafo dos fins do século XIV ou princípios do XV segundo parecer do grande mestre da Diplomática, tendo sido coligido por João da Guarda, raçoeiro do Cabido.

As censórias, censúrias ou censos, «as notas separadas pelo sinal = bem como a soma total, divisão das rendas e indicação dos celeiros» em português antigo e apensas a págs. 543-582 deste cartulário, editado em formato de fólio, devem ser suas contemporâneas. Porém, «as relações das Igrejas e Mosteiros e as respectivas censórias em latim donde aquelas foram copiadas, são anteriores à extinção dos arcediagados» pelo referido bispo D. Martinho Pires que, em sua vez, criou quatro Dignidades na sua Catedral (37).

A libra como moeda de conta, foi adoptada em Portugal no reinado de D. Afonso 3.º por carta de lei de 7 de Janeiro de 1253. Era de 20 soldos, e cada soldo, de 12 dinheiros. Equivalia então a +/- 1550 reis fortes da actual moeda e, por consequência, o soldo a 77 reis e o dinheiro a 6 1/2 reis, também fortes. Como medida de peso aplicada a cera e a linho, a libra valia 2 arráteis de 16 onças cada um (38).

O moio tinha 60 alqueires e, portanto, o «quartário» ou quarteiro como o próprio vocábulo. indica, era a sua quarta parte ou sejam 15 alqueires. Estes, sendo aplicados a medida de líquidos, valiam cada um, meio almude ou aproximadamente 10 litros da actual medida.

Poder-se-á, assim, aceitar sem controvérsias que, tanto as duas referidas igrejas consideradas já no sentido de freguesias / 276 / como as demais na sua convizinhança constantes do «Roteiro» do arcediagado da Terra de Santa Maria apenso ao Censual, já existiam Instituídas em paróquias dentro da localização cronológica que alguns lhes assinalam no século XII?

As Inquirições gerais de D. Afonso II parecem ajudar na evidência de um bem aproximado paralelismo e também com as suas próprias fontes directas, a esclarecer as possíveis dúvidas; além destas, acodem convergentemente outras provas em auxílio da solução deste problema.

De facto, este rei mandou proceder, à roda de 1220, àquela salutar diligência, dando assim cumprimento ás primeiras tentativas de uma lei de amortização promulgada na solene Cúria ou cortes de Coimbra em 1211, como providência para «combater o rápido incremento da propriedade eclesiástica...» e para «averiguar judicialmente a natureza das diversas propriedades, dos direitos senhoriais e dos padroados de igrejas e mosteiros.» (39)

Uma grande parte das terras hoje enquadradas no distrito de Aveiro foi abrangida pela alçada dos seus «enqueredores», e tais memórias, no que toca à região que tem o Vouga por charneira, meritoriamente exumadas pelo senhor CONDE DA BORRALHA nesta revista, voI. II, 243-244, 285-291; Desse notável documentário que terá mais larga apreciação noutro lugar deste ensaio, se aproveitam por agora e apenas, os seguintes recortes que se averbam na baixa latinidade do seu original:

«De paImaz PeIagius monacus... Jurati de patronatu ipsius eccIesie dixerunt quod parrochiani sunt inde patroni. Interrogati de Regalengo [...] dixerunt quod in tota freyguisia...

De Figueiredo Menendus menendiz prelatus...

De auranca Johannes menendiz preIatus... ln uilla de auranca sunt xxiiij casalia de regaIeugo...

De antoana Pelagius gunsaluiz iudex Pelagius uenegas clericus de Biduido. [...] Jurati et interrogati de patronatu Ecclesie dixerunt quod parrochiani sunt indo patroni. [...] Interrogati de regalengo [...] dixerunt quod uilla de antoana est regalenga (40).

lnterrogati de Ecclesia de saIrreo...

De fermelaa Pelagius petriz prelatus [...] Et de ipsa EccIesia de fermeIaa debent dare seruicium in figueiredo domino regi.

De louri Menendus iohannis prelatus...

De alcarouui Pelagius PeIagiz prelatus...»

