Henrique J. C. de Oliveira - Aveiro, 2006


 <<<

Clicar nos títulos para descarregar para o computador.

 >>>

Overlander

Jogo programado por Mark Haigh-Hutchinson e publicado pela Elite Systems em 1988, trata-se de um simulador de condução automóvel, que temos de ir equipando com o dinheiro obtido e pilotar, evitando ou destruindo os nossos atacantes. Ainda que primitivo, se pensarmos nos actuais jogos, é ainda suficientemente interessante para despertar o interesse durante algum tempo.

TECLAS: Redefiníveis - Ficheiro: Overlander.zip - 8 KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto.



Wizards Lair

Este é um jogo editado em 1985 da autoria de S. J. Crow. Com bons gráficos, exige uma certa rapidez e atenção, para se conseguir apanhar todos os objectos necessários e evitar os seres que procuram destruir a nossa personagem. Só recorrendo frequentemente à tecla F7 do emulador de 32 bits é possível progredir, dada a dificuldade deste jogo.

TECLAS: Redefiníveis - Ficheiro: Wizard.zip - 33 KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto.



Alchemist

Imagine Software apresenta «Alchemist», um jogo programado em 1983 por Ian Weatherburn. Desempenhamos o papel de um alquimista, o único ser capaz de derrotar o maléfico Warloc. Para o conseguirmos, teremos de entrar no castelo maldito, um castelo cheio de grutas e passagens perigosas. O objectivo do jogo é encontrar as quatro partes de um esconjuro de destruição e com ele acabar com Warloc. Durante o percurso pelo castelo, temos de comer, para que as nossas forças aumentem. A estamina vai ser o nosso alimento, pelo que é perigoso gastá-la inutilmente. Há que reservá-la para lutar com os guardas do castelo. Há objectos que nos podem ser úteis e outros que para nada servem. Só podemos recolher um esconjuro e um objecto de cada vez. O alquimista pode converter-se em águia, evitando assim muitos perigos. De cada vez que recolhemos um esconjuro temos de o levar ao santuário e depositá-lo num cofre. Quando tivermos o conjunto de quatro, estaremos em condições de enfrentar Warloc.

TECLAS: CS=Esquerda; Z=Direita; S=Transformação;  A=Raio; Q=Voar; W=Apanhar/largar objectos; Outras teclas também funcionam - Ficheiro: Alchemis.zip - 20 KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto.



Commando

Programa de Japan Capsule Computers, 1985 e Elite Software, foi convertido das máquinas das salas de jogos para Spectrum por Keith Burkhill e Nigel Alderton. Neste jogo, temos de comandar um soldado atirador de maneira a penetrar no campo inimigo, utilizando uma metralhadora e granadas. Ao longo sdo percurso, teremos de capturar ao inimigo as munições necessárias. Este programa só funciona no emulador de 32 bits e é necessário aguardar uns segundos que seja carregado, apresentando a extensão TAP, correspondente a «tape».

TECLAS: Redefiníveis - Ficheiro: commando.zip - 42 KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto.



Penetrator

Programado por Philip Mitche e editado pela Beam Software em 1982, neste jogo no estilo de «Ground-Attack» ou de «Scramble», temos que pilotar uma nave espacial e destruir os alvos em terra, evitando os mísseis.

TECLAS: Q=Subir; A=Descer; O=Esquerda;  P=Direita; Enter=Começar; Barra de espaços=Lançar bombas - Ficheiro: pnetratr.zip - 17 KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto.



Harrier Attack

Neste programa editado pela Durell Software em 1983, temos de fazer levantar um caça de um porta-aviões e destruir os alvos inimigos, evitando chocar contra os barcos inimigos e destruindo-os, bem como os aviões que nos atacam.

TECLAS: 6=Subir; 7=Descer; 5=Afrouxar;  8=Acelerar;  9=Lançamento de bombas; 0=Lançamento de rockets - Ficheiro: Harrier.zip - 7 KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. 



Hyper Active

Programa da Special FX de 1988, publicado pela revista "Sinclair User" em Junho de 1988, é um programa com música bem feita e um jogo bastante activo e nada fácil.

TECLAS: Redefiníveis - Ficheiro: Hyperactive.zip - 19 KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto.



Gobbleman

Da Artic Computing e programado por Simon Wadsworht, de 1982, o objectivo é comer as marcas para obter pontos, tendo o cuidado de não se deixar apanhar pelos fantasmas. Comendo as marcas <> , os fantasmas começam a piscar durante uns segundos, permitindo-nos passar por cima deles e eliminando-os, o que nos confere um bónus. É um jogo semelhante a PACMAN, GULPMAN, MAZEMAN e Horácio Glutão.

TECLAS: Q=Subir; A=Descer; O=Esquerda;  P=Direita - Ficheiro: Gobblema.zip - 6 KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto.



A day in the life

Neste jogo da Micromega, programado em 1984 por Stephen Redman, a personagem está representada pela cabeça de Sir Clive Sinclair, o pai do Spectrum. É um jogo interessante e relativamente fácil de jogar. Para o carregar, é necessário esperar cerca de 4 minutos, tal como quando se utilizavam as cassetes para carregar os programas. Depois de carregado, pode ser salvo com a tecla F7, passando depois a ser quase instantâneo.

TECLAS: Redefiníveis - Ficheiro: DayinLife.zip - 24 KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto.



Hyperaction

Hyperaction é um jogo da Silver Software, programado por Iain Hayard e editado em 1984. Bastante engraçado, mas não tão fácil quanto parece, faz lembrar outros jogos como, por exemplo, o PAC-MAN, mas é diferente. Obtemos pontos comendo as letras ZX. Deveremos evitar ou matar os comedores. Dispomos apenas de três vidas.

TECLAS: I=Subir; J=Descer; Z=Esquerda;  X=Direita;  0=Empurrar as bolotas e matar os comedores - Ficheiro: Hyperaction.zip - 11 KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto.

 >>>   

Página anterior Índice Página seguinte