RECURSOS
FÍSICOS
A
origem desta Escola remonta ao ano de 1851. Iniciou a sua
actividade no Paço Episcopal com três professores. Daí
passou para uma casa particular, e seguidamente para o
Convento de Santo António, enquanto no Parlamento se
discutia e orçava o novo Liceu de Aveiro. A nova construção
situava-se na R. Belém do Pará, junto aos Paços do
Concelho, onde hoje ainda se encontra a Escola Secundária
Homem Cristo. Aí permaneceu durante largos anos, até à
inauguração deste edifício
onde nos encontramos e que foi inaugurado a 25 de Maio de
1952 com o nome de Liceu Nacional de Aveiro. Das pessoas
ligadas a esta Escola salienta-se a figura de José
Pereira Tavares, ex-reitor. Autor e pedagogo notável,
foi, entre outras coisas ( nomeadamente no campo das
actividades do Teatro na Escola ), director da revista
"LABOR", lugar de reflexão e discussão de
natureza científica e pedagógica. Funcionalmente, esta
Escola caracteriza-se pela harmonia entre o antigo e o
moderno, ( patente nos equipamentos ) o que lhe confere um
ar austero, clássico mas actual, tradicional mas voltado
para o futuro.
A
Escola Secundária José Estêvão organiza-se em torno de
um pátio central, de forma quadrangular. Dois dos lados
projectam-se para a frente, formando as alas norte e sul.
Possui ainda dois prolongamentos laterais, respectivamente
a sala de convívio dos alunos e as oficinas ( Teatro e
Metais ). A Escola conta 36 salas de aula ( algumas específicas
), vários laboratórios, ginásio, cantina, gabinete de
orientação vocacional, biblioteca, museu, 2 bares,
instalações próprias para clubes e núcleos
extra-curriculares e várias instalações próprias para
serviços de apoio pedagógico e administrativo. A frente
é ajardinada e relvada. Anexos à Escola encontram-se um
pavilhão gimno-desportivo e uma piscina do INDESP.
Relativamente
no que diz respeito às instalações para a minha docência
nesta escola desde 1989, e na disciplina técnica de
Oficina de Expressão Dramática desde 1992, este edifício
possui uma sala de Teatro com 90m2, 3 armários de arrumação,
três expositores de figurinos, cortinas pretas em 2 das 4
paredes, espelhos numa das paredes com cortinas e
apetrechada com aparelhos de som, luz e vídeo. É nesta
sala que desenvolvo as minhas actividades, onde o
resultado do meu trabalho e dos alunos é vivido e
apresentado em alturas programadas, não em forma de
espectáculos porque não se trata de "profissionais
a servir um público" mas mostrando resultados de
processos "sempre inacabados" de uma
"disciplina" para servir o crescimento global do
aluno.
RECURSOS
HUMANOS
PERFIL E CONDIÇÕES ACADÉMICAS
Eu,
Duarte José Furão Morgado, filho de Duarte Simões
Morgado Novo e de Maria Vieira dos Santos Furão, natural
da Freguesia de S. Salvador-Ílhavo, Concelho de Ílhavo,
nascido em 01/09/56, portador do B. I. nº 3300146,
emitido por Aveiro em 02/09/1998, actualmente residindo na
Rua da Amarona nº3, 3830 - 127 Ílhavo, e com o telefone
234322412, sou da opinião, de possuir um perfil, de
docente adequado à disciplina que lanço nesta proposta.
Passo a expor:
1.- Completei o Curso Complementar dos Liceus e
prestei o Serviço Cívico obrigatório;
- Completei o Curso Superior de Formação de
Professores de Educação Pela Arte do Conservatório
Nacional de Lisboa, em 1980 com 14 valores. Este Curso,
que incluiu estágio integrado e que no seu curriculum
possui em todos os anos disciplinas psicopedagógicas e de
formação artística, é equiparado para todos os efeitos
legais a Curso Superior/Licenciatura, por força do
Despacho nº 66/SEES/83 (DR II 130 de 07/06/83), e que
para efeitos estatísticos vem nomeado como Curso
Dependente e/ou Reconhecido pelo Ministério da Educação
no Manual de Instruções de Preenchimento dos Inquéritos
Estatísticos / Série A- Base de Dados, Estatística e Análise
Conjuntural de Dez. 1991 do Ministério da Educação -
Gabinete de Estudos e Planeamento.
