JORNAL

da 1ª página

REPORTAGEM

VIAGEM NA NOSSA TERRA

Os professores responsáveis pela disciplina de Português, tal como o nosso estimado Almeida Garrett, consideram que estando nós localizados num país bonito, seria de muito mau gosto ficarmos restringidos apenas a passear pela sala de aulas e pela escola. Assim sendo numa sexta-feira, dia 19 de Janeiro, por sinal dia nada aziago, as duas turmas do 11º Ano, Área Científica, partiram às 08.45 em direcção à Cidade Invicta, dispos­tos a conhecerem um pouco mais sobre o período romântico em Portugal.

Durante a viagem, embora a princípio o ambiente fosse um bocado triste, não faltaram a música, a boa disposição, as brincadeiras e as eternas e famosas guloseimas, tão apreciadas por nós, tendo sido particularmente apreciados os caramelos das estagiárias.

Chegámos por isso ao Porto num ambiente de confraternização, mais precisamente, chegámos à rua que ladeia o Palácio de Cristal e daí nos dirigimos a pé para a Quinta da Macieirinha, onde está instalado o Museu Romântico.

No museu, antes da visita propriamente dita, assistimos a uma projecção de diapositivos, muito bem comentados, que nos situaram perfeitamente na realidade oitocentista portuense. Visitámos em seguida o museu, que não é mais do que uma vivenda do período romântico com todas as suas divisões tão autênticas, tão bem reconstituídas, desde a sala de vestir ao salão, passando pelos quartos, pela capela, pela sala de fumar e pelo bilhar, que diríamos ter recuado no tempo. Só faltavam as pessoas da época para completar o ambiente. Foi realmente uma experiência maravilhosa termos podido percorrer aquelas salas tão genuínas! Chegámos mesmo a imaginar que tínhamos recuado no tempo e que estávamos no século XIX...

Depois da visita tivemos a oportunidade de comprar recordações e de assinar o livro dos visitantes.

Acabada a visita, estavam os nossos estômagos a pedir “matéria prima”. Fomos almoçar, cada um com o seu grupo de amigos: uns, por ser mais cómodo, aos restaurantes; os outros, a qualquer sítio onde orgulhosamente se deliciassem com os manjares que as mamãs tinham preparado.

Depois de acabada a refeição, ainda nos sobrou algum tempo para passearmos um pouco pelas redondezas, prin­cipalmente em busca de um supermercado onde encontrássemos reabastecimento, já que muitos de nós chegámos à conclusão de que continuávamos com fome. Por incrível que pareça, não conseguimos encontrar nenhum e acabámos por ir para o autocarro onde, por mais incrível que pareça, tivemos de esperar pelos professores...

De seguida, partimos em direcção ao Minho, mais precisamente em direcção a S. Miguel de Ceide, onde iríamos visitar a casa do tão famoso CAMILO CASTELO BRANCO. Durante essa pequena viagem, instalou-se entre nós o tédio pós-refeição, aquele tédio tão conhecido em meios estudantis, que se sente quando, após o almoço, vamos para uma aula “interessantíssima’...

Na casa de Camilo encontrámos outra reconstituição histórica de uma moradia oitocentista, esta mais modes­ta, que em certos aspectos, a alguns de nós, fez recordar as casas de nossos avós. Vimos coisas muito interessantes, desde a cadeira onde Camilo se suicidou, à sua cama, passando pelos chapéus, algumas peças de roupa, biblioteca, peças de mobiliário descritas pelo autor em algumas das suas obras, etc., etc.. Na cave, uma sala de exposições (esta já moderna) mostrou-nos alguns aspectos da vida do autor.

Como já tínhamos terminado o plano de visitas didácticas feito pelos professores, dirigimo-nos para Vila Nova de Famalicão, onde tomaríamos o nosso “lanche”, que para alguns começou ainda dentro do autocarro, durante a ida para lá. Atacámos as guloseimas levadas de casa que ainda tinham resistido ao assalto do apetite matutino.

Em Vila Nova de Famalicão, depois de termos passado por mais algumas peripécias, em jeito de vingança, obrigámos os professores a esperar por nós, já que estávamos decididos a não sair dali sem comprar carame­los, o que foi uma árdua tarefa!

Chegámos então à nossa estimada Veneza de Portugal, depois de uma viagem um pouco demorada mas alegre, um pouco antes das 19.30, e cada um dirigiu-se para sua casa. Fomos satisfeitos, pois tudo correu bem e a visita valeu bem a nossa deslocação.
              ANA MARIA A. TEIXEIRA, n.º 22 – 11º C

CORREIO DOS LEITORES

ESTA É A PÁGINA QUE TE ESTÁ DESTINADA. ESCREVE-NOS. NÓS RESPONDEREMOS ÀS TUAS QUESTÕES E PUBLICAREMOS AS TUAS OPINIÕES.

Olá! Nós somos duas raparigas do 9º Ano que se lembraram de abrir uma coluna no jornal “A FOLHA”, em que qualquer pessoa da escola, aluno, professor ou funcionário, poderá expor problemas com ela relacionados.

Se o bar ou a cantina não te agradam, dá-nos uma palavrinha para que toda a escola fique a conhecer o teu ponto de vista e nós emitiremos a nossa opinião. Se tens qualquer problema com qualquer professor, dá uma apitadela que nós emitiremos também uma opinião.

O esquema é muito simples: fazes uma pequena exposição do teu problema e entrega-la ao teu professor de português, que a fará chegar às nossas mãos.

Esperamos que tenhas gostado da nossa proposta. Não nos deixes ficar de mãos a abanar. Escreve para:

CORREIO DOS LEITORES (Secção coordenada por duas alunas do 9º ano)

PUBLICAÇÕES RECEBIDAS

- Recebemos da Escola C+S da Oliveirinha o primeiro exemplar do seu jornal Azeitoninha, em formato A/4 e com um total de 12 páginas. Agradecemos a gentileza que tiveram em no-lo terem enviado e fazemos votos para que outros exemplares continuem a ser publicados.

- Acedendo a um pedido formulado por um professor desta Escola, a fábrica Portucel, de Cacia, tem-nos enviado regularmente um exemplar do jornal intitulado O Nosso Jornal. Com excelente apresentação gráfica e bons artigos, tem contribuído para o enriquecimento da nossa biblioteca. O nosso obrigado.