A. G. da Rocha Madahil, Forais novos do distrito, Vol. XI, pp. 34-43.

FORAIS NOVOS DO DISTRITO

AINDA O FORAL DA VACARIÇA E MEALHADA

TERMINADA a publicação dos forais manuelinos do Distrito de cujos originais se conhecia o paradeiro, forçoso se tornou utilizar, para os restantes, as transcrições que pudemos alcançar.

Desta categoria haviam sido já publicados os forais de Aveiro e Mogofores, e ultimamente se publicaram os de Eixo e Requeixo, Préstimo, Antuã, Vacariça e Mealhada, outros se projectando igualmente trazer a público a fim de completar, se for possível, o conhecimento da notabilíssima série de diplomas deste género outorgados por D. Manuel I aos concelhos incluídos na área do actual Distrito de Aveiro.

Uma das fontes a que imediatamente ocorria recorrer para a obtenção dos textos cujos originais se desconhece são os livros do Arquivo Nacional da Torre do Tombo conhecidos por Leitura Nova nos quais vulgarmente se supõe que os forais manuelinos foram transcritos na íntegra.

Tal não acontece, porém; já no Arquivo do Distrito de Aveiro (voI. I, pág. 274; voI. IX, pág. 119) se chamou a atenção dos estudiosos para o facto de na Leitura Nova se não transcreverem os forais inteiramente e de nessa transcrição se fazerem remissões duns forais para outros, originando-se daí confusões e omissões várias.

Nunca é demais insistir nesse esclarecimento que supomos ter sido pela primeira vez apresentado a público neste Arquivo.

Em reforço, justamente, do que então se disse, publica-se hoje de novo o foral da Vacariça e Mealhada.

Utilizámos para a publicação inserta no volume 10.º o texto da Leitura Nova, que era incompleto e continha remissões, por outro melhor se não conhecer; teve essa publicação a consequência feliz de provocar o conhecimento do paradeiro do original que pertenceu ao próprio / 35 / município da Mealhada. Espontânea e generosamente o seu actual possuidor − o distinto arqueólogo Sr. Dr. Fausto José Amaral de Figueiredo − nos remeteu a primorosa cópia que a seguir se traz a público e que os estudiosos podem cotejar com o texto da Leitura Nova já aqui inserto, chegando igualmente à conclusão par nós apresentada.

 

SEGUE-SE A «TAUOADA DE UACARICA» [PDF 2 MB]
 

ANTÓNIO GOMES DA ROCHA MADAHIL

Página anterior

Índice

Página seguinte