Oficina de Teatro - Escola Secundária José Estêvão

4ª PARTE – RECURSOS

 

 

RECURSOS FÍSICOS

A origem desta Escola remonta ao ano de 1851. Iniciou a sua actividade no Paço Episcopal com três professores. Daí passou para uma casa particular, e seguidamente para o Convento de Santo António, enquanto no Parlamento se discutia e orçava o novo Liceu de Aveiro. A nova construção situava-se na R. Belém do Pará, junto aos Paços do Concelho, onde hoje ainda se encontra a Escola Secundária Homem Cristo. Aí permaneceu durante largos anos, até à inauguração deste  edifício onde nos encontramos e que foi inaugurado a 25 de Maio de 1952 com o nome de Liceu Nacional de Aveiro. Das pessoas ligadas a esta Escola salienta-se a figura de José Pereira Tavares, ex-reitor. Autor e pedagogo notável, foi, entre outras coisas ( nomeadamente no campo das actividades do Teatro na Escola ), director da revista "LABOR", lugar de reflexão e discussão de natureza científica e pedagógica. Funcionalmente, esta Escola caracteriza-se pela harmonia entre o antigo e o moderno, ( patente nos equipamentos ) o que lhe confere um ar austero, clássico mas actual, tradicional mas voltado para o futuro.

A Escola Secundária José Estêvão organiza-se em torno de um pátio central, de forma quadrangular. Dois dos lados projectam-se para a frente, formando as alas norte e sul. Possui ainda dois prolongamentos laterais, respectivamente a sala de convívio dos alunos e as oficinas ( Teatro e Metais ). A Escola conta 36 salas de aula ( algumas específicas ), vários laboratórios, ginásio, cantina, gabinete de orientação vocacional, biblioteca, museu, 2 bares, instalações próprias para clubes e núcleos extra-curriculares e várias instalações próprias para serviços de apoio pedagógico e administrativo. A frente é ajardinada e relvada. Anexos à Escola encontram-se um pavilhão gimno-desportivo e uma piscina do INDESP.

Relativamente no que diz respeito às instalações para a minha docência nesta escola desde 1989, e na disciplina técnica de Oficina de Expressão Dramática desde 1992, este edifício possui uma sala de Teatro com 90m2, 3 armários de arrumação, três expositores de figurinos, cortinas pretas em 2 das 4 paredes, espelhos numa das paredes com cortinas e apetrechada com aparelhos de som, luz e vídeo. É nesta sala que desenvolvo as minhas actividades, onde o resultado do meu trabalho e dos alunos é vivido e apresentado em alturas programadas, não em forma de espectáculos porque não se trata de "profissionais a servir um público" mas mostrando resultados de processos "sempre inacabados" de uma "disciplina" para servir o crescimento global do aluno.

 

RECURSOS HUMANOS
PERFIL E CONDIÇÕES ACADÉMICAS

Eu, Duarte José Furão Morgado, filho de Duarte Simões Morgado Novo e de Maria Vieira dos Santos Furão, natural da Freguesia de S. Salvador-Ílhavo, Concelho de Ílhavo, nascido em 01/09/56, portador do B. I. nº 3300146, emitido por Aveiro em 02/09/1998, actualmente residindo na Rua da Amarona nº3, 3830 - 127 Ílhavo, e com o telefone 234322412, sou da opinião, de possuir um perfil, de docente adequado à disciplina que lanço nesta proposta.

            Passo a expor:

            1.- Completei o Curso Complementar dos Liceus e prestei o Serviço Cívico obrigatório;
            - Completei o Curso Superior de Formação de Professores de Educação Pela Arte do Conservatório Nacional de Lisboa, em 1980 com 14 valores. Este Curso, que incluiu estágio integrado e que no seu curriculum possui em todos os anos disciplinas psicopedagógicas e de formação artística, é equiparado para todos os efeitos legais a Curso Superior/Licenciatura, por força do Despacho nº 66/SEES/83 (DR II 130 de 07/06/83), e que para efeitos estatísticos vem nomeado como Curso Dependente e/ou Reconhecido pelo Ministério da Educação no Manual de Instruções de Preenchimento dos Inquéritos Estatísticos / Série A- Base de Dados, Estatística e Análise Conjuntural de Dez. 1991 do Ministério da Educação - Gabinete de Estudos e Planeamento.

