Publicado em 1985 pela firma
Techniques Ldª, este é um jogo engraçado com planetas e
naves espaciais. Depois de escolhido o planeta e de
termos saltado no hiperespaço, devemos descer,
ultrapassar os obstáculos através de um labirinto de
obstáculos e destruir, após cada barreira defensiva, as
vagas de inimigos. TECLAS:
O=Esquerda; P=Direita; Q=Subir; A=Descer; S=Começar
o jogo; Barra de espaços - Ficheiro:
Xcel.zip - 24 KB.
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Este é um jogo actualmente
corriqueiro até nos telemóveis: uma lagarta comilona que
temos de conduzir e que aumenta de tamanho à medida que
vai comendo as frutas. Na década de 1980, era um dos
poucos existentes e muito semelhante a outro, conhecido
precisamente por aquilo que atrás dissemos: «lagarta
comilona». Esta versão foi escrita por Steven Godwin em
1982 e publicada pela firma Silversoft com o título de
«Slippery Sid».
TECLAS:
A=Subir; Z=Descer; N=Esquerda; M=Direita - Ficheiro:
Slippery.zip - 5 KB.
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Neste jogo da Ocean Software
programado na década de 1980 por R. Rhodes e K. Burkhill,
o objectivo é agarrar as sacas com o ouro, evitando ser
apanhado ou atingido por algum objecto da mina. A melhor
forma de ficarmos com uma ideia de como se deve jogar é
escolhendo a demonstração. TECLAS:
Q=Esquerda; W=Direita; P=Subir; Enter=Descer Barra
de espaços=Pegar ou largar - Ficheiro:
Gilligan.zip - 22 KB.
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Jogo editado pela firma Hewson em
1988, programado por Raffaele Cecco, com gráficos de
Hugh Binns e música de Dave Rogers. Aos comandos de uma
nave, temos de destruir os obstáculos e alcançar o
objectivo. Se quisermos ter a certeza de chegar ao fim,
dado o elevado grau de dificuldades deste jogo, a
solução está em redefinir as teclas com as letras O R G
Y e, finalmente, voltar a redefini-las com as teclas ao
nosso gosto. E mesmo assim, com vidas infinitas,
será necessária uma enorme persistência para conseguir
passar todos os obstáculos.
TECLAS:
Redefiníveis e ainda 1=Bombas; 2=Tempo; 3=Escudo de
protecção; 4=Oscilação; 5=Pesquisador - Ficheiro:
cyberno2.zip - 27 KB.
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Programado por Simon Francis,
este jogo foi editado em 1985 pela firma Durell
Software. Uma colónia terrestre implantada num
asteróide foi atacada por forças inimigas. Importa
destruir- lhes o conversor anti-matéria e regressar
à base. |
TECLAS:
Redefiníveis - Ficheiro:
Critical.zip - 23 KB.
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Neste jogo de 1983, que permite um
ou dois jogadores, temos de pilotar uma lancha num rio,
evitando os obstáculos e matando os crocodilos que
surgem na frente.
TECLAS:
S=seleccionar 1 ou 1 jogadores; G=Partida; 8=Esquerda; 9=Direita;
6=Recuar; 7=Avançar; 0=Disparar - Ficheiro:
Riveresc.zip - 15 KB.
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Programa da autoria de Pete Cook
editado em 1988 pela Telecomsoft, neste jogo estamos na
presença de um simulador espacial. Conduzimos uma nave e
temos várias missões à nossa escolha. Trata-se de um
programa muito bem elaborado e interessante, apesar de
difícil. Apresenta uma rotina musical durante o período
de carregamento, o que constituía uma inovação para a
época. Para o jogar, é necessário esperar uns segundos,
uma vez que o ficheiro tem a extensão TAP, o que
significa que funciona como se estivéssemos no Spectrum
a carregar uma cassete.
TECLAS:
Q=Subir; W=Baixar; W=S=Avançar; X=Recuar; O=Esquerda; P=Direita;
Barra de espaços=disparar (Fire) Nota:
Permite
redefinir as teclas - Ficheiro:
Earthlight.zip - 25 KB.
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Jogo da autoria de David Hoskins e
Clive Davies. Vaga após vaga, temos de destruir as aves
alienígenas e proteger o campo electrónico.
TECLAS:
Z=Esquerda; X=Direita; Enter=Laser - Ficheiro:
Firehawk.zip - 6 KB.
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Programa editado pela Firebirds na
década de 1980. Neste jogo, o galo deve proteger os ovos
dos animais que entram no galinheiro, comer as minhocas
e ir galar a galinha para esta pôr ovos. Além de
proteger os ovos, devera galar a galinha antes de um
pinto entrar no galinheiro. É um jogo engraçado e
divertido, cuja dificuldade aumenta à medida que se
progride nos níveis.
TECLAS:
Redefiníveis - Ficheiro:
Chickin.zip - 22 KB.
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Neste jogo oferecido na década de
1980 pela revista "ZX Computing" de Abril de 1986, temos
que efectuar dez viagens a território inimigo para
salvar os cientistas e com eles as fórmulas secretas.
TECLAS:
Q=Subir; A=Descer; O=Esquerda; P=Direita;
Barra de espaços=Disparar - Ficheiro:
Fformula.zip - 11 KB.
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