/ 277 / [Vol. XII - N.º 48 - 1946]

Além de nos aparecerem já dirigidos por um prelatus ou seja um pároco, os núcleos de Palmaz em menção de «paróquia e freguesia», Figueiredo, Branca, Beduído, Fermelã, Loure, Alquerubim, etc., a sua lição é bastante para nos induzir desde logo a estas conclusões: em 1220 um juiz exercia já em Antuã as suas rudimentares funções de magistrado judicial (o primário judex terre), cuja autoridade se estendia também a Fermelã, segundo parece; era em Beduído a sede do poder eclesiástico sobre todos os fregueses reunidos debaixo da égide espiritual da sua igreja, fundada pelos seus próprios paroquianos e onde superintendia o abade Pelágio Viegas ou Vilhegas, de ascendência árabe.

Sente-se, igualmente, que estas duas villas se tinham anexado, detendo, porém, cada uma de persi o descriminado e privativo exercício dos seus distintos poderes curioso fenómeno que ainda hoje perdura.

Sobre a natureza jurídica do terreno em que assentava Beduído, nada diz, no entanto, informa que o da villa de Antuã era reguengo. Isto dá-nos a impressão de que a sua estrutura, para efeitos fiscais, diferia como documentalmente mais tarde se provará.

Também no referido voI. da mesma rev., a págs. 71-74, o consagrado autor da História Eclesiástica de Portugal, P.e MIGUEL DE OLIVEIRA, tantas vezes por mim consultado, nos deu «uma relação das propriedades de mosteiros e ordens em vários julgados da diocese do Porto» relação essa que ele considera, talvez, como a mais antiga lista de freguesias desta diocese, atribuída à mesma data daquelas Inquirições de 1220, ornando-a com a cota bibliotecária do seu arquivo na Torre do Tombo. São de tal lista estas ementas, por ele todas numeradas para mais fácil anotação:

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3) Et in freegesia de Laureiro...
4) Et in villa de Bidoido habet Petrossus IIIJ casalia populata.
5) Et in vilia de Auanca habet Palacioo lIIJ casalia.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
15) Et in freegesia de Pereira. . .
16) Et in frigisia de Madail...
17) ln frigisia de Pijdelo...
. . . . . . . . . . . , . . . . . . . . .
41) ln fregisia de Souto. . .
42) ln frigisia de Sancte Felice...
43) ln frigisia de Sprago...
44) ln frigisia de Gandera...
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
51) ln frigisia de Cabaneros...
. . . . . . . . . . . . . . . . . .


No mês de Maio da era 1276 (A. D. 1238) fez-se em Coimbra um contrato entre D. Sancho 2.º e o bispo portuense
/ 278 / D. Pedro Salvador e o seu Cabido, pelo qual foram cedidos a estes o padroado da igreja de Beduído e a redízima da alfândega da mesma cidade:

«Item [ ..] dedi Portugalensi ecclesiae iuspatronatus ecclesiae de Suylaens et ecclesiae de bidoido cum earum pertinentijs et quicquid iuris et possessionis et quasi possessionis et proprietatis in ipssis habeo quae ecclesiae pleno jure et sine herede alio ad me pertinere disnocebitur.. » Censual do Cabido do Porto, 271-272.

E na era 1283 (A. D. 1245), no mês de Abril, o monarca referido fez doação, por carta datada do Porto, àquele mesmo bispo e à sua catedral, de todo o padroado que tinha na igreja de Avanca:

«...ego Sancius secundus dej gratia Portugalensis Rex [...] et amore domnj Petri quarti episcopi Portugalensis . do et concedo eidem episcopo et ecclesiae Portugalensi . Totum lus patronatus quod habeo uel habere debeo in ecclesia de Auanca...» (Ob. cit., 268-270).


No chamado «Foral velho» da Terra de Santa Maria cuja expressão geográfica, na sua maior amplitude, abrangia todas as terras desde o rio Douro ao Caima ou ao Vouga, penetrando ainda em parte das hoje compreendidas nos actuais concelhos de Arouca e Cambra
região já assinalada em documentos dos anos 977 e 978 (Dipl. et Chart., n.º 120 e 125) : ou melhor dito, nesse conjunto de inquirições ordenadas em 1251 por D. Afonso Ill, a fim de serem codificados em um só cânone todos os direitos e deveres dos povos desta circunscrição para com a Coroa, há copioso e valiosíssimo material para a historiografia local e até interessando os eruditos no estudo de narrativas mais vastas.

