Correspondentemente à magnificência
arquitectónica, mandou fabricar em
terras estrangeiras, além das que foram feitas no país, o glorioso rei
freirático magna cópia de paramentos e peças metálicas do serviço da
igreja, isentas de ouro e prata, excepto as dos ofícios divinos, o que
postergava a regra seráfica. Para conhecimento de tal esplendor, em
grande parte lastimosamente subvertido nos desregramentos insanos
derivados da extinção das
ordens religiosas, de 1834, se apresenta uma nota do mesmo. Certo é que para a Igreja Patriarcal foram desviadas, nos fins do séc. XVIII e princípios do XIX, numerosas peças.
Paramento branco de gorgorão bordado, composto de 25
casulas, 8
dalmáticas, 8 tunicelas, 70 pluviais lisos, 12 capas, e mais 58 peças
várias (umbelas, manípulos, quadratos, véus, estolas, maniquetos, etc.)
Paramento branco de gorgorão bordado, para dias
solenes, com todos os
pertences. Paramento branco de cetim com sebastos bordados, feito em
Génova. Paramento carmesim bordado, da mesma procedência. Paramento de
gorgorão carmesim, meio bordado com flores soltas, feito em França.
Paramento carmesim de gorgorão com galões bordados e sebastos, para as
missas rezadas, feito em França. Paramento verde de cetim meio bordado,
feito
em Milão. Paramento roxo de cetim meio bordado, de igual origem.
Paramento de cetim negro meio bordado, para as missas
solenes de
defuntos. Paramento preto e roxo para a Semana Santa.
Três dosséis grandes de gorgorão carmesim, bordados, com franjas de
requife e fuzis de palmo e terço, para os altares principais,
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feitos em França, pesando cada sanefa 105 quilos. Seis porteiras de
gorgorão bordadas, para os ditos altares. Oito dosséis menores,
bordados, para as capelas. Dois dosséis de gorgorão branco, bordados,
com espaldar e porteiras, para o altar-mor e para a capela do S. S. Onze
dosséis de damasco encarnado liso com os respectivos espaldares e com
seis porteiras. Onze dosséis de damasco roxo com os devidos espaldares.
Seis porteiras de pano carmesim e seis de pano fino roxo.
Um pálio branco de gorgorão bordado, de oito varas, feito na França.
Outro de gorgorão meio bordado, vindo de Génova. Outro branco de damasco
liso de oito varas e outro igual de seis
varas. Outro de damasco roxo.
Dez pavilhões do sacrário feitos na França e Génova, de gorgorão branco, bordado, de
cetim meio bordado com flores, de damasco liso,
de carmesim bordado, de gorgorão carmesim meio bordado com flores, de
carmesim liso, de gorgorão verde meio bordado, de damasco verde liso, de
gorgorão roxo meio bordado. Três pavilhões pequenos, bordados, branco,
encarnado e roxo. Duas umbelas, uma de
gorgorão branco, bordado, outra de damasco liso, com galões e franjas
de ouro. Sete estandartes bordados e lisos para as procissões.
Três frontais do altar-mor, bordados em França. Outro de Génova, branco,
meio bordado. Outro de Milão, verde, meio bordado. Outro de Nápoles,
vermelho, bordado. Outro roxo, meio bordado, feito em Milão. Outro
preto, meio bordado, vindo de Génova. Cinco lisos, de várias cores.
Quatorze frontais iguais para todas as capelas. Almofadas iguais nas
cores dos paramentos para os missais. Quarenta missais cobertos de
preto. Quarenta, de vermelho. Seis grandes, dourados. Três epistolários.
Quarenta missais
de defuntos.
Três alvas solenes com rendas de 40 cm. Cinco com rendas de 22
cm.
Trinta e sete com rendas de 15 cm. Quinhentas e vinte diversas. Cotas
com rendas eram 379, mais 41 com rendas largas.
Toalhas para os altares 274. Corporais 360. Palas com rendas 316. Sanguinhos com rendas 650. Purificadores das missas 300. Amictos 600.
Cordões vários 520. Toalhas de mãos 400.
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Das peças de bronze, executadas em Liège, eis o cômputo: 2 cruzes
de estandartes, 34 cruzes com crucifixos, de vários tamanhos, uma cruz
lavrada e 8 castiçais lavrados, 270 castiçais lisos, grandes, 120 ditos,
pequenos, 1 tocheiro para o círio pascal de 2 arrobas, 36 tocheiros
menores, 2 apagadores grandes, 38 ditos pequenos, 5 estandartes, 44 tocheiras, 41 lâmpadas, 24 campainhas, 12 lanternas de procissão, 30
sacras com molduras, 30 lavabos,
34 cornucópias de 3 lumes e 34 de um lume, além de outras peças menores.
De ouro e prata possuía o seguinte: 4 píxides
de prata dourada, 1
custódia processional e 1 para a Exposição; 35 cálices de prata dourada
e 32 vasinhos com tapadouras e pires para as missas do Natal; 1 cálice
de ouro; 2 galhetas grandes de prata para os Santos Óleos; 1 pontifical
de prata composto de 2 caixas para
hóstias, 3 turíbulos com navetas e colheres, 1 porta-pás, 1 bago, 2
pratos grandes lavrados e 2 pequenos, 2 gomis, 12 pratos para
galhetas, 3 palmatórias, 3 estantes, 7 mitras e 1 faldistório de bronze
dourado, etc.
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(1) –
Do Gabinete Histórico, de Fr. Cláudio da Conceição. Vd.
também o
artigo A Basílica de Mafra (Arte Ornamental), de Conceição Gomes, no
Instituto, 1883, pág. 558.
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