Mais
incisivamente do que em qualquer outra disciplina, e como se pode
inferir das páginas anteriores, a área científica desta
especialidade é a Educação. Barrow (1990, sub verbo)
apresenta um ensaio de definição, que pretende unir o núcleo do
conceito com a sua dispersão dinâmica: «Educação é um conceito
genérico, aplicável a diferentes actividades e processos» – e que
corresponde, embora «não adequadamente», ao que se tem feito sob
esse nome. Segundo o mesmo autor, é caracterizável sobretudo pela
sua finalidade e intenções, e muito pouco pelos resultados. Talvez
isto se ligue ao aspecto normativo, que lhe parece intrínseco
– normativo, porém, sem graus de saber clarificáveis. É educação
toda a actividade que vale a pena para a melhoria da
"qualidade de vida". E poder-se-á falar de educação sem falar de
interesses, ideais, objectivos, conhecimento, aprendizagem, escola,
autonomia, doutrinamento, emoção, curriculum, cultura, política...?
O problema,
porém, só parece avolumar-se: que área é esta?
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