Das actas de tais inquirições que se encontram registadas na Torre do Tombo (Maço 8 dos Forais antigos n.º 1) em «hum rrool de purguaminho de muytos pedaços cosydos huuns com outros scripto per latim», no dizer especioso do escrivão da câmara Tomé Lopes, guarda interino em 1509 do mesmo Arquivo existe uma cópia na Biblioteca e Museu Municipais da Feira, tirada em Dezembro de 1938.

Percorrendo este traslado, consegue-se desenhar, com fidelidade, o quadro das unidades eclesiásticas, já distribuídas e organizadas naquela afastada época por todo o território entre o Douro e o Vouga, ainda hoje sobreviventes na sua grande maioria, até mesmo nos pormenores das suas designações onomásticas e dos seus santos padroeiros, distintas e independentes, presumivelmente já demarcadas entre si em suas áreas como uma necessidade que D. Sancho II apontava / 279 / no foral dado a Salvaterra em 1229, segundo informa GAMA BARROS.

E por analogia, é forçoso concluir o mesmo quanto aos dois aglomerados antuanos que se não compreendiam, por estranhos, no âmbito daquelas inquirições de 1251, mas eram seus convizinhos mais próximos, e subordinados, portanto, às mesmas influências morais e mesológicas e às determinantes dos mesmos factores sociais.

Finalmente, embutidas pela parte de dentro e a facear o rosto da alvenaria que fez erguer o muro norte da matriz de Beduído, mesmo junto ao seu púlpito, mostram-se, rentes e verticalmente paralelas, duas inscrições lapidares de que se transcreve, apenas, a demais segura cópia:

   

A outra lápide, também rectangular, é muito mais antiga e de menores dimensões. O calcário estalou em fissura ou em toda a sua profundidade, e a fenda que o partiu em dois pedaços irregulares, inutilizando muitos dos seus caracteres / 280 / gráficos nele abertos em sulco, acha-se coberta de massa branca de trolha. O canto inferior direito lascou em grande falha que se remendou a betume grosso, e sumiu no desastre tantas das suas letras... E, assim, uma pedra com o corpo mutilado, de muito incompreensível lição, na qual apenas se conseguirão verter as duas primeiras linhas ainda com alguns dos seus sinais avivados a tinta preta. O traçado dos caracteres numéricos que lhe marcam a data, cotejando-o à face das formas desenhadas nas Estampas de JOÃO PEDRO RIBEIRO ou de VITERBO, esse é acessível a uma clara inteligência, felizmente, e desta forma posso referi-Ios ao ano de 1263.

Portanto, a tradução cronológica que o reitor «Rolão Pimentel» dela fez como epigrafista da primeira, deve estar errada. O anacronismo da sua data salta desde logo à vista até dos menos entendidos. Nem D. Afonso 3º reinava ainda em 1233 nem D. Vicente Mendes administrava neste ano a diocese portuense, pois os catálogos mencionam-no como o seu 11.º prelado a contar da restauração definitiva por D. Hugo (1114-1126), e a governá-la só desde 1261 a 1296. Está, porém, certa a menção do «reitor Pelágio»; condiz com o informe dado nas actas das Inquirições de 1220, como se viu.

À luz de todos estes testemunhos produzidos e que conseguiram perdurar ao longo do seu itinerário de séculos sobre o contingente do tempo para nós podermos agora mergulhar até ao fundo da realidade sua contemporânea e dele fazermos emergir nítidas perspectivas dos seus factos históricos, segura é, portanto, a ilação final de que os dois velhos aldeamentos de Avanca e de Beduido, e este integrando por sua vez, também, sob a hegemonia do seu poder espiritual, todo o termo da villa de Antuã, se haviam transformado em duas sedes paroquiais muito antes de 1257.

Neste ano, como de relance já se anotou, o Bolonhês, imunizando estas terras, instituiu nelas um couto de muitos privilégios, que demarcou e depois doou às freiras do Convento de Arouca.

Nasceram, assim, desta sua «carta régia» os primeiros rudimentos autonómicos e administração própria, o seu originário estatuto político que lhes veio regular vida livre e independente, embora, por séculos ainda condicionada às interferências senhoriais das donatárias, nem sempre justas e legais.

Isto e o mais, se desenvolverá e documentará a seguir.

LOPES PEREIRA
Continua na pág. ?? do vol. ?? − ►►►

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(1) Opúsculo extracto do fasc. IV, vol. IX, dos Trabalhos da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, Porto, 1942.

