No dia 18 de Outubro chegaram a Mafra os cardeais da Cunha e da
Mota, os
bispos de Leiria, Portalegre, Pará e Nanquim, em coches de aparado,
seguidos de larga criadagem e de muitas azémolas carregadas e cobertas
com reposteiros bordados.
A 19 chegaram o rei, o príncipe do Brasil D. José e o infante D.
António, em coches sumptuosos, acompanhados pelos criados da casa real.
A 20 entrou na vila o patriarca num coche riquíssimo, ao qual seguiam o
de estado e mais quatro com os seus criados.
No dia 21, de manhã, o deão da Sé Patriarcal, revestido de capa
de asperges e com mitra encarnada, ante o rei e a família real, realçou
a benzedura dos paramentos e das peças litúrgicas, assim como dos
painéis dos altares laterais. A seguir, benzeu o convento
com todas as suas dependências – noviciado, refeitórios, dormitórios,
celas, etc.
À tarde na capela do Hospício, fizeram os
arrábidos, com a presença do
rei e da corte, as vésperas da dedicação da basílica, às quais se
seguiu uma procissão até à mesma; ao seu desfile assistiu o rei e a família real da varanda
De Benedictione.
À noite, numa sala do palácio régio armada em capela, sigilou o
patriarca as relíquias dos apóstolos e evangelistas que no dia seguinte
devia colocar no altar-mor. Depois, cantaram-se as matinas dos
apóstolos, com a presença do rei e da família real, que a seguir foram
ouvir as do Hospício, cantadas desde a meia noite até às três horas da
madrugada. Este diligentíssimo e fervoroso
/ 76 /
zelo devoto do monarca deu provas de admirável resistência durante
os oito dias seguintes.
No dia 22, o 1.º da sagração, as funções religiosas começaram
às 7 horas
da manhã e só às 3 da madrugada tiveram fecho.
No terreiro, cortado por uma rua toldada com panos de brim para passar a
procissão, postou-se em forma, às 5 horas da manhã, a tropa, composta de
cavalaria e infantaria. Às 6 horas
ingressaram os frades no seu convento, onde já estava o rei com os príncipes, os quais assistiram
à missa rezada na Sala de Benedictione, depois da qual João V deu
beija-mão à corte por ser esse
dia o seu natalício. Pelas 7 horas chegaram a rainha, a princesa, os
infantes D. Pedro e D. Francisco. De aí a meia hora surgiu a
procissão, debaixo de cujo pálio ia o patriarca com magnifico pluvial
branco e mitra recamada de pedras preciosas, seguido pelo Rei, pelas
altezas e pelos fidalgos da corte, cobertos de galas custosas, à compita. Primeiro, o patriarca deu beija-mão; depois, cantadas uma antífona e a Ladainha de todos os santos, benzeu o sal e a água.
Enquanto fez a aspersão em si próprio, nas pessoas reais,
nos eclesiásticos e no povo, cantou-se a antífona Asperges Me.
A disposição do vestíbulo, cujo pavimento estava alcatifado,
era esta: À esquerda, sobre 4 degraus, o trono patriarcal com cadeira e
dossel de tela branca e o do rei e das altezas com cadeiras e
dossel de veludo carmesim guarnecido de oiro. Defronte, encostados aos
arcos, bancos de espaldares, cobertos de razes, para os cónegos e bancos
rasos, cobertos também de razes, para os beneficiados. Ao fundo, lado
meridional, a tribuna da rainha, da princesa do Brasil e das suas damas.
À direita uma credência com
várias peças: caldeirinha, hissope, aspersórios, jarros e pratos, de
prata doirada, e sal moído, sobre um escabelo um grande vaso de prata,
em concha, com água. Junto dos degraus da porta e sobre uma credência
ficava o cerimonial e defronte, o faldistório.
Findo o sobredito acto, ordenou-se novamente a procissão,
levando cada beneficiado um castiçal com vela acesa. Durante o rodeio da
basílica aspergiu o patriarca as suas paredes com água
/ 77 /
benta. Chegada à porta nela bateu o mesmo três vezes com o báculo
dizendo: Attolite portas principes vestras..., ao que o diácono do
interior repondeu: Quis est iste Rex gloriae? Retorquiu o patriarca:
Dominus fortis et potens in praelio.
