Chamo-me Henrique J. C. de Oliveira.

 

Nasci acidentalmente na cidade de COIMBRA, nas vésperas do Natal. Segundo ouvi dizer, numa noite terrível de trovoada e chuva, que, por pouco, não foi a última para quem me gerou.

Aspecto da Universidade de Coimbra (Clicar).

A vida fez-me passar sucessivamente por ESPINHO, CELORICO DA BEIRAPORTO e novamente Coimbra, onde tirei o curso de Filologia Românica.

 

Após um ano de trabalho numa secção da então Escola Comercial e Industrial Avelar Brotero, a funcionar na LOUSÃ, fui fazer turismo forçado em ANGOLA, durante dois anos de tropa, entre 1972-74.

Acabei por me radicar definitivamente (?) em AVEIRO, em Novembro de 1974, onde estagiei na escola que hoje é a Secundária José Estêvão e na qual sou actualmente professor.

A partir de 1975, tive o prazer de conhecer novos colegas como orientador de estágios pedagógicos. Em 1975/76, orientei um dos últimos estágios clássicos, ainda na escola onde estagiei.

 

No ano seguinte, fui-me efectivar na que hoje é a Escola Secundária Homem Cristo. 

Foi nesta escola que, durante um período de cerca de 15 anos, mantive o cargo de orientador de Estágios de Formação Integrada da Universidade de Aveiro.

Foi também nesta escola que  comecei a divertir-me pedagogicamente com as novas tecnologias, quer dinamizando o Clube de Informática, quer participando no Projecto MINERVA.

Acesso a um bloco de páginas evocativas da Sec. Homem Cristo.

Acesso à página da Escola Sec. Homem Cristo.

Orientei pela última vez estágio em 1993/94, ano em que conheci uma vetusta e acolhedora cidade minhota: BRAGA. Na Universidade do Minho, frequentei o Curso de Mestrado em Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa.

Após um ano de licença sabática, que me permitiu desenvolver um trabalho de investigação, defendi em 1996 a tese de mestrado, sob orientação do Professor Doutor José Henrique Chaves. Deixei a Secundária Homem Cristo e regressei à escola onde estagiei. Se queres conhecer esta escola, passa à página seguinte.

Página anterior Índice Página seguinte