(2) P.e MIGUEL DE OLIVEIRA, História Eclesiástica de Portugal. pág. 13, Lisboa, 1940, abonado por ZACARIAS GARCIA VILLADA, História Eclesiástica de Espaãa, I, 1.ª p., 27-184, Madrid, 1929. 

(3) − História de Portugal, I, 69, 8.ª ed., Paris-Lisboa.

(4) Raça e nacionalidade, pág. 75, Porto, 1919. Sobre a cronologia destas invasões já se fez a especificação das suas datas no corpo deste artigo. Cf. voI. XI, pág. 246 desta revista.

(5) FORTUNATO DE ALMEIDA, ob. cit., I, 22, Coimbra, 1910.  

(6) D. JERÓNIMO CONTADOR DE ARGOTE, ob. cit., lI, 690, ed. de 1734.

(7) Frei JOAQUIM DE SANTA ROSA DE VITERBO, ob. cit., vb. Igreja.

(8) ANTÓNIO CAETANO DO AMARAL, ob. cit., in Mem da Lit. Portuguesa, VII, 66, Lisboa, 1806. 

(9) Publicados na sua ob. cit., págs. 381-409.  

(10) Especificam-se, em todo o cabedal bibliográfico referente que seria fastidiosa. sobrecarga citar, as lúcidas ementas de AMARAL, cit. Mem. IV, notas 216, 217 e 259, cotejando-as com a IX de GAMA BARROS, Hist. da Administração Pública em Port., II, 339-346, Lisboa, 1896.

(11) Texto em Coronel DUARTE VEIGA, O Convento de Lorvão, in "Boletim da Casa das Beiras", n.º 10, ano V, pág. 19. É dubitativa a autenticidade cronológica deste doc., pois há quem contradite, com bons fundamentos, a existência do mosteiro de Lorvão nesta data, dando-o como fundado, apenas, depois da primeira conquista de Coimbra em 878 por Afonso lII. Assim deduz RUI DE AZEVEDO, O Mosteiro de Lorvão na reconquista cristã, Lisboa, 1933. apud P.e MIGUEL DE OLIVEIRA, ob. cit., pág.74. Aponta-se só a discordância: ao intuito da transcrição importa mais a possibilidade do facto narrado do que a dúvida sobre o pormenor da sua data.

(12) Cf. J. PEDRO RIBEIRO, ob. cit., I, 196, em doc. do ano 938, e nos Dipl. et Chart., os sob n.os 440 e 514.

(13) Ob. cit., I, pág. 171, nota 7..

(14) Extractos em GAMA BARROS, ob. cit., I, 244. nota 5, reproduzidos da Esp. Sagr., XLI, Ap. II, e XXXVII, Ap. II, págs. 334 e 335. Ler a este efeito a notável obra deste grande escritor já referida, em todo o seu capitulo II do voI. acima. E também P.e MIGUEL DE OLIVEIRA, no seu muito erudito trabalho As paróquias rurais portuguesas. Sua origem e formação, in "Revista de Guimarães", voI. especial dos Centenários, págs. 19 e seg., Porto, 1940.

(15) Nos tempos medievos encontramos frequentemente o emprego simultâneo e até no mesmo diploma, das palavras mosteiro e acistério. Ver doc. n.º 21 das cit. Diss. Cron. e Críticas, I, 218, entre muitos outros.

(16) Passo transcrito do P.e MIGUEL DE OLIVEIRA, cit. Hist. Ecles. de Portugal, pág. 72.  

(17) A. C. DO AMARAL, Mem. IV, na citada Nota 2I6. Trata-se do doc. n.º 746 dos Dipl. et Chart.

(18) − Larga e erudita exposição deste A.: O Mosteiro de Arouca, in - A. D. de Aveiro, lI, 5-13, 165-174; VITERBO, ob, cit, vb. «Ferros-, § IV. Mas já em 1104, o doc. 177 dos Documentos Medievais Portugueses (A. D. 1101-I115), voI. IlI, pág. 154, Lisboa 1940, reproduzido do L.º de D. Maior Martins, fl. 24 v., a - propósito de uma doação feita a este mosteiro, se refere discriminadamente a serui Dei uel ancillas Christi do mesmo cenobio. E no ano seguinte Onega Ermiges doa aos fratribus uel sororibus do mesmo mosteiro os seus bens em Moldes (doc. do mesmo Códice, pág. 155). Dicant paduani...

