Coimbra romântica na visão de Carlos Ramos. (Clicar para aumentar)

Foi numa cidade nostálgica e romântica que por um acaso do Destino nasci. O tempo avançou e ela mudou. Não é mais o que era! Podemos ainda imaginar como seria, graças ao belíssimo quadro de um grande pintor de Coimbra já desaparecido: Carlos Ramos.

Tive o prazer de a descobrir e conhecê-la ainda um pouco, tal como a representou Carlos Ramos, a partir dos meus 16 anos. Foi quando deixei Espinho e aqui comecei a viver, frequentando o 7º Ano do Liceu D. João III e,  nos cinco anos seguintes, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Ainda hoje a cidade dos doutores é cheia de tradições e de encantos,  merecendo a nossa visita.

Se ainda não a conheces, procura dela saber alguma coisa através das diferentes páginas que poderás pesquisar na Internet. Por outro lado, se quiseres saber como era nos começos do século XIX, tens uma colecção de postais antigos à tua disposição. Clica em POSTAIS.

Para te facilitar o trabalho, aqui tens alguns endereços. Com um pouco de sorte, é clicar e aguardar uns segundos.

Aspecto da Universidade de Coimbra.


         


Site publicado pela Câmara Municipal de Coimbra.

www.cm-coimbra.pt


O fado de Coimbra é uma das suas características mais conhecidas. É este o endereço para obteres informações acerca deste género musical:
www.cidadevirtual.pt/fadocoimbra

 

Poderás obter bastante informação acerca da cidade no endereço
http://portugal-info.net/costaprata/coimbra.htm

 

Se quiseres saber muita coisa acerca de Coimbra, tal como os museus, os monumentos que deves visitar, etc. utiliza o endereço
http://www.geocities.com/SunsetStrip/8008/museus.html

Outro endereço que poderá fornecer-te elementos sobre Coimbra é 
www.novidades.com

Coimbra é conhecida pelas tradições académicas e pela Queima das Fitas, uma das mais conhecidas. Se quiseres ficar com uma ideia do que é a vida académica, tens aqui alguns endereços com interesse:
 

- Reportagem fotográfica da Queima em 1947
- Reportagem fotográfica da Queima em 2004

  

  Índice