Acesso à página inicial

Desportistas da Celulose de Cacia


3 - O “bombeiro” Lúcio Lemos

Lúcio de Jesus Lemos nasceu em Coimbra a 26 de Março de 1931. Foi praticante exímio na modalidade de basquetebol, com uma pequena incursão pelo futebol. Licenciou-se em Ciências Geológicas pela Universidade de Coimbra no ano de 1958.

Iniciou a sua actividade na Companhia Portuguesa de Celulose de Cacia no ano de 1962.

Foi inicialmente Chefe da Secretaria, para depois passar a ser o Superintendente dos Serviços Gerais.

Cumulativamente, de Agosto de 1962 a Maio de 1991, foi Comandante do Corpo Privativo dos Bombeiros Voluntários da empresa.

Foi ainda por longo período, até 1973, responsável pelo opúsculo da empresa, denominado “O Nosso Boletim”, colaborando com diversos artigos de opinião e noticiosos.

Como praticante de basquetebol, iniciou-se na equipa de juniores da Associação Académica de Coimbra, em 1948, sendo campeão regional. Passando à categoria de seniores,  manteve-se na Académica até 1958. Nessa situação foi campeão nacional nas épocas de 1949/50 e 1954/55.

Foi escolhido para a selecção de Coimbra nas épocas de 1952/53 e 1954/55. Foi componente da selecção Universitária de Coimbra que, nas épocas de 1954/55 e 1957/58, conquistaram o respectivo Campeonato Nacional Universitário.

Foi escolhido para a selecção Nacional Universitária que, em Agosto de 1955, disputou em S. Sebastian os “V Jogos Internacionais Universitários”.


Com a selecção nacional universitária Portugal – USA, 1º da esquerda de joelhos (n.º 14)

No período de cumprimento do serviço militar fez parte da equipa da Base Aérea de Sintra e  na época de 1955/56 disputou a fase final do Campeonato da Força Aérea.

Viria ainda a representar a equipa do CAT (Centro de Alegria no Trabalho) da Companhia Portuguesa de Celulose na época de 1963/64, de que foi treinador.

Como praticante de futebol, consta a participação na equipa de juniores da Associação Académica de Coimbra que, na época de 1949/50, conquistou o respectivo Campeonato Nacional, vencendo o S. L. Benfica na final por 2-1, em encontro disputado no Estádio de Alvalade.

Na modalidade de basquetebol tem um vasto currículo como técnico e treinador das equipas de infantis e de juniores da Académica, das equipas de juniores e seniores do Illiabum Club, do Clube da Casa do Povo de Esgueira, do Sangalhos e do Beira-Mar.

Foi ainda, em diversas fases, dirigente desportivo da modalidade.

Grande entusiasta da modalidade, tem realmente um vasto e impressionante currículo.


1.Naia Lemos ▪ 2.Magalhães ▪ 3.Lúcio Lemos ▪ 4.João S. Rodrigues ▪ 5.Mário Cordeiro ▪ 6.Evaristo ▪ 7.Vítor Silva ▪ 8.Outros


  Página anterior Página inicial Página seguinte