(19) Códice n.º 6 (cota E-B-12), da «Colecção de Mss. e Autógrafos. legados pelo abade de Miragaia» à Biblioteca P. M. do Porto.

(20) Entre tantas fontes, seriam-se cronologicamente as cotas das reproduzidas ao longo dos Dipl. et Chart., com o fim de facilitar o estudo sobre a reconstrução histórica deste mosteiro: docs. n.º 63 no ano 951, 392 em 1054, 423 em 1060, 546 em 1077, 608 em 1082, 614 e 619 em 1083, 627 em 1084, (634-636, 639. 646, 649) em 1085, (653, 655, 659, 660, 665) em 1086, (684, 687, 690) em 1087, (701, 711 e 712) em 1088, 746 e 765 em 1091, (773, 779-781, 787, 790) em 1092, (808, 810 e 811) em 1094, 821 em 1095, (827 e 828, 831) em 1906, (887, 889,898) em 1098, (925, 929, 931, 934, 939-941) em 1100. Por muito interessar o seu desenvolvimento, ver também estas marcas de referenciação: HERCULANO, Hist. de Portugal, IV, 9; FORTUNATO DE ALMEIDA, Hist. da Igreja em Port.. I, 219, 227, 344, 346 e 378; MARQUES ABREU, Arte, n.os 50, 52, 57 e 62; antiga revista Vida Moderna, anos 1880-1903; FORTUNATO DE ALMEIDA, Hist. de Portugal, lII, 710; MANUEL BERNARDES BRANCO, Hist. das Ordens Monásticas, II, 17; O Instituto, voI. 77, n.º 3, pág. 292; Domingo Illustrado, 1897; JOÃO PEDRO RIBEIRO, Diss. Cron. e Criticas, 1,125, passim; Fr. LUÍS DE SOUSA, Hist. de S. Domingos, I, Livro 3.º, Cap. 13, pág. 300; Censual do Cabido da Sé do Porto, pág. 232; Ocidente, 1886, págs. 59 e 61; ib. 1883, págs. 236 e 264; Arquivo do Distrito de Aveiro, IV, 121 e seg.; IX, 330 e seg; X, 37 e seg. E nos Docs. Med. Port. ainda mais as seguintes: docs. n.º 13 e 14 em 1101, 177 em 1104, 349 em, 1110. (464, 473 e 479) em 1114. 

(21) Cf. doc. 599 dos Dipl. et Chart. e o vol. 18 do Catálogo da Avé-Maria na T. do Tombo, que contém todas as peças processuais da demanda entre o marquês de Angeja, D. António de Noronha, e estas freiras. Os documentos n.os 178 e 179 daquela colecção diplomática, ambos do ano 998, falam na venda e troca «duma vinha situada in monasterio de uillacoua... que havia sido «comprada de lisos fratres de uillacouua». AMARAL, Mem. cit., na referida nota 216, diz tratar-se deste mosteiro de Sandim que melhor identifica, quando refere que ele «foi refundido no de S. Bento de Avé-Maria, do Porto».

Atrevo-me a opinar que deve ter havido confusão por parte de tão consagrado escritor, pois no último daqueles instrumentos o próprio texto elucida que «esta vinha jacet in ripa do mondego» o que inteiramente se opõe àquele juízo.   

(22) Dipl. et Chart., doc. n.º 26. Outras referências: PINHO LEAL, Porto Antigo e Moderno, III, págs. 322-325; A. C. do AMARAL, ob. cit., lI, 317; MAGALHÃES BASTO, artigo XVX (?) no «Primeiro de Janeiro».  

(23) Exposição, abade JOÃO DOMINGUES AREDE, Cucujães e o Mosieiro com seu couto, Famalicão, 1922. P.e MIGUEL DE OLIVEIRA, História Eclesiástica de Portugal, 325 e 384, Lisboa, 1940.   

(24) Ano 1002, doc. 191 dos Dipl. et Chart. Abundante documentação pelos 4 fascículos do vol. I dos P. M. H.   

(25) − Também o doc. n.º 589 da mesma Colecção presume mencioná-lo no ano imediatamente anterior de 1080, se traduzirmos a expressão cuius baselica est fundata do seu texto por «cujo mosteiro existe... », como em vários passos se usa desta leitura. 