            -Frequentei o C.E.S.E. da Escola Superior de Educação do Porto/ I.P.P., na Área de Expressão Dramática e Criação Teatral no Ensino, e que completei com 16 valores a 12 de Outubro de 1998. Este C.E.S.E., no disposto da Portaria nº 1076/93 de 27 de Outubro, habilita completa e formalmente os professores que pretendem leccionar Oficina de Expressão Dramática no Ensino Secundário, como é dito no ponto 2 em que os Professores ficam especializados com capacidades próprias para intervir no Sistema Educativo Português, no sentido de proporcionar um quadro estável numa reforma global e articulada do Sistema para uma leccionação séria, rigorosa e exigente como em qualquer outra disciplina;

            2. - Obtive outra formação artística em algumas Instituições Oficiais e Particulares, nomeadamente na Fundação Calouste Gulbenkian;

            3. - Fui Director Técnico de Jardim de Infância, convidado pelo Director Administrativo do Centro Paroquial de Assistência e Formação D. Manuel Trindade Salgueiro em Ílhavo, de 1980 a 1984;

            4. - Fui Professor Contratado de Movimento e Drama, convidado pela Direcção da Escola do Magistério Primário de Aveiro, de 1980 até 1983;

            - Fui Professor Contratado de Movimento e Drama,  com renovação anual obrigatória, a partir de concurso público (DR II 197 de 25/08/84) para a Escola do Magistério Primário de Aveiro, de 1984 a 1989 (ano da extinção da Escola do Magistério Primário de Aveiro), sem interrupção de serviço docente e sempre com horário completo. Na Escola do Magistério Primário, onde me encontrei em exercício de funções docentes na formação de Professores do Ensino Básico, nos Cursos de Promoção a Educadores de Infância, na Formação Contínua de Professores do Ensino Básico, como Director de Turma e como Professor Delegado nos Serviços de Acção Social Escolar, nunca obtive o chamado "vínculo";

            5.- Com a extinção da Escola do Magistério Primário de Aveiro, abrangido pelo disposto no Decreto Lei 178/89 de 27 de Maio, fui colocado como Professor de Técnicas Especiais e sem interrupção de serviço docente, na Escola Secundária José Estêvão de Aveiro, a partir de 1 de Setembro de 1989 até 1 de Setembro de 1999 em regime de contrato anual, exercendo a docência da disciplina de Oficina de Expressão Dramática, sempre com horário completo ( por não me ter acontecido o que aconteceu a todos os outros professores de Movimento e Drama que foram integrados nas Escolas Superiores de Educação, pela sua não existência neste Distrito de Aveiro);

            - Fui opositor ao concurso público para a docência de Expressão e Comunicação na Universidade de Aveiro ficando em segundo lugar ;

            - Passei a professor do quadro de nomeação definitiva na Escola Secundária de José Estêvão, a confirmar por D.R., num lugar a criar e a extinguir quando vagar, e reposto no escalão de vencimento correspondente ao tempo de serviço, por força do  Decreto-Lei nº 312/99;

            6.- Nos anos lectivos de 89/90 e 90/91 fui Docente na Universidade de Aveiro, em regime de acumulação, da disciplina Expressão e Comunicação e na orientação de Estágios de Educadores de Infância;

            7.- Sou autor artístico referenciado no meu Curriculum Vitae em "Outras Actividades";

            8.- Desde 1984 que sou formador de Professores de todos os graus de Ensino no campo da Educação pela Arte e de Artes Performativas, podendo ser comprovado com documentação própria;

            9.- Sou autor do Projecto Riscos & Ecos, projecto que tenho vindo a desenvolver na Escola Secundária José Estêvão com o apoio de:

            Conselhos Directivos/Executivos e Pedagógicos da E.S.J.E. (adveio subsídio);
            Coordenação da Área Educativa de Aveiro (adveio subsídio);
            Direcção Regional da Educação do Centro (adveio subsídio);
            Instituto de Inovação Educacional (adveio subsídio por ter sido premiado em concurso);
            Fundação Calouste Gulbenkian (adveio subsídio);
            Secretaria de Estado da Cultura e Projecto "A Cultura Começa na Escola" do M.E.;
            Projecto Vida (adveio subsídio);
            Associação Portuguesa de Expressão Dramática;
            Autarquias locais (adveio subsídio);
            Encontros de Teatro na Escola - Associação Cultural.

            10.-  julgo ter vindo a dar provas através do meu percurso pessoal, nas qualidades impostas às actividades que tenho vindo a desenvolver, tanto a nível pedagógico como a nível artístico, e até, pelas exigências curriculares na Formação Técnica que a Escola oferece. Neste caso, a Escola oferece a disciplina Oficina de Expressão Dramática, tendo horário completo para esta leccionação. A Disciplina de Oficina de Expressão Dramática no Ensino Secundário, é uma disciplina que surgiu em 1992 como consequência da última Reforma Educativa, e que aparece com um perfil e respectivo conteúdo elaborados pelo Ministério da Educação, como mostram os programas do GETAP de Setembro de 1992. A Escola, depende muito do contributo e das competências em acção, para a manutenção e desenvolvimento da leccionação da disciplina referida.  No meu caso, reforcei a minha formação, no sentido de me actualizar mais nas matérias que lecciono.


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