Voltar à hierarquia superior.

1997-1998


  MARÇO 1998

Organização do Clube do Museu


O que é o silício?

O silício é um elemento primordial para a civilização, tendo sido utilizado desde o alvorecer da Humanidade até aos tempos actuais. É um átomo minúsculo que tem uma importância enorme na vida humana.

Na natureza, encontra-se normalmente combinado com outros elementos químicos, formando moléculas ou iões. Quando um átomo de silício se liga a quatro átomos de oxigénio origina o tetraedro (SiO4)4-.

Estrutura do tetraedro silício-oxigénio.

E é este grupo que, por sua vez, juntando-se com outros tetraedros e com elementos metálicos, origina os SILICATOS, substâncias minerais muito abundantes na crosta terrestre.

O silício também se combina com o oxigénio, formando um composto muito estável – a sílica (SiO2), de que o QUARTZO é a forma mineralógica mais importante.
 

VARIEDADES DE QUARTZO

CRISTAL DE ROCHA - É incolor e totalmente transparente.

AMETISTA - A sua cor é devida a quantidades diminutas de ferro que os cristais contêm.

Clique sobre o cristal para o ampliar.
Clique sobre o cristal para o ampliar.
Momento da extracção de um exemplar de quartzo ametista. Clique sobre o cristal.

QUARTZO FUMADO - O seu nome deve-se à cor escura que apresenta.

QUARTZO CITRINO - Variedade transparente cuja cor vai desde o amarelo-vivo ao amarelo-alaranjado. O nome vem do latim citrus e relaciona-se com a sua cor semelhante à do limão.

ÁGATA - É uma forma de calcedónia caracterizada por bandas ou zonas de cores diversas. Forma camadas concêntricas ou irregulares, normalmente bordando uma cavidade.

OPALA - A opala é constituída por sílica amorfa, hidratada. Frequentemente, apresenta irisação – cores cintilantes como as do arco-íris, que variam segundo o ângulo de que são observadas.

 

 

Página anterior  Página inicial  Página seguinte