-Frequentei o C.E.S.E. da Escola Superior de Educação
do Porto/ I.P.P., na Área de Expressão Dramática e Criação
Teatral no Ensino, e que completei com 16 valores a 12 de
Outubro de 1998. Este C.E.S.E., no disposto da Portaria nº
1076/93 de 27 de Outubro, habilita completa e formalmente
os professores que pretendem leccionar Oficina de Expressão
Dramática no Ensino Secundário, como é dito no ponto 2
em que os Professores ficam especializados com capacidades
próprias para intervir no Sistema Educativo Português,
no sentido de proporcionar um quadro estável numa reforma
global e articulada do Sistema para uma leccionação séria,
rigorosa e exigente como em qualquer outra disciplina;
2. - Obtive outra formação
artística em algumas Instituições Oficiais e
Particulares, nomeadamente na Fundação Calouste
Gulbenkian;
3. - Fui
Director Técnico de Jardim de Infância, convidado pelo
Director Administrativo do Centro Paroquial de Assistência
e Formação D. Manuel Trindade Salgueiro em Ílhavo, de
1980 a 1984;
4. - Fui Professor Contratado de Movimento e Drama,
convidado pela Direcção da Escola do Magistério Primário
de Aveiro, de 1980 até 1983;
- Fui Professor Contratado de Movimento e Drama,
com renovação anual obrigatória, a partir de
concurso público (DR II 197 de 25/08/84) para a Escola do
Magistério Primário de Aveiro, de 1984 a 1989 (ano da
extinção da Escola do Magistério Primário de Aveiro),
sem interrupção de serviço docente e sempre com horário
completo. Na Escola do Magistério Primário, onde me
encontrei em exercício de funções docentes na formação
de Professores do Ensino Básico, nos Cursos de Promoção
a Educadores de Infância, na Formação Contínua de
Professores do Ensino Básico, como Director de Turma e
como Professor Delegado nos Serviços de Acção Social
Escolar, nunca obtive o chamado "vínculo";
5.- Com a extinção da Escola do Magistério Primário
de Aveiro, abrangido pelo disposto no Decreto Lei 178/89
de 27 de Maio, fui colocado como Professor de Técnicas
Especiais e sem interrupção de serviço docente, na
Escola Secundária José Estêvão de Aveiro, a partir de
1 de Setembro de 1989 até 1 de Setembro de 1999 em regime
de contrato anual, exercendo a docência da disciplina de
Oficina de Expressão Dramática, sempre com horário
completo ( por não me ter acontecido o que aconteceu a
todos os outros professores de Movimento e Drama que foram
integrados nas Escolas Superiores de Educação, pela sua
não existência neste Distrito de Aveiro);
- Fui opositor ao concurso público para a docência
de Expressão e Comunicação na Universidade de Aveiro
ficando em segundo lugar ;
- Passei a professor do quadro de nomeação
definitiva na Escola Secundária de José Estêvão, a
confirmar por D.R., num lugar a criar e a extinguir quando
vagar, e reposto no escalão de vencimento correspondente
ao tempo de serviço, por força do
Decreto-Lei nº 312/99;
6.- Nos anos lectivos de 89/90 e 90/91 fui Docente
na Universidade de Aveiro, em regime de acumulação, da
disciplina Expressão e Comunicação e na orientação de
Estágios de Educadores de Infância;
7.- Sou autor artístico referenciado no meu
Curriculum Vitae em "Outras Actividades";
8.- Desde 1984 que sou formador de Professores de
todos os graus de Ensino no campo da Educação pela Arte
e de Artes Performativas, podendo ser comprovado com
documentação própria;
9.- Sou autor do Projecto Riscos & Ecos,
projecto que tenho vindo a desenvolver na Escola Secundária
José Estêvão com o apoio de:
Conselhos Directivos/Executivos e Pedagógicos da
E.S.J.E. (adveio subsídio);
Coordenação da Área Educativa de Aveiro (adveio
subsídio);
Direcção Regional da Educação do Centro (adveio
subsídio);
Instituto de Inovação Educacional (adveio subsídio
por ter sido premiado em concurso);
Fundação Calouste Gulbenkian (adveio subsídio);
Secretaria de Estado da Cultura e Projecto "A
Cultura Começa na Escola" do M.E.;
Projecto Vida (adveio subsídio);
Associação Portuguesa de Expressão Dramática;
Autarquias locais (adveio subsídio);
Encontros de Teatro na Escola - Associação
Cultural.
10.-
julgo ter vindo a dar provas através do meu percurso
pessoal, nas qualidades impostas às actividades que tenho
vindo a desenvolver, tanto a nível pedagógico como a nível
artístico, e até, pelas exigências curriculares na
Formação Técnica que a Escola oferece. Neste caso, a
Escola oferece a disciplina Oficina de Expressão Dramática,
tendo horário completo para esta leccionação. A
Disciplina de Oficina de Expressão Dramática no Ensino
Secundário, é uma disciplina que surgiu em 1992 como
consequência da última Reforma Educativa, e que aparece
com um perfil e respectivo conteúdo elaborados pelo
Ministério da Educação, como mostram os programas do
GETAP de Setembro de 1992. A Escola, depende muito do
contributo e das competências em acção, para a manutenção
e desenvolvimento da leccionação da disciplina referida.
No meu caso, reforcei a minha formação, no
sentido de me actualizar mais nas matérias que lecciono.
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