Por mais duas vezes andou a procissão à volta da
igreja e bateu à sua
porta o patriarca. À terceira, porém, respondeu ele e todo o clero:
Dominus virtutum ipse est Rex gloria e, dizendo depois em triplicado
Aperite. Então se abriu a porta. Antes do ingresso fez o patriarca uma
cruz com o báculo acompanhada da frase: Ecce crucis signum, fugiant
fantasmata cuncta.
Pela nave estavam distribuídos, a distâncias
iguais e formando cruz,
montículos de cinza, sobre os quais o patriarca gravou os alfabetos
grego e latino, com as letras recortadas em papelão, com o báculo.
Na capela-mor estavam dois tronos, à esquerda, um para o rei e a rainha,
o outro para o patriarca. Fronteiras, do lado da
epístola, ficavam duas grandes credências – uma com incenso em
grão e moído, e sal, em pratos de prata doirada, aspersórios, uma
garrafa de prata com vinho branco, duas bandejas com cal e pó de pedra,
outra vazia para nela se fazer a argamassa, pratos de prata com o
avental para o patriarca, toalhas para limpar o altar e três velas
pequenas, uma taça de prata para a água benta, algodão para limpar os
óleos das sagrações; a outra com os castiçais do altar, turíbulos e
navetas, caldeirinhas e hissopes, de prata, tudo disposto segundo as
rubricas do pontifical romano.
Chegado ao altar-mor o patriarca benzeu a água, a cinza, o vinho e o
sal, desceu depois até à porta da basílica e nela com o báculo riscou
duas cruzes. Voltando ao altar-mor por sete vezes o rodeou enquanto
cantava o psalmo Miserere e o aspergia de água benta. Passou depois a
rodear três vezes a basílica, como fizera no exterior, aspergindo-lhe as
paredes com a dita água. Aspergiu também o pavimento, em cruz, desde o altar-mor até à porta.
Cantada a antífona Vidit Jacob, de novo aspergiu o chão e o ar,
lançando a água na direcção das quatro partes do mundo. A seguir, pôs o
avental e fez o cimento.
/ 78 /
Todas estas cerimónias as acompanhou atentamente o rei
por um pontifical romano, verificando, como entendido na matéria,
que não lhe faltava um gesto, uma palavra.
Posto isto, formou-se novamente a procissão para
ir buscar
à capela do palácio as relíquias lá depositadas. Assentes estas pelo
patriarca em andor próprio, outra volta à igreja executou o préstito. Depois, todos a postos nos seus lugares, pronunciou o patriarca
uma elegante e piedosa prática acerca das excelências dos templos
sagrados, lembrando ao rei, como fundador deste, a obrigação de
o dotar a preceito para sua conservação e para subsistência dos seus
ministros, os bons frades arrábidos, e lembrando a estes o
dever de rogar a Deus pela saúde e pelo feliz aumento de sua
majestade. Pelo visto, a diplomacia eclesiástica era deveras engenhosa.
Tal prática foi a meio Interrompida pelo 1.º diácono com a leitura adequada de dois decretos do concílio tridentino, os quais
proibiam, sob graves penas, defraudar os bens eclesiásticos e ordenavam
o pagamento dos dízimos à Igreja. De sobejo se patenteia quão
hábeis e bons estratégicos eram os humildes fradinhos. Respeitosa,
submissamente, o rei de pé ouviu toda a pia exortação.
Fez-se, depois, o benzimento do altar-mor, acto de grande
complexidade de cerimónias: antífonas, salmos, unções de óleos
santos, aspersões de água benta, incensações, etc. Sagrou, também,
o patriarca, as cruzes do altar-mor, do cruzeiro e da nave, e no
meio do altar meteu uma caixa de prata dourada com as relíquias
dos apóstolos.
Eram cinco horas da tarde quando acabou esta parte da
sagração. Mas ninguém arredava de cansado.
Começou, então, a missa de pontifical, que foi cantada com
extraordinária imponência, quer pelo precioso dos paramentos quer
pela quantidade de sacerdotes e qualidade dos cantores. Estes eram os da Patriarcal, vindos de Roma por escolha. O acompanhamento
musical era feito pelos seis órgãos. No exterior, os sinos das torres
repicavam estrondosamente.
No seu final, o patriarca subiu à varanda De Benedictione e
daí lançou ao povo, que enchia o terreiro, a bênção. Depois,
/ 79 /
eram 7 e 1/2 horas, retirou-se para descansar, mas o rei continuou firme
no seu posto.