(26) Os primeiros documentos conhecidos que já lhe entremostram ou autenticam a existência, são os diplomas n.os 2 e 3 seriados nos Dipl. et Chart., os quais mencionam doações de propriedades, feitas pelo rei Ordonho. As datas destas escrituras julgam-se erradas, presumindo-se com mais veracidade serem as dos anos 917 e 921, conforme opina AMARAL, seguindo o parecer de VITERBO. Ver ao efeito a Mem. IV daquele cronista, ob. cit., nota 114..   

(27) Ler em BRAAMCAMP FREIRE, Brasões da Sala de Sintra. l, 99, o teor da interessante carta de D. João III, endereçada em 1542 ao seu embaixador em Roma, em citação do Corpo diplomático português, V, 206-207.  

(28) Embora para além do âmbito circunscrito a este estudo, não julguei descabido incluí-lo no número dos mosteiros que maior acção desenvolveram na vida desta região. Para tanto, bastará percorrer os 4 fascículos do vol. I dos P. M. H. onde se registam 38 diplomas que lhe dizem respeito..

(29) Segundo a interpretação do P.e OLIVEIRA PINTO, Resenha Histórica, 6-7, Feira, 1935, «trata-se, evidentemente, das povoações de Mosteirô, Macieira e S. Gião, as duas últimas da freguesia de Souto»

(30) Ler AMARAL, Mem. IV, ob. cit., nota 216; VITERBO, Elucidário, I,191 e também sob vb. Cidade III; PINHO LEAL, Porto Antigo e Moderno, III, 12.

(31) FORT. DE ALMEIDA, ob. cit., I, 357.

(32) Dipl. et Chart. n.º 187.

(33) Doc. Med. Port., n.º 208. Este diploma, notável para a investigação local, foi revelado já em 1936 nesta mesma revista, voI. lI, 129, por mão do reverendo Padre Miguel de Oliveira que o traduziu e comentou, reproduzindo-o do Livro Preto, da Sé de Coimbra, fl. 49 v. Entre as datas dos dois textos há uma diferença de 30 anos, que se deve atribuir a irregularidade gráfica ou a lapso do copista, em qualquer um deles, pois o X numeral da indicada naquela publicação da Academia Portuguesa de História que aqui utilizo por parecer a mais exacta, é aspado e não simples, como na do cartulário conimbricense. É de considerar, também, muito útil ao intuito em causa a menção no mesmo documento como confirmantes, de um prior, um abade, três presbíteros, um arcediago e um diácono, afora o quarto presbítero que serviu de notário sacerdotes que, pela amplitude dos seus títulos eclesiásticos, nós temos de pressupor já munidos, alguns deles, de funções paroquiais em freguesias bem próximas, pois seria inverosímil presumir que num instrumento de interesse restrito e meramente local, se fizessem intervir testemunhas e confirmantes de muito longe.

(34) A este doc. já se fez alusão no decorrer desta noticia histórica. Cf. A. D. Aveiro, voI. XI, pág. 243, in-nota.

(35) D. RODRIGO DA CUNHA, Cat. dos Bispos do Porto, 1.ª e 2.ª ed., Porto, 1742.

(36) Mons. JOSÉ AUGUSTO FERREIRA, Mem. Arch. e Hist. da Cidade do Porto, I, 184-187.

(37) JOÃO PEDRO RIBEIRO, ob. cit., IV, 144 Dissertação XIX; Mons. J. AUGUSTO FERREIRA, ob. cit., I, 133, nota; FORTUNATO DE ALMEIDA, Hist. da Igreja em Port., II, 609-612;, Padre AGOSTINHO DE AZEVEDO, Alguns reparos à obra de J. P. Ribeiro, in-Suplemento literário das «Novidades», 1938, n.º 20.

(38) LOPES FERNANDES, Mem. das moedas correntes em Port., 21 e seg.; Fr. JOAQUIM DE SANTO AGOSTINHO, Memorias sobre as moedas do Reino e Conquistas, apud Mem. da Lit. Port., I, 338; VITERBO, ob. cit., II, 64.

(39) Passos transcritos em ALEXANDRE HERCULANO, ob. cit., IV, II e 138.

(40) O itálico desta rubrica não está no seu texto e por isso não lhe pertence; fez-se, apenas, pelo louvável intuito de provocar com o seu destaque maior curiosidade de leitura.

 

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