Àquela hora entraram no coro os frades para cantar Sexta e Noa, depois
do que passaram ao Refeitório (não era sem tempo) seguidos pelas pessoas
reais e pela corte. Aí, a iluminação era feita por 30 candeeiros de
latão de 4 lumes cada um. Antes de se sentarem, cantaram a bênção da
mesa. Quando sentados, entoou o leitor o 1.º ponto da leitura oportuna,
depois do qual o provincial deu o sinal para se servir. Então se viu
um espectáculo tanto mais admirável e assombroso de piedosa humildade
quão menos esperado. O rei, o príncipe D. José e o Infante D. António,
depostos chapéus e espadins, começaram a servir os frades, conduzindo os
pratos em tábuas redondas apropriadas. À ordem régia, para rápido
despacho do serviço, imitaram-nos os camaristas de João V: os marqueses
de Cascais e do Alegrete, os condes de Assumar, de Aveiras, de S. Miguel
e de Povolide. Isto causou grande perturbação nos espíritos dos frades,
pois ao abatimento da soberania em tão grande acto de humildade se
juntava o da mortificação no distribuir tantos pratos, porque eram 320
os convivas.
Acabado o repasto, voltou a comunidade ao coro, cujos cadeirais tinham
sido colocados durante esse intervalo, apesar de tal trabalho, a que deu
seguro despacho o engenho do italiano Tadeu Luís, mestre da carpintaria,
ser considerado quase impossível. Neles também se sentaram as pessoas reais. E aí, em descanso,
estiveram todos desde as 9 às 11 horas, que este foi o tempo gasto por
Frei Fernando da Soledade, ilustre cronista franciscano da Província de
Portugal, com o seu erudito e substancioso sermão, alumiado por 320
velas. Seguiram-se ao mesmo as Vésperas da dedicação da basílica e,
depois, as Completas. À função, porém, ainda faltava o coroamento, que
lhe foi dado pelas Matinas de S. João Capristano, cantadas pela
comunidade desde a meia hora às três da madrugada. Só então o rei e os
seus familiares regressaram ao palácio para dormir. Se com tão
resistente e aferrada devoção não ganhou o céu foi por ser excessivo o
peso dos seus pecados.
/ 80 /
No 2.º dia do oitavário ou da sagração foi celebrante o bispo
de Leiria, que sagrou as capelas da Coroação da Virgem e da Conceição. A frei José de
Beringel, da província da Piedade, coube o sermão.
No 3.º sagrou o bispo de Portalegre as capelas da Sagrada
Família e de S. Pedro de Alcântara. Foi pregador o rev. Fr. Manuel
de S. Nicolau, da província dos Algarves.
No 4.º pertenceu ao bispo de Pátara a
sagração das capelas
da Senhora do Rosário e dos Santos Confessores Pontífices da
Ordem Seráfica e pregou o Fr. António de Santa Maria, da
província de Santo António.
No 5.º celebrou o bispo de Nanquim. Foram sagradas as
capelas de Nossa Senhora e dos Santos Mártires da Ordem Seráfica,
pregando Fr. Manuel de Penamacor, da província da Soledade.
Neste dia realizou-se mais a trasladação do S. S. do altar-mor para a capela própria.
No 6.º sagraram-se as capelas de Nossa Senhora e dos
Santos Confessores não pontífices da Ordem Seráfica, voltando a
sagrar o bispo de Leiria. Pregador foi Fr. Manuel de S. José, da
venerável Ordem Terceira da Penitência.
No 7.º sagrou o bispo de Portalegre a capela de Cristo Crucificado, Nossa Senhora e S. João e
pregou o arrábido Fr. João das Neves.
No 8.º coube ao bispo de Pátara a sagração da capela de
Nossa Senhora e das Santas Virgens da Ordem Seráfica e foi pregador Fr. Afonso da Conceição, vigário do hospício real de
Lisboa. Neste dia o rei, à saída do refeitório, deu beija-mão aos
frades; os noviços, porém, lançaram-se-lhe aos pés para lhos beijar, mas o rei recebeu-os nos braços.
Em todos estes dias os serviços começavam às 8 horas da manhã e acabavam
às 3 da madrugada, com permanente assistência do rei, da família real e
da corte, que comiam nas tribunas da igreja, largas como quartos.
Com tão extenuante e contínuo sacrifício sua
majestade garantiu à sua alma a bem aventurança eterna. (1)
_______________________________
(1) –
Extracto do Gabinete Histórico, de Fr. Cláudio da Conceição.
|